4 de novembro de 2017

Brincadeiras para unir pais e filhos

Hoje é dia das crianças, que tal brincar com os pequenos?

1 a 3 anos – ESTÁTUA!

Enquanto a música toca, as crianças devem pular (aliás, elas amam se movimentar nessas idades) e quando a música parar, você deve falar ESTÁTUA! A criança deve ficar parada, até a música recomeçar. Nesta brincadeira, você estimula que ela preste atenção nos sons a sua volta.


4 a 6 anos – Coelhinho sai da toca

Faça círculos no chão com um giz (se forem 6 crianças, por exemplo, faça 5 círculos). Cada criança deve ficar dentro de “toca”, mas uma fica fora. Quando você disser: COELHINHO SAI DA TOCA, todos devem trocar de toca, e um sempre ficará de fora. Com essa brincadeira, a criança precisa ser perspicaz e prestar atenção em qual toca está vazia para não ficar de fora.

Brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças. “É uma forma de relação com o mundo. Quando os pais brincam com os filhos, podem ensiná-los a perder medos e a lidar com frustrações, no caso de jogos competitivos, onde sempre um vai ganhar e o outro vai perder”, explica Larissa.


6 a 8 anos – Mãe da rua colorida

Divida um espaço grande em três partes. A primeira deve ficar livre. A segunda fica com uma criança e a terceira com o resto da turma. O jogador estiver no campo central vai dizer: Mãe da Rua Colorida! O resto da turma responde: Que cor? Então o jogador do campo central escolhe a cor. Quem tiver na roupa ou em algum acessório a cor, pode atravessar o campo livremente até chegar à primeira parte que você desenhou. Quem não tiver a cor, deve conseguir passar correndo, sem ser pego pelo jogador central. Caso ele consiga “pegar” alguém que não tenha a cor, aquela pessoa passa a ficar no campo central.


9 e 12 anos – Bola Queimada

Essa brincadeira é super fácil e divertida. Divida o campo ao meio de forma igual e monte dois times iguais. Um de cada time deve ir para o outro lado do campo, para movimentar a bola. Os participantes devem tentar “queimar” os participantes. Quando a bola tocar em alguém do time adversário, este deve ir para o outro lado. Ganha o time que conseguir “queimar”, com a bola, todos os jogadores do time adversário.

“Quando brincam juntos, pais e filhos ficam mais próximos e aprendem a se respeitar mais. O adulto também entra no mundo da criança”.

Gostaram das dicas? Agora é só relembrar os velhos tempos, juntar a criançada e se divertir. Aproveite e registre esse momento.
Bom feriadão por aí!!


Um comentário:

  1. Excelente todo esse material.
    Parabéns!!! Vou indicar, vale a pena ser compartilhado.

    ResponderExcluir