4 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 2 - Moisés Louva a Deus: Maternal de 3 e 4 anos








Lição do aluno:


  

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


· Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.


Oração Inicial: 
Faça uma oração introdutória com as crianças. Ensine que devem se portar com reverencia no momento da oração.


- Ensine as crianças a louvar de todo o coração.
-Cante e toque bastante. Enfeite a sala com figuras de louvor.



Brincar: 

Receba as crianças com alegria e deixe que observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas. Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom. Vamos louvá-Lo? Cante:

 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Se eu fosse um elefante: 3 Palavrinhas




Se eu fosse um elefante: Turma do Cristãozinho





Eu canto louvores com meu coração






Louvar é Bom Demais - Aline Barros & Cia.mpg





Tá na hora de louvar!!.Cristina Mel




Louvai ao Senhor Cassiane







O QUE VOCÊ VEIO FAZER AQUI? EU VIM PARA LOUVAR A DEUS!!!


Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Aula para Maternal 011



Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.




Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.

Hoje vamos aprender como é importante cantar louvores para o nosso Deus. Deus ama os louvores. Deus habita nos louvores. Todos Louvam a Deus.


* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.




· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.



· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.

- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


  
Vídeo aula:



Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias do Velho Testamento. Então, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.



Objetivo da lição: Conscientizar a criança de que através do louvor podemos agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e faz por seus filhos.

Para guardar no coração:
Para guardar no coração:
“O Senhor é grande e merece todo o nosso louvor [...]” (1 Cr 16.25).


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  Êxodo 15.1 - 19
1 Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

2 O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.

3 O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome.

4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.

5 Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.

6 A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;

7 E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.

8 E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.

9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.

10 Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.

11 Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?

12 Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.

13 Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.

14 Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filístia.

15 Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.

16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó Senhor, até que passasse este povo que adquiriste.

17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

18 O Senhor reinará eterna e perpetuamente;

19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.


Na história bíblica, é logo depois da libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio que a música aparece pela primeira vez como parte de um culto, ou de um louvor ao Deus criador.

Foi logo depois do grande livramento que Deus realizou em favor de Seu povo, ao fazê-los passar a seco pelo meio do mar vermelho, sepultando logo em seguida o exército do Faraó no meio do mar.

Em gratidão e reconhecimento ao grande poder de Deus, Moisés compôs uma bela poesia em forma de cântico que falava da experiência dele e do povo, ao serem salvos pelo grande Deus Libertador.


Recursos visuais












 




É muito legal a ideia das crianças participarem da história, tenho certeza que elas vão adorar!!!



HISTÓRIA
Junte as crianças em um lado das fitas e peça-lhes para imaginar que estão junto ao Mar Vermelho.




 Pergunte:
Você já se perguntou se Deus poderia mesmo ajudá-lo numa situação muito difícil?


Como você sabe que Deus vai estar pronto a ajudar e proteger você?



Diga: A Bíblia nos conta que um dia Moisés pensou sobre essas mesmas coisas porque ele e o povo de Deus estavam em uma grande dificuldade. Vocês podem me ajudar a contar essa história incrível sobre a fuga que só foi possível por causa do grande poder de Deus. Toda vez que eu disser a frase "um grande salto de fé", vocês vão saltar por cima do mar e gritar "só através do grande poder de Deus!Toda vez que vocês derem um salto de fé, as fitas que representam o mar vão mudar de lugar, aumentando um pouco a distância do próximo salto.


Conte a história da fuga dos israelitas, quando escaparam do faraó e tiveram que atravessar o Mar Vermelho, conforme Êxodo 14.1-29. Avise as crianças quando chegar a hora de saltar por cima das fitas que representam o mar, dando seu grito de vitóriaToda vez que as crianças saltarem aumente um pouco a distância entre as fitas.


