5 de fevereiro de 2016

Notícia: Fome: Declarado “estado de catástrofe” no Zimbabwe devido seca

“...e haverá fomes,” Mateus 24:7
Zonas rurais do país estão em situação de seca severa. 2,4 milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar.

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, declarou “estado de catástrofe” em grande parte das zonas rurais do país atingidas pela seca severa.

O ministro das Obras Públicas, Saviour Kasukuwere, afirmou num comunicado que, no Zimbabwe, o número de pessoas que necessitam de ajuda alimentar aumentou para 2,4 milhões, o que constitui 26 % da população do país.

A declaração de “estado de catástrofe” permite que doadores internacionais possam arrecadar fundos rapidamente, de forma a fornecer ajuda alimentar ao Zimbabwe, que vai intensificar as importações de milho – até 700 mil toneladas – para evitar a fome neste ano, segundo informações da Reuters.

Os níveis de precipitação no país diminuíram cerca de 75 %, o que tem levado à destruição de colheitas de milho e à morte de milhares de cabeças de gado. "Em certas partes do país, os agricultores utilizam a palha dos seus telhados para alimentar o gado", afirma o Director do programa da Oxfam para o Zimbabwe, Jan Vossen, à BBC.

O país ainda enfrenta as consequências de recessão do período entre 1999 e 2008, em que a sua economia contraiu pelo menos 50 %. O Zimbabwe é refém de um baixo crescimento económico, com a seca actual – a mais grave em 25 anos – a agravar significativamente as dificuldades vividas neste país do sul de África.

A situação de seca actual deve-se em grande parte ao El Niño – nome dado ao processo de aquecimento e arrefecimento de diferentes zonas do Pacífico que afecta o curso das tempestades e causa abundância e escassez de chuvas em diferentes pontos do globo.

Este problema não é exclusivo do Zimbabwe. O Programa Mundial Alimentar estima que cerca de 14 milhões de pessoas passam fome no sul de África, devido à seca, afirma a BBC.

A África do Sul – maior produtor alimentar da região – também está a atravessar a pior seca dos últimos 50 anos. A Namíbia, o Botswana e a Zâmbia também têm sido fortemente afectados pela seca, que tem sido bastante agravada pelo fenómeno do El Niño.



Deixe o seu comentário em AH.Com Notícias
Fonte: Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário