Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O juízo final.
- Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o Juízo Final, que acontecerá após o Milênio.
- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o Juízo Final.
- Continuem, falando: Em qualquer julgamento, há um juiz, um réu, advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar a pena.
- Depois, anotem estes nomes no quadro ou cartolina.
- Falem: No Juízo Final ou julgamento do Trono Branco quem serão estas pessoas e elementos?
Juiz: Jesus que deixou de ser advogado para exercer esta função.
Réus: as pessoas que rejeitaram Cristo.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Rejeitaram a Cristo e andaram segundo a carne.
Provas: Escritas no Livro da Vida
Sentença: Afastamento eterno de Deus
Local para pagar a pena: Lago de Fogo
Tempo da pena: Eternidade.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.
Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.
Sugestão para conclusão do 1º. Trimestre – 2016:
1 - Colocar em ordem os eventos escatológicos
Papéis digitados com os nomes dos eventos escatológicos
Misturar todos os eventos, isto é, deixar fora da ordem em que vão acontecer
Os alunos deverão colocar os nomes dos eventos na ordem em que vão acontecer
2 - Identificar se é sinal da vinda de Jesus(Arrebatamento), evento escatológico ou ações que acontecerão num determinado evento escatológico
Os sinais e os eventos escatológicos deverão ser apresentados separadamente através de slides
Os alunos deverão responder quando virem cada slide
3 - Identificar os eventos escatológicos através de figuras
Escolher figuras que representem os eventos e sinais
Os alunos deverão identificá-los, mencionando o nome do evento ou sinal
4 – Apresentar um filme sobre os eventos escatológicos
Através da apresentação do filme, fazer um breve resumo sobre os eventos escatológicos estudados
À medida que o filme for exibido, deve ser pausado para que haja um momento de retomar os fatos estudados.Sulamita Macedo.
Leia também
Lição 11: O juízo final
Slides - Lição 11: O juízo final
Slides: Lição 11 - O Juízo Final
Dinâmica: Adulto - O Livro das Vidas Transformadas - Lição 11: O juízo final
DEUS COMO REI DO UNIVERSO
PARA QUEM SERÁ O MILÊNIO?
Escola Dominical - Lições/Slides
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)Comentarista: Elinaldo Renovato
Lições Bíblicas CPAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário