20 de dezembro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 13: O amor é eterno

          

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Aplicação:
Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.
👇👇
👉 Apresentem o título da lição:
O amor é eterno

 
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS


Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono


Ele nos amou primeiro - Kleber Lucas

Professor(a).
Ao longo desse trimestre, seus alunos aprenderam vários ensinamentos a respeito do amor. No entanto, apenas uma definição resume bem a sua essência. A Carta de João declara que Deus é amor e todo aquele que não ama, não conhece a Deus (1 Jo 4.8). Nesta aula veremos que além de definir o que é o amor, precisamos também reconhecer o que ele não é. Muitos confundem e resumem o amor apenas a um sentimento. Inclusive, na fase da adolescência é muito comum confundir sentimentos e achar que está sentindo amor por alguém, quando é apenas uma “paixonite”. Detalhe essa temática aos seus alunos, frisando o que é o amor com base na Palavra de Deus.

PONTO DE PARTIDA
Inicie a aula perguntando aos seus alunos o que é o amor. Permita que expressem o que pensam sobre o assunto. Em seguida, comente que o apóstolo Paulo expôs na Carta aos Coríntios a definição desse conceito. Contextualize a Carta aos Coríntios a partir do primeiro tópico e mostre aos seus alunos por que o apóstolo identificou a necessidade de explicar àqueles irmãos sobre o amor. Ressalte que a igreja de Corinto era muito farta em dons espirituais e manifestações poderosas do poder de Deus. Contudo, era uma igreja carente de humildade e santificação. Mostre aos seus alunos que na obra de Deus podemos realizar muitas coisas, porém, o amor de Deus não pode faltar.


SUGESTÃO
👇
Para iniciar a lição, utilizem a:
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um

Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo

01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA

01 coração pequeno para cada aluno

01 quadro branco ou outro tipo

Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.

- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.

- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.

- Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.

- Espera-se que o resultado seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.

Não terás outros deuses diante de mim

Não farás para ti imagem de escultura

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão

Santificarás o sábado

Honra a teu pai e a tua mãe

Não matarás

Não adulterarás

Não furtarás

Não dirás falso testemunho

Não cobiçarás

- Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

- Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.

- Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.

- Perguntem: A quem amamos?

Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.

- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.

- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo. Mas, primeiro fomos alcançados pelo amor de Deus pela humanidade.

- Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.

- Para concluir, entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.

Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.

👇 
Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 

LEITURA BÍBLICA
1 Coríntios 13. 1-13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


A MENSAGEM
Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.
João 13.34.


DEVOCIONAL
Segunda » Gn 18.16-33
Terça » 1 Cr 17.16-26
Quarta » Sl 23.6
Quinta » Pv 14.22
Sexta » Rm 5.5
Sábado » 1 Co 5.14



OBJETIVOS
- ADVERTIR que a falta de amor resulta em conflitos nas relações humanas
- DISTINGUIR as verdadeiras características do amor;
- APONTAR que o amor se revela por meio de atitudes e comportamentos.


VAMOS DESCOBRIR
Durante todo o trimestre falamos de como devemos amar as pessoas por meio das nossas atitudes, porque assim Jesus nos ensinou e deixou exemplo. Aprendemos que o próprio Deus é amor, o que nos ajuda a entender um pouco mais o significado disso. O apóstolo Paulo teve sua própria experiência com Jesus e desenvolveu relacionamento com diversas pessoas. Com isso, inspirado pelo Espírito Santo, ele compartilhou conosco por meio da Bíblia o que é o amor.


HORA DE APRENDER
Nas lições anteriores, estudamos diversas maneiras em que o amor se manifesta pelas ações do crente. Isso acontece porque a pessoa que serve a Jesus Cristo é a habitação do Espírito Santo. Assim, seu comportamento reflete o amor de Deus. Nesta lição, veremos o que podemos aprender com o apóstolo Paulo a partir da lista de características do que é o amor.


I- O CONTEXTO PARA ENTENDER O AMOR
A Igreja de Corinto estava com problemas, os irmãos e as irmãs estavam brigando (1 Co 1.10-11). Então, Paulo escreveu para que eles se lembrassem de que Deus os havia escolhido por meio de Cristo. Por isso eles eram salvos e chamados de povo de Deus (1 Co 13.26-31).


1.1. Os conflitos na igreja de Corinto.
Sabe por que eles estavam brigando? Um estava se achando mais crente e sábio do que o outro (1 Co 3.18-19; 4.7). O apóstolo Paulo citou o profeta Jeremias e escreveu que quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz” (1 Co 1.31; Jr 9.24). É natural que haja problemas e divergências entre as pessoas na igreja. Afinal de contas, as pessoas são diferentes e pensam de modo diferente uma das outras. Mas isso não deve ser impedimento para que haja comunhão, pois todos estamos em busca e trabalhando em prol do mesmo propósito.


1.2. A falta de amor.
O que estava faltando para que acontecesse essa confusão no meio da igreja? Amor! É nesse contexto que o apóstolo Paulo definiu essa palavra. Ele explica que não adianta a pessoa falar em línguas, pregar o Evangelho, saber das coisas, ter fé a ponto de mover montes e ser caridosa se essa pessoa não tem a m o r(l Co 13.1-3). Essa primeira parte do ensino do Apóstolo nos convida a uma autorreflexão sobre o sentido das nossas ações. Será que o amor é a base do nosso comportamento ou outra coisa nos motiva a agir de determinada maneira? Mas o que é amor?


I – AUXÍLIO DEVOCIONAL
Uma das experiências mais frustrantes que um cristão pode ter é servir com fidelidade e sentir-se totalmente vazio por dentro. Isso acontece com a maioria de nós de vez em quando. Alguns cristãos vivem a vida inteira sentindo esse vazio esmagador. E perguntam a si mesmos por quê. Paulo tem uma resposta, em uma pequena expressão encontrada no versículo 3. Uma pessoa pode servir sem egoísmo, mas se ‘não tiver amor, nada será’. O texto não diz que um a pessoa que serve, mas que ‘não tenha amor’, seja ineficaz. Não. Ela pode ter dons espetaculares e construir uma igreja gigantesca onde milhares sejam salvos. Na analogia de Paulo, se eu distribuir ‘todos os meus bens entre os pobres’, os pobres certamente se beneficiarão. O que Paulo disse foi que, embora, os outros possam se beneficiar do serviço feito sem amor, seja o que for que eu fizer, ‘nada disso me aproveitará’. Se você for um daqueles muitos cristãos que trabalham servindo, mas ainda assim sentem-se vazios, esse lembrete pode ser para você. Se você ou eu servimos para conquistar reconhecimento ou mesmo porque sentimos que é nosso dever, nosso serviço ajudará os outros, mas não a nós. […] Mas se servimos os outros por amor — ah, então, ficamos verdadeiramente satisfeitos! Conseguimos satisfação, conseguimos alegria, conseguimos recompensas futuras. E conseguimos a serenidade interior que vem de saber que agradamos ao Senhor” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 816,817).


II- O AMOR NÃO É … O AMOR É…
Vamos começar por aquilo que não é amor. Assim , eliminamos alguns pontos que podem confundir nosso entendimento.


2.1. O que não é amor?
O amor não é ciumento, nem orgulhoso e nem vaidoso (1 Co 13.4), ou seja, não desconfia e não fica se exibindo. Além disso, não é grosseiro, nem egoísta, não se irrita, nem guarda mágoas (1 Co 13.5). Isso significa que o amor não é indelicado, indecente, estressado e nem azedo. O amor também não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada (1 Co 13.6).


2.2. O que é o amor?
Vejamos as afirmações do que o amor realmente é: paciente, bondoso (1 Co 13.4) e correto, isto é, se alegra quando alguém faz o que é certo (1 Co 13.6). A última coisa que o apóstolo Paulo escreve é que o amor é eterno (1 Co 13.8). Com isso, ele diferencia o amor das mensagens espirituais, do dom de falar em línguas estranhas e do conhecimento, dizendo que esses são temporários (1 Co 13.8-9). Desse modo, quem ama tem confiança na outra pessoa e a respeita. Por mais que o relacionamento ou a conversa sejam complicados, mantém-se o respeito, a moralidade e a gentileza. “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência” (1 Co 13.7). E mais, quem ama fica feliz quando vê as outras pessoas agindo com amor e incentiva esse comportamento.


II- AUXÍLIO DIDÁTICO
“[…] A Palavra também atua como espelho para os cristãos, permitindo-nos ver claramente as coisas (Tg 1.23-25). Com o exame liderado pelo Espírito, os cristãos percebem quais são as áreas de lutas intrapessoais (ciúme, inveja, amargura, espírito de contenda, etc.) e sentem -se compelidos a confessá-las com o obras pecaminosas (Sl 51; 139.23; 1 Co 13.12; 2 Co 3.18). Quando os que compõem o Corpo de Cristo pessoalmente admitem suas próprias fraquezas e fracassos, eles ficam mais aptos a receber e fornecer sabedoria corretiva para seus irmãos e irmãs em Cristo (Mt 7.3-5; Gl 6.1; Tg 2.10), podendo também ver os pecados estruturais dentro das comunidades, bem como ajudar os indivíduos e as comunidades a amadurecerem em Cristo. O único modo para o povo de Deus amadurecer intrapessoalmente (como indivíduos) e interpessoalmente (como comunidade) é aprender e ajudar os outros a aprender a verdade de Deus intencionalmente comunicada na graça e na misericórdia (Sl 25.4; 51.13; Is 28.9; Tt 1.2; Hb 5.12). Deus comunicou claramente os requisitos quando nos exortou:'[…] que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus’ (Mq 6.8). […] Os cristãos e os não-cristãos verão claramente o verdadeiro amor de Deus quando a comunidade de Cristo viver pelo amor de Cristo’’ (LINHART, Terry. Ensinado as próximas Gerações. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 48).


III- TESTANDO O AMOR
Uma maneira de testar o amor é numa conversa em que você não concorda com a outra pessoa. Numa situação assim, faça o exercício de observar em você sua reação ao ouvir e responder quando sua posição sobre o assunto é diferente.


3.1. Amar não significa.
É muito importante esclarecer que amar não significa concordar com a pessoa ou aprovar o que ela faz. Se ela está errada, estamos ali para orar por ela e ajudá-la a fortalecer sua fé em Jesus (Cl 3.13). O que não devemos fazer é dizer que está tudo bem e continuar com o comportamento impróprio. E como se faz isso? Entrar em bate-boca só cria distância e nosso objetivo é nos aproximarmos.


3.2. O amor se revela em obras.
Precisamos mostrar nosso respeito na maneira com que conversamos com a pessoa. Fazer perguntas é uma boa opção para entender a posição da pessoa e conhecê-la melhor. Isso ajuda a frear o julgamento e conduzir o diálogo de modo construtivo. Com sua definição de amor, Paulo chega à conclusão de que o amor está acima da fé e da esperança. Por enquanto, temos uma visão embaçada e incompleta das coisas porque vivemos na realidade do mundo de pecado, mas isso será mudado quando nos encontrarmos com Jesus na sua vinda (1 Co 13.12). Finalmente, seremos completos.


III- AUXÍLIO TEOLÓGICO.
“[…] O conceito de que ‘Deus é amor’ está associado ao conhecimento de Deus. No contexto atual, ele está associado com a natureza de Deus. Caridade (ágape, amor) denota essência e habita no cristão como resultado de uma experiência sobrenatural com Deus. […] Essa é a experiência do amor perfeito, a segunda obra da graça, que é o marco da tradição teológica de Wesley. Essa é a perfeição cristã, e João é um dos mais poderosos defensores nas Escrituras dessa experiência de união com Deus. Para o cristão, isso é viver no amor e viver em Deus, e Deus nele. Esse amor de Deus que habita em nós deve ser aperfeiçoado em nós. Não é o cristão como pessoa, separado de Deus que é tornado perfeito, mas, sim, o amor de Deus nele. Visto que Deus é perfeito e o amor é a sua natureza, em que sentido deve o seu amor se tornar perfeito em nós? A resposta deve ser entendida em relação ao propósito para o qual esse amor foi dado. Deus não derrama seu amor em nós para ser consumido por nós. O amor voltado para si mesmo é autodestrutivo. Deus nos ama para que possamos amar os outros. Seu amor em nós é aperfeiçoado quando se torna amor fraternal (2.5; 4.12). Poucas vezes o apóstolo Paulo fala do nosso amor por Deus e quando o faz, isso ocorre de maneira indireta (4.10,19,20). Para João, os três aspectos do amor são os seguintes: 1- Deus nos ama; 2- Seu amor habita em nós; 3- E amamos os irmãos’’ (Comentário Bíblico Beacon: Hebreus – Apocalipse. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 322).


CONCLUSÃO
Jesus nos ensinou que devemos amar as pessoas assim como Ele nos amou (Jo 13.34). Vimos que esse amor envolve esforço e sacrifício. Então, ao seguirmos o ensino de Jesus, nosso amor deve ser parecido com aquele que o apóstolo Paulo definiu.



VAMOS PRATICAR
1- Memorize “A Mensagem” e preencha as palavras que estão faltando:
“Eu lhes dou este novo mandamento : Amem uns aos outros . Assim como eu os amei, amem também uns aos outros.”
(Jo 13.34).


2- Encontre as palavras que definem o amor no caça palavras: 
PACIENTE, BONDOSO, CORRETO, ETERNO, RESPEITOSO e GENTIL


3- Você já encontrou dificuldade para demonstrar amor por alguma pessoa? Compartilhe a sua experiência: 
R: Resposta pessoal.


PENSE NISSO
Quando alguém discorda da nossa ideia, embora seja difícil, devemos manter a cabeça pronta para explicar nossa posição. Se nos irritamos, perdemos o controle em responder com clareza e podemos complicar um caso ou criar uma situação. Que o Espírito Santo conduza nosso comportamento e possamos produzir as qualidades do seu Fruto.


DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário