29 de novembro de 2023

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 10: Lidando Com a Raiva

   
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Deus sempre em Primeiro Lugar.
ANTES DA AULA
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os p
ontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.  
 Cante: 
Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
O MOVER DO ESPÍRITO (QUERO QUE VALORIZE) - ARMANDO FILHO | LETRA - 1999


Deixai Entrar o Espírito de Deus - 85 - Harpa Cristã.mpg




Harpa Cristã 290 - Teu Espírito Vem Derramar


EU NAVEGAREI - GABRIELA ROCHA (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU


SONDA-ME, USA-ME | BRUNA KARLA - AO VIVO


Espírito, enche a minha vida (Harpa Cristã 688)


Renova-me - Aline Barros, com letra

Harpa Cristã: 360


A Unção Real - 101 - Harpa Cristã.mpg


Harpa Cristã 367 - Espírito Consolador


Nesta lição, abordaremos sobre um assunto muito pertinente para esta etapa da vida que os seus alunos estão vivendo. 

Em razão da pré-adolescência ser uma fase de muitas mudanças físicas e emocionais é natural que os seus alunos apresentem certa impaciência ou instabilidade emocional. Lidar com essa montanha russa das emoções é uma lição que seus alunos devem ser encorajados a aprender. Sabemos que eles se deparam com muitas circunstâncias diariamente que tentam forçá-los a terem comportamentos diferentes daqueles que aprenderam na presença de Deus. Entretanto, com o exercício contínuo, será possível alcançar êxito neste desafio enfrentado por todos os crentes (1 Pe 5.9).

O primeiro tópico da lição trata a respeito do que significa a raiva, uma emoção negativa
que afeta várias áreas da vida. Nesse caso, permitir que a raiva controle completamente as emoções e leve os seus alunos a praticar ações equivocadas não pode ser considerado como normal. Enfatize neste tópico sobre a importância de não permitir que as emoções sejam envolvidas por esse tipo de sentimento. A Palavra de Deus aponta que a estratégia para lidar com essas circunstâncias é agir no Espírito (Gl 5.16). Quem anda no Espírito não cumpre a vontade da carne e a raiva é uma emoção provocada pela obra da carne.

Outra decisão apontada pela Palavra de Deus é a resposta branda (Pv 15.1). A resposta branda é resultado de uma mente prudente que reflete sobre as palavras antes mesmo de dizê-las. Logo, a resposta branda vem de um coração pacífico que está disposto a agir pela paz (Fp 4.7). A Bíblia afirma que a boca fala aquilo que o coração está cheio (Mt 12.34). Logo, se o coração de seus alunos estiver cheio do Espírito Santo, certamente, eles terão a calma necessária para lidar com as adversidades.

Por fim, o terceiro tópico aponta o nosso Senhor Jesus como o maior exemplo de mansidão. O Mestre estimulou seus discípulos a serem mansos, pois há uma promessa de que os mansos herdarão a Terra (Mt 5.5). Nesse sentido, a mansidão na vida do crente é uma característica que não pode ser confundida com a timidez. Ser manso significa estar confiante de que a provisão de Deus e o seu livramento não faltarão. Ainda de acordo com o ensinamento de Paulo, a mansidão é uma virtude desenvolvida pela ação do Espírito Santo conhecida como domínio próprio (Gl 5.23). O domínio próprio é exercido por aqueles que já entenderam que a valentia é um sinal de fraqueza, pois é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras (Pv 16.32).

Professor(a), enfatize aos seus alunos sobre a importância de aprenderem lidar com as emoções. Mostre que o caminho para esse aprendizado é se encher do Espírito Santo, pensar nas coisas que são do Alto (3.2) e nutrir as virtudes do Fruto do Espírito. Aponte como esse exercício é produtivo para a vida cristã.
Tag:ED, Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes, Pré-Adolescentes
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Thiago Santos
Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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👉 Apresentem o título da lição:
Lidando Com a Raiva
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SUGESTÃO
Para iniciar, utilizem a:
Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo:
Refletir sobre domínio próprio.

Material:
01 martelo

01 prego

01 pedaço de madeira

01 caixa

Procedimento:
- Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.

Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.

No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:

- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.

Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.

Autoria do texto desconhecida.

- Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para exemplificar o ensinamento do pai.

- Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.

Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que isto deve ser um exercício constante.

Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica //atitudedeaprendiz.blogspot.com.
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Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada. 






Fonte e crédito da lição CPAD.



Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


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