Durante muito, muito tempo, os israelitas trabalharam como escravos do terrível faraó no Egito. Tinham que fazer tijolos debaixo de um sol forte e depois carregá-los para construir os templos dos egípcios. Ah! Como os israelitas desejavam a liberdade! Mas isso seria um grande salto de fé. Teriam que acreditar que Deus iria libertá-los. (Faça uma pausa para que as crianças saltem. depois aumente a distância entre as fitas.)


Continue: Será que Deus iria ouvir seus gritos pedindo ajuda? Será que o poder de Deus era grande o suficiente para salvá-los? Isso seria mesmo um grande salto de fé! (Faça uma pausa para o salto das crianças e mude de novo as fitas.)


Mas Deus ouviu o pedido de socorro e mandou Moisés libertar seu povo. Deus mandou pragas indescritíveis para mostrar seu poder a faraó - sapos, insetos, doenças de pele e até a morte. Mas será que esse plano de Deus daria certo? Isso exigia um grande salto de fé dos israelitas. Eles precisavam acreditar que Deus poderia libertá-los! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente mais um pouco a distância entre as fitas.)


Mas o poder de Deus é o maior e mais perfeito, e logo o faraó deixou Moisés e o povo de Deus saírem. Rapidamente deixaram o Egito e viajaram tendo Deus como seu guia. Mas quando chegaram um frente ao Mar Vermelho, ficaram com medo. Os malvados soldados. Só com um grande salto de fé o povo sairia dessa confusão! (Faça uma pausa para o salto das crianças e aumente novamente a distância entre as fitas.)
Moisés e o povo mantiveram sua fé em Deus. Moisés orou pedindo ajuda ao Senhor. Deus disse-lhe que segurasse sua vara sobre a água porque iria dividi-la ao meio. O Senhor manteve a água dividida enquanto seu povo atravessava em segurança até o outro lado. Aquilo foi um grande salto de fé e um maravilhoso desfile da vitória através do grande mar! (Faça uma pausa para que as crianças saltem e aumente a distância entre as fitas mais uma vez.)
Os soldados maus se afogaram porque Deus junto a água do mar novamente. Mas a fé dos israelitas no grande poder de Deus os salvou, e com um grande salto de fé eles louvaram e agradeceram a Deus! Aêhh! Viva! (Faça as crianças saltarem mais uma vez e depois pularem comemorando e louvando a Deus.)

Peça que as crianças se sentam agora às duas margens do "mar" e diga? Essa é uma história que nos anima a ter fé e confiança no grande poder de Deus para nos salvar! Vamos comemorar e depois pensar mais um pouco sobre o poder da fé e comemorem dando saltos de alegria e louvando a Deus.




Atividade

Pintar com lápis cera ou colar papel picado.

  Atividades












Ideia para o ensino:



























































Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.




  Brincar:
 
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
E vocês? Gostam de cantar e tocar louvores para Deus?





Vamos louvá-Lo sempre? Deus ama os louvores.


Vamos cantar agora?

Vamos louvá-Lo com muita alegria e de todo o coração.
Podemos louvá-Lo em casa, na igreja e onde estivermos com nosso coração agradecido por seu cuidado e amor por nós.



Grave as crianças cantando e mostre pra elas.

   Lanche: 


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.




Lembrancinhas:

Lembrancinha:

 
Ou > 
Dê de presente um pandeiro para cada criança.


DIVERSÃO EXTRA
Cantem uma música sobre o grande poder de Deus enquanto saltam sobre "o mar". Depois de cada salto, mande as crianças darem exemplos de como a fé nos livra, com sua ajuda pois ainda são pequeninas.
Fonte: 6ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.




conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.




Brincar: Brinque com as crianças até que os pais cheguem.

Fontes consultadas:
Créditos Revista da Cpad maternal
Blogs:
Escolinha biblica da garotada
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Ensino infantil num clique
evangelismoinfantil.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui mais textos.)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo




 


                Escola Bíblica Infantil





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Vamos lá!!!

   Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.


Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).






PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...



*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários:

  1. ameia a aula, mas gostaria dos modelos usados da video aula. Deus abencoe

    ResponderExcluir