Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Origem da Bíblia.
- Depois, utilizem a dinâmica “O manual de Instruções”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O manual de Instruções
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o manual de instruções para o cristão – a Bíblia.
Material:
01 Bíblia
Alguns manuais de instruções de equipamentos ou de outros objetos
01 notebook com acesso a internet
Vídeo do YouTube “Montando a Barraca”
Para ver o vídeo sigam o link: https://www.youtube.com/watch?v=2dQyLHMg38U
Procedimento:
- Iniciem com uma roda de conversa, solicitando que os alunos comentem sobre o que já vivenciaram sobre alguém ou eles mesmos que usaram ou não uma manual de instruções de um equipamento ou de um brinquedo etc.
Observem o que eles falam sobre o uso ou não de manual de instrução e o resultado dessas ações.
- Organizem os alunos para que vejam como montar uma barraca, através de um vídeo, já mencionado no item material, com duração de apenas 50 segundos.
- Exibam o vídeo.
- Perguntem:
O que vocês viram neste vídeo?
Foi difícil ou fácil a montagem da barraca? Por quê?
Vocês montariam esta mesma barraca com dificuldade ou não?
Aguardem as respostas.
- Falem: Neste vídeo não vemos a utilização de um manual de instruções para a montagem da barraca, mas observamos que há conhecimento e domínio das normas de como montá-la, por parte das 02 pessoas.
- Apresentem vários manuais de instruções de equipamentos ou outros objetos que vocês possuam.
- Falem: Os fabricantes fornecem manual de instruções dos equipamentos que produzem com a finalidade de orientar a montagem ou utilização dos equipamentos de forma adequada.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre um manual de instruções muito importante para o cristão, através dele pode-se saber como viver de forma segura. Qual é este manual?
Neste momento, apresentem a Bíblia.
- Para concluir falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blogatitudedeaprendiz. blogspot.com
Adolescentes, 13 a 14 anos - Cpad: 4° Trimestre de 2019 - Tema: A bíblia, um livro atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário