Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos - aulas
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
O endereço na descrição do vídeo.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cuidado Olhinho - Turma do Cristãozinho
Crianças diante do trono cristão de verdade
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cuidado Olhinho - Turma do Cristãozinho
Crianças diante do trono cristão de verdade
*· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança
ser ajudante de colher a oferta de seus amiguinhos.
- Hora da oferta
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
(Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.)
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 13. 24 - 30
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
BÍBLIA ONLINE
Será que é? — Mateus 13.24-30.
Prezado(a) professor(a),Na aula desta semana seus alunos aprenderão a discernir a diferença entre aqueles que servem a Deus e os que não servem, porquanto a árvore se conhece pelos frutos (Lc 6.43,44). Na parábola do trigo e do joio é preciso entender o que Jesus quis ensinar aos seus discípulos quando afirmou que era necessário que ambas as sementes crescessem juntas.
Quando observamos as duas sementes podemos identificar que há várias semelhanças. As diferenças só podem ser notadas quando elas estão crescidas e amadurecidas. São aspectos da parábola que nos trazem muitas lições.
“A parábola do trigo e do joio salienta o fato de que há uma semeadura da má semente de Satanás paralela à da Palavra de Deus. O ‘campo’ é o mundo e a ‘boa semente’ são os fiéis do reino (v. 38). (1) O evangelho e os crentes verdadeiros serão plantados em todo o mundo (v. 38). Satanás também plantará os seus seguidores, ‘os filhos do Maligno’ (v. 38), entre o povo de Deus, para se contraporem à verdade divina (vv. 25, 38, 39). (2) A obra principal dos emissários de Satanás no reino dos céus na presente era é solapar a autoridade da Palavra de Deus (ver Gn 3.4), e promover a iniquidade e as falsas doutrinas (cf. At 20.29,30; 2 Ts 2.7,12). Cristo falou noutra ocasião, de um grande logro entre seu povo por causa desses que se apresentam como verdadeiro crentes, quando na realidade são falsos mestres (ver Mt 24.1). (3) Este fato da coexistência do povo de Satanás com o povo de Deus, na dimensão visível atual do reino dos céus (que é a igreja), terminará quando Deus destruir todos os ímpios, no fim da presente era (vv. 38-43). Para outras parábolas que enfatizam a atual condição da mistura de crentes e descrentes (ver Mt 22.1-14; 25.1-13,14-30; Lc 18.10-14)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1415).
É importante que seus alunos aprendam que há uma diferença notória entre aqueles que servem a Deus de todo o coração e os que não servem. Mostre aos seus alunos que o evangelho não é apenas ensino, mas, principalmente, um estilo de vida que louva e adora a Deus. Para que seus alunos aprendam a discernir melhor a diferença entre os que servem e os que não servem a Deus.
Cenário para Contar a História: É bem fácil de fazer e econômico.
Material Utilizado:
Eva Verde e Marrom;
Isopor;
Imagens de árvores e semeadores;
Palito para Currasquinho;
Pistola de Cola quente;
Cola Quente;
e Trigo.
Material Utilizado:
Eva Verde e Marrom;
Isopor;
Imagens de árvores e semeadores;
Palito para Currasquinho;
Pistola de Cola quente;
Cola Quente;
e Trigo.
Jesus explicou a história assim:
O terreno é o mundo.
O trigo são as pessoas que amam e obedecem a Deus.
O joio são as pessoas que odeiam a Deus e fazem maldades.
A colheita será quando Jesus voltar. Os anjos vão fazer a colheita.
Sugestões:
Recursos visuais
Joio:
O terreno é o mundo.
O trigo são as pessoas que amam e obedecem a Deus.
O joio são as pessoas que odeiam a Deus e fazem maldades.
A colheita será quando Jesus voltar. Os anjos vão fazer a colheita.
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Trigo :Joio:
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Sugestões:
Desenhos e atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Dinâmica
Prepare dois copos (é importante que os copos sejam transparentes de modo que seja possível identificar os elementos contidos neles), um deverá estar com água até a metade, no outro deve conter uma pequena porção de óleo. Derrame o óleo no copo com água e mexa com uma colher de modo que os elementos se misturem. Logo após isso seus alunos verão que a água e o óleo não se misturam, permanecendo o óleo na superfície da água. Esta dinâmica nos mostra que os verdadeiros filhos de Deus não permitem que o pecado domine suas vidas e permanecem puros na presença de Deus.
Lembrancinhas:
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo.
Lanche: sirva um lanche gostoso.
Oração:
Querido Deus, te peço perdão pelos meus pecados, e que o Senhor me ajude a não me afastar de Ti. Em Nome de Jesus, amém.
Professor, faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes consultadas:
Revista Cpad - Juniores
Blog da tia Carol
Sementinha Kids
caroldurand.blogspot.com
Blogmissaoinfantilsede.blogspot.com
Professor Sassá
ministerioinfantilalebohrerferreira.blogspot.com/.
www.paulabelquice.blogspot.com.br
Escola-dominical-infantil
www.escoladominical.net
ministerioinfantilidb.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Ministério Bíblico Infantil.
Blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Escola Bíblica Infantil
Leia a Bíblia
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
geralmente em qual dia da semana vocÊs postam o subsidio?
ResponderExcluir