
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


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👉 Apresentem o título da lição:
Fé para Crer que a Vida não Surgiu do Acaso

Cante:
Movimente-se cante com alegria .Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:



Comunidade Internacional da Zona Sul - Marca De Cristo
A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)
Rompendo em Fé (Grandes Encontros MK 30 Anos
Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás

Os céticos acreditam que o mundo pode ter surgido do acaso, mas nós cremos que Deus tudo criou e governa as suas criaturas.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), converse com os alunos explicando que na atualidade “muitos cristãos afirmam que os milhões de anos de história da Terra se ajustam à Bíblia e que Deus usou o processo evolucionário para criar.
Essa ideia não é uma invenção recente. Há mais de duzentos anos, muitos teólogos tentam essas harmonizações em resposta a trabalhos como de Charles Darwin e de Charles Lyell, escocês que ajudou a popularizar a ideia de milhões de anos da história da Terra e de um moroso processo geológico.
Essa ideia não é uma invenção recente. Há mais de duzentos anos, muitos teólogos tentam essas harmonizações em resposta a trabalhos como de Charles Darwin e de Charles Lyell, escocês que ajudou a popularizar a ideia de milhões de anos da história da Terra e de um moroso processo geológico.
Quando consideramos a possibilidade de que Deus usou o processo evolucionário para criar ao longo de milhões de anos, confrontamo-nos com sérias consequências: A Palavra de Deus não é mais competente e o caráter de nosso Deus amoroso é questionado, Já na época de Darwin, um dos principais evolucionistas entendia o problema de fazer concessão ao afirmar que Deus usou a evolução.
Uma vez que você aceite a evolução e suas implicações para a história, então o homem está livre para escolher as partes da Bíblia que quer aceitar” (HAM, Ken. Criacionismo: verdade ou mito? Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 35,36).
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Sugestão
Para iniciar, utilizem a:
Dinâmica: A Origem
Objetivos:- Introduzir o estudo sobre a origem do universo.
- Enfatizar que cremos que o universo foi criado por Deus, conforme relato bíblico.

01 quadro branco
01 marcador de quadro branco
Figuras de elementos que compõem o universo(vejam no
procedimento)
Observação:
As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.
- Perguntem: O que é universo?
Anotem as respostas dos alunos no quadro.
Depois, acrescentem outras informações.
- Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem também o movimento de rotação e translação da Terra.
- Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem as respostas. É importante que todos falem.
Certamente, as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve criação(sempre foi assim) etc.
- Na lição de hoje, vamos estudar isto sob o ponto de vista bíblico: a origem do mundo como criação de Deus.
- Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
- Depois, leiam:
“No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro 3:15).
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
- Agora, falem: É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição.
Fonte da dinâmica, por Sulamita Macedo/Blogatitudedeaprendizblogspot.com.
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Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Professor(a)
A temática da aula exige o uso do quadro para trabalhar alguns conceitos, ele vai auxiliar o aluno a visualizar o que você está dizendo.
O uso de figuras, fotos e vídeos (curtos) são importantes.
Escreva no quadro os dois principais conceitos que serão trabalhados no primeiro tópico que são: Método Científico – “Conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimento já existente” Ciência – “Corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.”
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TEXTO PRINCIPAL
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Salmos 24.1.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Ne 9.6
Deus preserva a sua criação.
TERÇA – Jó 26.7
Deus sustenta a terra.
QUARTA – Sl 102.25
Os céus são obra das mãos de Deus.
QUINTA – 1Co 7.31
O mundo e tudo o que nele há é passageiro.
SEXTA – 2 Co 4.18
Aquilo que não vemos é eterno.
SÁBADO – Ap 21.1
O Deus Criador fará novas todas as coisas.


OBJETIVOS
- EXPLICAR o que é método científico;- DESTACAR o apreciamento da ciência moderna;
- SABER o que a Bíblia diz a respeito da origem de tudo.
TEXTO BÍBLICO
Salmos 33.6-9
6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em tesouros.
8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam- -no todos os moradores do mundo.
9 Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.
Provérbios 8.22-29
22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.
23 Desde a eternidade, fui ungida desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas,
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo.
28 Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo.
29 Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra.
INTRODUÇÃO
Quem tem “medo” das teorias que explicam a origem da vida e do universo? Nós não temos receio de estudá-las, pois cremos que Deus criou e sustenta o universo e a vida. A temática da lição deste domingo é a respeito do Criacionismo. Veremos que a criação é um fato descrito nas Escrituras Sagradas. Já a Teoria da Evolução e outras que tentam explicar a origem da vida e do universo, oponentes ao Criacionismo, carecem de muitos argumentos para tentar, de forma mirabolante, explicar a origem da vida e a evolução das espécies. O cristão tem a certeza de que Deus, de forma inteligente, criou todas as coisas que existem, não sendo viável, portanto, acreditar que o mundo e os seres humanos foram criados por meios de processos de melhoras com o passar do tempo ou que é resultado do acaso ou de uma explosão cósmica como afirma a teoria do Big Bang.I- O ENSINO CIENTÍFICO
1- O método científico. O que significa?
De forma resumida, podemos dizer que “é um conjunto de regras que formam etapas a serem seguidas para obter o conhecimento durante a investigação científica,” De maneira bem sucinta podemos afirmar que o método científico, nada mais é do que fazer uma pergunta, supor uma resposta, testar a resposta e chegar a uma conclusão. O método científico é livre de preconceitos no que se refere à teorias, idéias filosóficas ou religiosas, Com a pesquisa espera-se que os dados coletados apresentem novos conceitos.O cientista vai buscar sintetizar essa descoberta em uma lei (uma equação, por exemplo). Então, por um processo de indução, o cientista chega a algumas hipóteses mais amplas e a princípios com o objetivo de juntar várias leis possíveis. A partir de diferentes teorias, o cientista tentará, então, apresentar as hipóteses que sejam possíveis de serem testados por meio da observação. Por fim, espera-se que os testes confirmem as hipóteses relativas a uma das teorias surgidas no processo.
O crente entende e faz uso do método científico, mas nós não precisamos dele para crer que Deus criou e formou os céus e a Terra pelo poder da sua Palavra (Gn 1.1). Nossa fé deve estar pautada nas Escrituras Sagradas, naquilo que nos foi revelado por Deus mediante o seu Espírito Santo (2 Tm 3.16,17). Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus e dada pelo Espírito Santo” (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Não vivemos uma fé baseada em experiências humanas particulares ou em “achismos”. Não! A Bíblia é a nossa regra de fé e prática.
2- Do que se ocupa a ciência.
Segundo o Dicionário Houaiss é um “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente”. Mas como explicar a fé? Como explicar a Deus? Não temos como explicar utilizando a ciência, mas somente pela revelação da Palavra de Deus e nossa experiência com Ele. Quem conhece a Deus pode crer na sua existência e no seu poder criador.
3- Criar e manter.
A Bíblia afirma que Deus mantém todas as coisas no seu devido lugar (Hb 1.3). Ele não apenas criou, mas também zela pela segurança da criação. O nosso Pai é aquEle “que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar” (Is 40.22). Tudo que Deus criou tem um propósito específico, logo o Universo foi criado de forma inteligente para favorecer a vida em nosso planeta. Segundo os cientistas, se a Terra estivesse mais próxima do sol, o calor excessivo impossibilitaria a vida aqui. Tal fato não é por acaso e só fortalece a nossa fé, de que uma mente inteligente coordenou todos esses fatores para que pudéssemos estar aqui (Is 45.18).
PENSE!
Podemos ter uma fé baseada em “achismos”?
PONTO IMPORTANTE!
Não! A Bíblia é a nossa regra de fé e prática.
II- O SURGIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA
1- A ciência moderna.
Segundo Michael Palmer, “os procedimentos e modelos de pensamento que eventualmente ordenam a ciência moderna começaram a tomar forma no século XV com Copérnico e continuou no século XVI com outros astrônomos e matemáticos.” Podemos concluir que é algo relativamente novo se comparado à formação da Terra. Sabemos que o Senhor criou todas as coisas, entretanto Ele não foi criado, não tem um princípio ou fim, não está limitado ao tempo: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim. de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.1). Muitas das teorias da ciência moderna já não são mais aceitas em nosso tempo, porém Deus e a sua Palavra não tem prazo de validade.2- Podemos acreditar na Bíblia e na ciência ao mesmo tempo? Sim. Entretanto, por intermédio das Escrituras Sagradas cremos que Deus é o Criador da Terra e céus. Ele conhece tudo sobre o ser humano e sobre a ciência. Seu conhecimento é ilimitado (Sl 94.9-11; Pv 2.6). O Senhor conhece todas as respostas para cada pergunta científica que já foi feita. Nada está oculto aos seus olhos: “E não há criatura alguma encoberta diante dele: antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4.13). Ele é o único que sabe tudo o que o homem pensa. Precisamos ter maturidade cristã (1 Pe 2.2) para não sermos enganados pelas vãs filosofias e as teorias da ciência que tentam desacreditar a Palavra de Deus e o seu poder. A maturidade espiritual vem com o exercício das disciplinas cristãs: leitura da Palavra, oração e jejum. Não seja menino no entendimento, essa é a recomendação do apóstolo Paulo (1 Co 14.20).
3- A leitura científica e bíblica.
A Bíblia não é um tratado científico, entretanto nela, em especial no livro de Gênesis encontramos a explicação para o princípio do Universo, da Terra, das pessoas, do pecado e do plano de salvação divino (1.1-2.4). Muitos cientistas cristãos foram motivados pela Bíblia a estudar, pesquisar e escrever suas teses e livros. Segundo Debi Brazzale, “as primeiras pessoas a usarem o método científico eram cristãs.” Você pode estudar, aprender e buscar conhecimento, mas não deixe de ler e meditar nas Sagradas Escrituras, pois ela vai proteger você de toda mentira e engano da extrema corrupção que haverá nos últimos tempos (2 Tm 3.1- 9). As Escrituras Sagradas armazenam o poder de Deus em seu interior para você usar quando precisar, em especial no universo acadêmico (Sl 119.105).SUBSÍDIO 2
Professor(a), explique aos alunos que “algumas descobertas científicas confirmam o relato da criação e a veracidade da Palavra de Deus, desmerecendo ainda mais a teoria de que o universo é obra do acaso e que consequentemente, os seres vivos são fruto de uma evolução, Por exemplo, a química descobriu que o ser humano tem em sua constituição 15 elementos, os mesmos que se encontram no solo. Isso comprova Gênesis 2.7, que diz que Deus criou o homem do pó da Terra. A Astronomia descobriu que cada estrela possui uma grandeza diferente, confirmando 1 Coríntios 15.41. A descoberta que a Terra é redonda é anterior à Idade Média e se encontra em Isaías 40.22. Diga que a Bíblia não se opõe à verdadeira Ciência, pelo contrário, a fortalece, por isso, não devem ter medo de adotar a Ciência como profissão, nem de pesquisar mais sobre ela, inclusive para refutar teorias como o evolucionismo. Explique que hoje existem bons livros científicos-cristãos que podem ajudá-los nesse sentido” (Adaptado de lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD.).III- A ORIGEM
1- Um início absoluto.
O livro de Gênesis inicia com uma afirmação: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia” (Gn 1,1,2). O Antigo e Novo Testamentos revelam que no princípio absoluto só havia Deus e que todo o mundo foi formado por Ele (Sl 33.6-9; Pv 8.22-27; Is 48.12,13; Cl 1.15-17; Hb 11.3). Einstein, um renomado cientista, reconheceu a “presença de um poder racional superior”. Ele era muito inteligente, por isso, reconheceu que alguém infinitamente maior criou todas as coisas. Newton descobriu a lei da gravidade, mas não a inventou. O criador dela é Deus. Ele criou cada molécula, átomo, cada pedacinho do universo com um propósito, uma função.2- Um acaso?
O universo é tão complexo e perfeito que jamais poderia ter surgido de um acaso. Também não surgiu da teoria chamada Big Bang. Você já deve ter ouvido falar que essa teoria afirma que o mundo veio a existir subitamente, como resultado de uma explosão. Deus criou o universo “do nada”, logo a matéria não é eterna (é criada) somente Deus é eterno, e a existência do mundo depende inteiramente dEle.3- Deus e o acaso.
Jacques Monod, ganhador do Nobel de Medicina por suas descobertas sobre o controle genético da síntese de enzimas e vírus, afirmou que as mutações genéticas são acontecimentos que os cientistas não conseguem prever. Logo, tal fato não significa que não exista uma causa. Então, podemos dizer que a existência de Deus é a causa primária, ou seja, aquilo que deu origem a todas as coisas. Segundo Charles Colson, “as experiências não provam que a vida pode surgir espontaneamente na natureza. Ao contrário, elas dão evidências experimentais de que a vida só pode ser criada por um ser inteligente que dirige e controla o processo.PENSE!
Você crê que foi criado de maneira singular, à imagem de Deus?
PONTO IMPORTANTE!
Fomos criados de maneira singular pelo Todo-Poderoso e carregamos a sua imagem e semelhança.SUBSÍDIO 3
Professor(a), conclua os tópicos da lição reforçando a ideia de que o universo não surgiu do acaso. Ele também não surgiu da chamada teoria do Big Bang. Deus criou o universo do nada a partir da sua poderosa Palavra. Como é bom saber que o Deus que criou o universo é o mesmo que nos ama e cuida de nós. Seu poder é imenso, assim como a sua graça e amor pelas suas criaturas. Encerre a aula louvando a Deus pelo seu poder.CONCLUSÃO
Cremos que Deus é o criador do universo e os seres humanos não são uma combinação de fatores aleatórios que acidentalmente se juntaram e deram origem à vida. Não tenha medo ou vergonha de revelar a sua fé em Deus, pois é preciso ter mais fé para acreditar na Teoria da Evolução do que no Criacionismo. Como crentes em Jesus Cristo não desprezamos a ciência, mas cremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus e ela tem todas as respostas a respeito da criação e do universo e do homem.HORA DA REVISÃO
1- Defina “método científico”. R. “É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimento já existente”
2- Do que se ocupa a ciência?
R. Ela se ocupa dos conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, formulados metódica e racionalmente.
3- Quem criou e mantém o universo?
R. Deus, O Criador.
4- Quem foi o responsável por dar forma à ciência moderna? R. Copérnico.
5- Segundo Charles Colson, “as experiências provam que a vida pode surgir espontaneamente na natureza”?
R. “Ao contrário, elas dão evidências experimentais de que a vida só pode ser criada por um ser inteligente que dirige e controla o processo.”
Comentarista: Eduardo Leandro Alves
EBD 4° Trimestre De 2023 | CPAD
EBD 4° Trimestre De 2023 | CPAD
CURIOSIDADE BÍBLICA🤓


O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.




Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14


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AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14

Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

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