24 de março de 2015

Notícia - Paquistanês dá aulas ao ar livre para crianças carentes há 30 anos

Mohammed Ayub tem 57 anos e há 30 anos percorre diariamente as ruas de Islamabad, capital do Paquistão, convencendo crianças carentes a participarem de uma aula que ele ministra em uma praça da cidade.

Ayub é um homem de origem humilde. Ele chegou a Islamabad em 1976 vindo de sua cidade natal, Mando Bahauddin, levando com ele os sete irmãos mais novos. O pai de Ayub, em seu leito de morte, pediu para que Mohammed nunca deixasse faltar educação para os irmãos. O homem foi além, e passou a ensinar outras crianças carentes.

“Não sei dizer quantas pessoas passaram pela escola nestes 30 anos. Devem ser milhares”, disse Ayub à Associated Press. “Sei que vou continuar esta missão até o meu último suspiro.”

Ele começou a dar aulas em 1985, depois de ver um menino de 12 anos servindo mesas em um restaurante. “Pensei: ele não é diferente que meu irmão mais novo. Então decidi ensiná-lo e isso e foi o começo da minha missão na escola ao ar livre”, disse.

Ayub tem recebido ajuda de um pequeno grupo de voluntários, incluindo um diretor escolar aposentado, um médico, um bombeiro e vários alunos mais velhos que ensinam os mais jovens.

“Ele está prestando um grande serviço à sociedade”, disse Irfan Siddiqi, assessor do primeiro-ministro do Paquistão, que indicou Ayub a um prêmio nacional pelas boas contribuições em vários campos.

Farhat Abbas, que aprendeu a ler e a escrever com o professor Ayub, ainda lembra quando foi convencido a ir estudar. “Quero me tornar professor e fazer o mesmo que ele faz”, diz o jovem. “Se não tivesse o conhecido, eu seria analfabeto até hoje.”
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário