1 de outubro de 2017

Lição 02 - Os Mandamentos do Livro de Deus: Jardim de Infância de 5 e 6 anos






 

 
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.

Título da lição:
 
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Receba as crianças: com muita alegria e um grande sorriso. Faça um agrado e diga: “Que bom você está aqui (nome da criança)”.


· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.




 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.




Meu Mestre Mandou - Aline Barros & Cia 2.mpg




OS LIVROS DA BÍBLIA - Diante do Trono




Aline Barros - Eu Li Na Bíblia (DVD Aline Barros & Cia Vol.3)




CORINHO E.B.F 2017 - APEC - SIM A BÍBLIA É




B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS 


Videos aula:



 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.


· Para o momento da oferta deixa uma criança ser ajudante e colher ofertar de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

 “Quem é Deus? Deus é Bom”. O tema da aula de hoje é: Os Mandamentos do Livro de Deus:


 É hora do versículo:


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
Êxodo 19.1 - 20
1 Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,

2 Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.

3 E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:

4 Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;

5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

7 E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.

8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.

9 E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.

10 Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,

11 E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

12 E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.

13 Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.

14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.

15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18 E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

19 E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

20 E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.


  Êxodo 20. 1 - 26
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.

19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.

20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

21 E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.

22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.

23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.

24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.

25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.

26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.


 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Sagrada Online versão NVI




Base Bíblica: Êxodo 19:16-25 e Salmo 119.11.
Descobrindo o tema: 
Dê algum jogo para eles com regras, pode ser o jogo da memória, que inclusive tem com temas evangélicos, como a da Mig e Meg e do Smilinguido. Converse com as crianças sobre o jogo e suas regras. Pergunte: "Quais são as regras do jogo da memória? Por que é necessário observar as regras para jogar?" Após as respostas, explique que as regras são as leis do jogo e temos que obedecê-las para jogarmos bem. Pergunte: "Vocês sabiam que Deus também nos deu Leis para vivermos bem?

Coloque em cima da cadeira TNT marrom e faz um Moisés com feltro e uma embalagem de OMO líquido, as pedras com os 10 Mandamentos ficaram presas com velcro.

Os 10 Mandamentos em 2 papelões, pode ser papel paraná ou papelão de caixa mesmo, e depois corte como se fosse as pedras da Lei e cole EVA cinza, e escreve com caneta de retroprojetor.
História
 - Use as cadeiras para representar um monte, colocando por cima delas um lençol verde ou marrom. Este "monte" representará o Monte Sinai. Coloque as crianças sentadas no chão, em frente ao monte, para ouvirem a história.
Conte sobre Êxodo 19. 16-25.

A Bíblia diz em Salmos 119.11: "Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti". Ao aprender e obedecer às Leis, teremos como viver feliz.

Introdução
Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.

Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.

Desenvolvimento
Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto perto do monte Sinai.

Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de israel seguisse e cumprisse.

1º - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. 
(Ex 20.3) . Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos 
louvá-lo.
2º - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e assim como o vento não podemos vê-lo, mas podemos senti-lo e ver as Tuas obras.
3º - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). 
Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.
4º - GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?" Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)
5º - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).
6º - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).
7º- NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.
8º - NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada, pegando coisas, objetos ou dinheiro que não são seus. Pegar emprestado sem pedir e pegar emprestado e nunca mais devolver também não é legal e entristece o coração de Deus.
9º- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.


Recursos visuais:















Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.










Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.









Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.





Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.

  




  


 


EBI


 
Atividades:
10 Mandamentos - Atividades!
Regras para viver bem
Para memorizar: "A Lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças" (Sl.19:7)
Um dia, Deus marcou um encontro com Moisés. Foi lá no Monte Sinai! Nesse encontro, Deus pôs nas mãos de Moisés algo muito especial. Era algo que ele deveria mostrar á todas as pessoas, para que elas colocassem a vida em ordem.
Eram regras para viver bem.
Na sua casa tem regras? Você pode fazer o que quiser?
E na igreja? Pode fazer bagunça? Nem pensar! Na sua casa e na Casa de Deus também há regras a serem cumpridas.
Sabe quantas regras Deus colocou nas mãos de Moisés para serem entregues para pessoas como nós? Dez! São os 10 Mandamentos!!
Você já sabe contar até 10? Tente descobrir quais são as regras de Deus!

Referência Bíblica: Êxodo 19 e 20

Aqui estão algumas atividades sobre os 10 mandamentos! A primeira é um Jogo da Memória!
Basta imprimir quantas folhas precisar, recortar, colar em papel cartão e brincar com sua turma! Para que dure mais, você poderá passar contact nas cartas.

 Aprendizado e Diversão!!!


Êxodo 20
1º) Não adore outros deuses - Só existe um Deus verdadeiro e Ele está no céu!
2º) Não adore nenhuma Imagem de Escultura - Você já viu alguém adorando uma estátua? Esse pecado se chama idolatria. Somente Deus deve ser adorado.
3º) Não use o nome de Deus sem respeito. - É errado ficar brincando com o nome de Deus, ou usá-Lo à toa.
4º) Guarde o Sábado - Devemos separar sempre tempo para servir ao Senhor!
5º) Respeite seu Pai e sua Mãe - Quem desobedece aos seus pais, não agrada a Deus!
6º) Não Mate - Nem em pensamento!
7º) Não Adulterarás - Não podemos trair as pessoas que nos amam.
8º) Não Roube - Não podemos pegar o que não é nosso.
9º) Não dê Testemunho falso contra ninguém - Não minta.
10º) Não cobice as coisas do seu Próximo - Não podemos ter inveja ou querer o que não é nosso!


 Atividade 
- Esconda o tesouro (Bíblia) em algum lugar da sala e também as pistas. 
Pergunte: "Onde estão as Leis de Deus?" Depois entregue uma pista para que através dela possam ir encontrando as outras pistas até chegar ao tesouro. Ao encontrarem a Bíblia, explique que a Bíblia é como um tesouro porque nela estão todas a Leis para viver feliz. Caso seja possível, você poderá dar a Bíblia de presente à criança que a encontrou.

Lembrancinhas:


  Lanche:




 
Professora(a): Faça uma oração final agradecendo a Deus pelos motivos expostos por todas as crianças.



    Ore com as crianças


  Conclusão:


 No próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.





Jardim de infância - 5 e 6 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo

Fontes Consultadas:
Créditos: Revista Cpad Jardim de infância.
Blogs
evangelismoinfantil.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com/
pequeninosdejesusblogspot
evangelismoinfantil.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
roseeducacaocrista.blogspot.com.br/2
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui mais textos.)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário