11 de outubro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/Cpad – Lição 03: Fé para crer que Deus existe

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
👉 Apresentem o título da lição:
 Fé para crer que Deus existe
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás


Comunidade Internacional da Zona Sul e Aline Barros - Rompendo em Fé (Grandes Encontros MK 30 Anos


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


ESPÍRITO, ENCHE A MINHA VIDA (Harpa Cristã 688)


107 da Harpa Cristã


Harpa Cristã - 126 - BEM AVENTURANÇA DO CRENTE.wmv


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


Harpa Cristã Hino 377 As Promessas Que Nao Falham Voz & Letra


👇👇
Sugestão:
Para iniciar o estudo utilizem a:
Dinâmica: Atributos de Deus
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
O1 folha de papel ofício com o nome “Deus” digitado com letras grandes

01 figura ou um boneco de um super-herói

01 mesa

01 quadro ou cartolina

01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.

- No centro da mesa, coloque o boneco de um super-herói ou apresente uma figura dele.

- Falem: Geralmente, as crianças têm um super-herói preferido. (neste momento, apontem para o super-herói colocado na mesa).

- Perguntem:

Por que eles são considerados super-heróis?

Quais as características dos super-heróis?

Aguardem as respostas, escrevendo num quadro ou cartolina. Certamente, as respostas vão girar em torno de poderes para resolver problemas e salvar pessoas etc.

Reforcem a ideia de que os super-heróis têm poderes apenas na ficção, pois na verdade não existem.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser real que é mais que um super-herói, pois tem atributos especiais. Ele é Deus! Autoexistente, Criador, Imanente, Transcendente, Pessoal, Poderoso, Imutável etc.

(Neste momento, retire o boneco do super-herói e coloque sobre a mesa a folha com o nome “Deus”).
- Ele é onipotente, tem poder sem limite.
-Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo.
-Ele é onisciente, conhece todas as coisas.
- Agora, peçam para que os alunos repitam conjuntamente: É neste Deus que cremos.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Fonte da dinâmica, por Sulamita Macedo/Blogatitudedeaprendizblogspot.com.
👇👇
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇👇
Cremos no Deus Pai e que Ele é galardoador dos que o buscam.
👉  Professor(a), nesta lição estudaremos a respeito da existência de Deus. 
Veremos que a Bíblia não tenta provar a existência do Todo-Poderoso, pois tal verdade é um fato. Deus é real e criou todas as coisas mediante o poder de sua palavra (Gn 1.1), Mas, Ele não somente criou e mantém todas as coisas, Deus continua a intervir nos negócios humanos e somente os néscios podem afirmar que Ele não existe (Sl 53.1). Nós cremos na verdade de que existe um Deus pessoal e infinito, que nos capacita para resistir a incredulidade e as muitas teorias que tentam anular a nossa fé. O Senhor é poderoso, pessoal e deseja ter um relacionamento conosco.
👇👇
Inicie a aula escrevendo no quadro a seguinte indagação:
Quais são os obstáculos que enfrentamos ao revelar, fora da igreja, e junto aos não cristãos que cremos no Deus Pai?

👉 Em seguida, divida a turma em grupos e dê um tempo para que, juntos, os alunos discutam a questão. 

👉 Depois, reúna os alunos formando um único grupo. 

Ouça as respostas e faça as considerações que achar necessárias, em seguida explique que a Bíblia não procura provar a existência de Deus, Ela já inicia com a seguinte afirmativa: “No princípio, Deus” (Gn 1.1). Diga que a existência de Deus é revelada mediante a humanidade por intermédio da criação, “os céus manifestam a glória de Deus” (Sl 19.1). O Deus Pai pode ser conhecido mediante os seus atos criativos.

👇👇
TEXTO PRINCIPAL
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. 
Salmos 100.3.


LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Is 66.6 A voz de Deus
TERÇA – SI 19.1 Os céus manifestam a glória de Deus
QUARTA – Jo 4 24 Deus é Espírito
QUINTA -1 Tm 1.17 Deus é imortal, invisível e único
SEXTA – Jo 1.8 Deus jamais foi visto
SÁBADO – Is 45.15 O Deus de Israel, o Salvador



OBJETIVOS
- APRESENTAR as doutrinas que creem na existência de Deus e as que negam;
- EXPLICAR no que cremos a respeito de Deus;
- COMPREENDER que Deus é a razão de tudo.


TEXTO BÍBLICO
Salmos 139.1-12
1- Senhor, tu me sondaste e me conheces.

2- Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3- Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4- Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

5- Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.

6- Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.

7- Para onde me irei do teu Espirito ou para onde fugirei da tua face?

8- Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também;

9- se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10- até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11- Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim.

12- Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.



INTRODUÇÃO
Os textos bíblicos não tentam provar a existência de Deus, pois ela é tão real e visível quanto a sua criação e a consciência do ser humano. Entretanto, muitos continuam seguindo o ateísmo e as Escrituras Sagradas denominam estes de néscios (Sl 53.1). Deus é real e Ele se revela a nós mediante suas obras e a sua Palavra (Gn 1.1). O que, ou quem trouxe tudo à existência? Deus!


I- DOUTRINAS QUE CREEM NA EXISTÊNCIA DE DEUS E AS QUE A NEGAM
1- O que é o Teísmo.
De acordo com O Dicionário Teológico, Teísmo é “uma doutrina que, baseada na teologia natural e na teologia revelada, admite a existência de um Deus pessoal Criador e Preservador de tudo o que existe, e que, em sua inquestionável sabedoria, intervém nos negócios humanos.” A fé cristã nos leva a acreditar na doutrina teísta. A Bíblia é a Palavra de Deus, por isso ela revela a realidade do Senhor. Logo, Jesus é o Filho de Deus e, consequentemente, há salvação e vida eterna. Note quanta doutrina está implicada com a realidade de Deus.


2- O que é o Ateísmo.
Em oposição à Doutrina Teísta, vemos o Ateísmo, uma doutrina que nega de maneira sistemática a existência de Deus. O Ateísmo pode assumir várias formas. Vejamos as três mais conhecidas:
a) especulativo: é um sistema filosófico que explícita ou implicitamente, exclui a realidade de Deus.
b) prático: é a atitude daqueles que dizem crer, mas na realidade vivem como se não cressem, numa plena indiferença religiosa e em uma vida completamente materialista, desprovida de qualquer compromisso com Deus e
c) militante: é o ateísmo ativo, agressivo, que declara guerra intelectual contra Deus e procura construir uma atitude antirreligiosa. O ateísmo marxista é militante, pois critica a religião sob todos os pontos de vista e em todas as épocas.


3- Uma argumentação clara.
Cremos em um Deus imanente e transcendente. Imanente significa que Ele está perto de nós o suficiente para nos ouvir e ter comunhão conosco (Fp 4.5). Transcendente significado que está em si mesmo, e não transmite a outrem. Deus acima e além de todas as coisas. O Criador está presente no Universo mediante os seus atributos: onipresença, onisciência e onipotência e por intermédio de seus atributos morais. Na transcendência temos a compreensão de que Deus é infinitamente maior do que a criação e as criaturas (Hb 1.10-12). Mesmo depois de redimido do pecado, o ser humano deve colocar a sua fé e dependência sempre em Deus, pois Ele tudo sabe e tudo vê.


PENSE!
Por que algumas pessoas, mesmo depois de comtemplarem a beleza da criação, não acreditam no Criador?


PONTO IMPORTANTE!
Deus é real e a criação revela a sua magnitude e esplendor.


SUBSÍDIO 1
“Nossa maneira de compreender a Deus não deve basear-se em pressuposições a respeito dEle, ou em como gostaríamos que Ele fosse. Pelo contrário: devemos crer no Deus que existe, e que optou por se revelar a nós através das Escrituras Sagradas. O ser humano tende a criar falsos deuses, nos quais é fácil crer; deuses que se conformam com o modo de viver e com a natureza pecaminosa do homem (Rm 1.21-25). Essa é uma das características das falsas religiões. Alguns cristãos até mesmo caem na armadilha de se desconsiderar a autorrevelação divina para desenvolver um conceito de Deus que está mais de acordo, com as suas fantasias pessoais do que com a Bíblia, que é a nossa fonte única de pesquisa, que nos permite saber que Deus existe e como Ele é,” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD. 1996, pp. 126-127.).


II- O QUE CREMOS A RESPEITO DE DEUS
1- Cremos que Deus é eterno.
Ele não tem princípio ou fim e não está sujeito ao tempo (2 Pe 3.8). Não houve um princípio em que Deus passou a existir. Gênesis afirma que no “princípio Deus” já estava presente (Gn 1.1). É difícil para a mente humana entender essa verdade. quando Moisés teve um encontro com Deus perguntou o seu nome. A resposta do Senhor foi: “Eu sou o que sou” (Êx 3.14). Ele é! Deus não teve dia de nascimento e não terá um dia determinado para o seu fim. O homem é um ser finito, mas Deus não. Vários filósofos ajudaram a divulgar o Ateísmo e suas ideias passaram a ocupar um lugar de destaque na sociedade e, em especial, nas universidades.

A questão é que se Deus não existisse, tanto o ser humano quanto o universo estariam destinados à morte, ao caos e à perdição eterna. Mas a ordem natural da criação permanece intacta. Muitos que se deixaram levar pelas filosofias ateístas e perderam o sentido da vida, não sabem de onde vieram e para onde vão. Sem a crença em Deus e na eternidade, a nossa existência torna-se enfadonha, desprovida de um sentido, um verdadeiro caos. Por isso, tenha cuidado e não caia no engano do Ateísmo que está presente na Literatura, na música, na arte etc, pois ele é uma amostra da soberba do homem e um engodo do Diabo.


2- Deus é onipotente.
Cremos que não há limites para Deus agir. O patriarca Jó, mesmo em meio à dor, declarou: “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido’ (Jó 42.2). Jó reconhecia o poder e a soberania do Eterno. Se quisermos ter uma vida cristã vitoriosa, só nos resta duas atitudes: crer no poder do Eterno e amá-lo de todo o nosso coração (Mt 22.37). Davi foi um jovem criado no campo e, na sua juventude, enfrentou muitos obstáculos na sua própria casa, mas ele tinha convicção da onipotência do Senhor e afirmou que até a sua voz é poderosa: “A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade” (Sl 294). O Senhor é incomparável em poder e força, por isso não tema.


3- Deus é onipresente.
Deus está presente em todo o lugar. Ele tudo vê, conhece e sabe; homem algum pode se esconder da sua presença. Para nós, seres finitos, é difícil imaginar um ser que possa estar em todo o lugar ao mesmo tempo. Mas Ele pode. O profeta Jeremias afirmou que “esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja?” (Jr 23.23,24). Tomemos também o exemplo do profeta Jonas que certa vez, recebeu uma ordem de Deus: “levanta-te e vai à grande cidade de Nínive” (Jn 1.2). Contudo, Jonas não desejava que esse povo fosse perdoado, por isto, recusou cumprir a missão. Ele tentou fugir da face do Senhor indo para uma direção oposta, Társis, o lugar mais longe que alguma embarcação poderia levá-lo (Jr 10.19; Ez 27.12).

Mas o Todo-Poderoso que tudo vê, sabe e pode, interveio enviando ao mar uma tempestade (Jn 1.4). Aprendemos com Jonas que obedecer a Deus é sempre a melhor opção. Jamais tente desafiá-lo (Dt 27.10; 1 Sm 15.22). Há muitos desafiando a Deus com sua rebeldia e obstinação, incredulidade, mas esteja consciente de que essa é uma decisão extremamente perigosa para o seu presente e futuro. O Eterno é real e conhece todas as coisas, por isso viva em conformidade com a vontade dEle para a sua vida (Rm 1.10; 12.2; Ef 6.6; Fp 2.13).


PENSE!
O Deus eterno tem um propósito em sua vida.


PONTO IMPORTANTE!
Creia que Deus não erra Sua vontade é sempre boa agradável e perfeita.


SUBSÍDIO 2
Há vários sistemas de crenças em Deus que divergem dos ensinos bíblicos e inúmeras tentativas de explicar o relacionamento dEle com o Universo e o homem. Essas teorias inapropriadas levam o homem a se distanciar do Criador, Ateísmo – O termo vem d e duas palavras gregas: da partícula negativa a, ‘negação’ ou privação’; e de theos. “Deus’. A ideia é da negação do Senhor, isto é, ‘Deus não existe’. Essa palavra aparece apenas uma vez no Novo Testamento, com o sentido d e ‘sem Deus’ (Ef 2.12), e não de negação da existência divina O ateísmo é uma teoria contraditória em si mesma, pois, para negar a existência do Deus verdadeiro, apoia-se na pressuposição d e que Ele existe. A Palavra do Senhor chama os ateus de néscios, haja vista afirmarem: ‘Não há Deus’ (Sl 531). Na prática, o ateísmo é um modo de vida sem relação alguma com a crença em Deus. Seus adeptos vivem como se Ele não existisse. (Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD. p 53 ).


III- DEUS É A RAZÃO DE TUDO
1- Não há tempo a perder.
Sabemos que a vida nesta terra é finita, passageira e, segundo o salmista, é “como um conto ligeiro” (Sl 90.9,10). Por isso, precisamos ter sabedoria para viver de modo que o nome de Deus seja louvado. Não perca tempo tentando viver como se Deus não fosse real. Não seja tolo! Muitos estão desperdiçando o seu tempo com vãs filosofias que não acrescentam nada à fé. Deus é real, imutável e tanto age em nosso favor quanto fala (Jr 33.3). Então use a força da sua juventude para conhecer mais do Senhor (Os 6.3). Não permita que a indiferença em relação a Deus domine o seu coração. Temos visto muitos que se dizem crentes dando um péssimo testemunho.

Mas continue olhando firmemente para o Senhor. Algumas pessoas acreditam que podem ter uma vida bem-sucedida longe da Casa do Pai e da comunhão com os santos, mas elas estão erradas e sendo enganadas pelo Diabo. Essa é mais uma das falácias do Inimigo. Precisamos estar vigilantes a respeito da extrema corrupção nos últimos tempos (2 Tm 3.1-6) e buscar a Deus em todo o tempo, pois longe dEle não há vida. Ame a Deus de todo o coração (Mt 22.37) e permita que Ele seja o primeiro em todas as áreas da sua vida.


2- Preparado para cumprir a vontade dEle.
Vimos que o profeta Jonas, uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, em um ato de rebeldia, não priorizou a vontade de Deus; na verdade ele a desprezou. Jonas recebeu uma ordem de Deus, mas achou que poderia fazer o que bem entendesse da sua vida, afinal já era adulto. Muitos não pensam e agem exatamente dessa maneira. Mas você sabe quais são as consequências? Sabemos que a atitude de Jonas o levou para as profundezas do mar e depois para a barriga de um grande peixe (Jn 1.17). Valeu a pena? Não! Entretanto, o nosso Deus não desistiu dele. O Senhor não desiste de você! Depois de um período de provações o profeta se quebrantou e aprendeu uma importante lição a respeito da soberania divina.


3- Deus age como quer.
Precisamos entender que Deus não age de acordo com a nossa vontade ou comando (1 Sm 16.7; Ez 18.29). Seus planos são perfeitos, sua misericórdia é eterna e seus pensamentos são sempre melhores que os nossos (Jó 11.8; Sl 40.5; Is 30.18; 55-8-9). Às vezes, Deus permite situações difíceis em nossa vida para que a dor e o sofrimento mudem a nossa visão a respeito dEle e, principalmente, o nosso coração.


SUBSÍDIO 3
Professor(a), antes d e iniciar o comentário do tópico é importante ressaltar que “muitas teologias sistemáticas do passado tentaram classificar os atributos morais e a natureza de Deus. 
O Supremo Ser não se revelou simplesmente para transmitir-nos conhecimentos teóricos a respeito de si mesmo. Pelo contrário: a revelação que Ele fez de si mesmo está vinculada a um desafio pessoal.’ (HORTON. Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal Rio de Janeiro: CPAD. 1996. p. 125.).


CONCLUSÃO
Nós cremos que existe um Deus pessoal e infinito. Ele criou e governa o universo. Um dos seus atributos, o amor, foi revelado ao enviar seu Filho para salvar a humanidade (Jo 3.16). Mediante o sacrifício de Jesus a humanidade tem acesso à presença de Deus. A fé em Deus nos permite viver nesse mundo de forma vitoriosa, pois sabemos que para Ele nada é impossível, O que é Senhor onipotente, onisciente e onipresente, quer ter um relacionamento pessoal com cada um de nós.


HORA DA REVISÃO
1- O que é o Teísmo?
R. É “uma doutrina que, baseada na teologia natural e na teologia revelada, admite a existência de um Deus pessoal, Criador e Preservador de tudo que existe, e que, em sua inquestionável sabedoria, intervém nos negócios humanos.



2- O que é Ateísmo?
R. É uma doutrina que nega de maneira sistemática a existência de Deus.



3- Segundo a lição, quais as 3 formas do Ateísmo?
R. Especulativo, prático e militante.



4- Segundo a lição, no que cremos a respeito de Deus?
R. Cremos que Deus é eterno, onipotente, onipresente, onisciente e imutável.



5- Segundo a experiência do profeta Jonas, podemos fazer a nossa própria vontade?
R. Não. A vontade de Deus é sempre boa.
Comentarista: Eduardo Leandro Alves
EBD 4° Trimestre De 2023 | CPAD
  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário