21 de março de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 12: A Temperança na Vida Cristã

    

       
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
👆
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
ANTES DA AULA
Professor (a)
Você conhece pessoas que são descontroladas?
Não controlam o apetite, nem os pensamentos, muito menos as palavras? 
O assunto de hoje tratará sobre a importância da temperança na vida cristã. 
Entender o que a temperança significa, observar os exemplos negativos e positivos que a Bíblia apresenta, e olhar para Jesus como referencial de domínio próprio, são os propósitos desta aula. 
Enquanto estudamos este tema, mantenhamos nossos pensamentos em Deus, pedindo ao seu Espírito que nos ajude a viver uma vida com temperança.

👉 Apresentem o título da lição:
👇
A Temperança na Vida Cristã
 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Jesus Cristo Mudou Meu Vive


Nani Azevedo - Com Alegria



Aline Barros - Renova me Senhor Jesus (Legendado)

👇
SUGESTÃO
A AULA VAI COMEÇAR
Ei Professor(a)!
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: 100% Deus
Objetivo
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do cristão.
Material:
01 cartaz feito de cartolina e figuras de vários personagens, considerados ídolos, das mais diversas áreas, quer esportistas, atletas, cantores, atores etc, que estão em evidência na mídia de um modo geral.

01 coração grande feito de cartolina vermelha.
01 pincel atômico.
01 rolo de fita adesiva.

Procedimento:
- Apresentem o cartaz com figuras de vários personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
- Falem: Muitas pessoas possuem admiração muito intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem sobre isto.
- Então, perguntem: Como podemos conceituar a palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus.
- Apresentem o coração, representando nosso intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o centro de nossas ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
- Para finalizar, leiam Ez 14.3 a 5.


Dinâmica: O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.

Material:
01 laranja sem casca.
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Agora vamos conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
- Enfatizem a importância da manifestação do Fruto do Espírito na vida cristã. Destaquem a virtude “temperança”, tema desta lição.
Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo///blog///atitudedeaprendiz.blogspot.com


 Leiam o texto de reflexão: 
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Autor desconhecido.
- Depois, reflitam sobre a importância do autocontrole e em seguida apresentem o conceito da palavra “temperança”.
Autor desconhecido.
Por Sulamita MacedoFonte: atitudedeaprendiz.blogspot.com


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


REFLEXÃO BÍBLICA
Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espirito do que o que toma uma cidade.
Provérbios 16.32.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Pv 10.19
Quem controla os lábios é prudente

TER. Pv 25.28
A falta de temperança traz prejuízos

QUA. Co 7.9
A temperança na vida do jovem cristão

QUI. 2 Tm 2.5
A vida disciplinada de um atleta

SEX. Rm 12.2
Uma mente renovada pelo Espírito

SÁB. Hb 4.15
Jesus, o maior exemplo de temperança


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gálatas 5.22-25
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra essas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências,

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


1 Coríntios 9.25-27
25 E todo aquele que tuta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.

27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.


1. TEMPERANÇA É FRUTO
1.1. Temperança: 
Uma das características do Fruto do Espirito
O Fruto do Espirito nada mais é que a ação do Espírito Santo em nós para que sejamos semelhantes a Jesus. Como nós podemos parecer com Cristo a cada dia? Devemos cultivar o Fruto do Espírito, e a temperança faz parte desse grupo de virtudes sendo o último da lista de nove características Listadas em Gálatas 5.22. Quando a Bíblia diz que devemos deixar o Espírito Santo guiar nossas vidas e não obedecermos aos desejos da natureza humana, significa que podemos ser temperantes, dominando nossos próprios desejos, com a ajuda e o poder do Espírito atuando em nós.


1.2. O exemplo do atleta
Na Primeira Carta aos Corintios lemos sobre as características de um atleta que precisa de disciplina e autocontrole para treinar e vencer os desafios (1 Co 9.25-27). A Timóteo, o apóstolo diz que o atleta precisa treinar de modo legítimo a fim de ser coroado (2 Tm 2.5). Nós também estamos em uma maratona na vida cristã em que o vencedor não é quem chega primeiro, mas quem vai até o fim. A rígida disciplina do atleta, que se abstém de certos alimentos, de recreação, e de tantas outras coisas, é por um propósito definido. Que tenhamos a mesma temperança para lutar e vencer na vida cristã.


2. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A TEMPERANÇA
2.1. Exemplos de falta de autocontrole
Dentre os exemplos de falta de autocontrole, podemos citar o rei Davi, um grande líder, guerreiro, músico e rei de Israel. No entanto, por falta de domínio próprio, deixou que seus impulsos controlassem sua mente e cometeu adultério com Bate-Seba e depois homicídio, tirando a vida de Urias (2 Sm 11.1- 27). Seu filho Salomão perdeu o controle ao casar-se com mulheres ímpias e se afastou da presença de Deus (1 Rs 11.1-6). Como não se lembrar de Sansão? Um jovem escolhido por Deus, cheio do Espírito Santo, mas destemperado e desequilibrado. relacionou-se com mulheres que estragaram o seu futuro (Jz 14.1-4; 16.19-21). Que estes exemplos negativos nos sirvam de alerta.


2.2. O que falta de temperança produz?
Do que adianta buscarmos o poder de Deus, se não temos o controle de nossos apetites carnais? Paulo deixou claro que nós temos paixões carnais e que eLas são poderosas, mas que precisam ser mantidas sob controle. A falta de temperança afeta a mim mesmo quando não domino a ira, as brigas, a inveja e a glutonaria. Também afeta o meu próximo quando eu dou lugar à lascívia, inimizades e às desavenças. Todas essas características são chamadas de “obras da carne" e preciso vencê-las no poder e na graça de Jesus sobre minha vida.


3. A TEMPERANÇA E SEUS BENEFÍCIOS
3.1. Autocontrole no que penso e sinto
O autocontrole naquilo que penso significa administrar a minha mente com a ajuda do Espírito Santo, Como cristãos precisamos pensar nas coisas que são de cima (Cl 3.2), Nesta luta travada entre os desejos da carne e o Espírito, nossa mente pode absorver idéias, planos e situações que não agradam a Deus e por isso mesmo temos que ter uma mente renovada (Rm 12.2). Nossos sentimentos também precisam do autocontrole. Não podemos ser influenciados pelo que sentimos, mas pelo que a Palavra de Deus diz.


3.2. Autocontrole no que eu vejo e no que eu falo.

O olho não apenas vê. O olho vê, deseja, odeia, ama, tem inveja, orgulho, gratidão ou satisfação. Os olhos são a luz do nosso corpo (Lc 11.34). Jesus disse que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz, mas se forem maus, todo teu corpo será tenebroso (Mt 6.22,23). Precisamos agir com autocontrole como fez o patriarca Jó, que fez um contrato com seus olhos (Jó 31.1). Além dos olhos, a nossa língua também precisa ser mantida em moderação. Precisamos estar sempre prontos para ouvir, mas tardios para falar e se irar (Tg 1.19). O apóstoLo Tiago afirma que aquele que consegue controlar a língua pode controlar todas as demais coisas (Tg 3.2). Com a ajuda de Deus poderemos viver e praticar a sua Palavra.


3.3. Jesus: O perfeito exemplo de temperança.
O maior exemplo de temperança é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele, em tudo foi tentando, mas sem cometer pecado (Hb 4.15). Em seu ministério terreno, Ele demonstrou temperança em seus pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes. Ao enfrentar o Diabo, Jesus exprimiu a temperança em suas palavras e atitudes (Mt 4.1-11). Quando no julgamento, Jesus se absteve de seus direitos como Filho de Deus (Mt 26,53). Jesus causou admiração até nas autoridades quando se calou diante de seus acusadores (Mc 15.4.5).

Jesus estava cheio do Espirito Santo e por isso venceu todas as tentações. Que eu e você também nos enchamos desse mesmo poder.


PARA CONCLUIR
Hoje estudamos este tema relevante que é a temperança na vida cristã. Em um mundo frenético, quando as pessoas expressam pouca paciência em todos as áreas da vida, temos o Senhor Jesus como o nosso maior exemplo; precisamos olhar para Ele e pedir ao Espírito Santo que trabalhe em nosso caráter a fim de expressar a temperança em tudo que pensamos, falamos e fazemos.


HORA DA REVISÃO
1. De acordo com nossa aula de hoje, como nós podemos parecer com Cristo a cada dia?
R. Devemos cultivar o Fruto do Espírito.



2. O que podemos aprender com os atletas em relação à temperança?
R. A rígida disciplina do atleta, que se abstém de certos alimentos, de recreação, e de tantas outras coisas, é por um propósito definido.



3. De acordo com o que vimos hoje, cite exemplos de falta de temperança registrados nas Escrituras e depois cite o maior exemplo de temperança que a Bíblia apresenta.
R. Davi, Salomão e Sansão. O maior exemplo de temperança é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.



4. Por que a nossa língua também precisa ser mantida em moderação?
R. Porque a Víblia afirma que precisamos estar sempre prontos para ouvir, mas tardios para falar e se irar. Além disso, o apóstolo Tiago afirma que aquele que consegue controlar a lingua, pode controlar todas as demais coisas (Tiago 3.2).




Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário