27 de setembro de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/Cpad – Lição 01: Fé: O ponto de partida de uma vida com Deus

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
👉 Apresentem o título da lição:
Fé: O ponto de partida de uma vida com Deus
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Aline Barros - Rompendo em Fé 


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor


A Minha Fé é Poderosa-Milton Cardoso-(Corinho)


ESPÍRITO, ENCHE A MINHA VIDA (Harpa Cristã 688)


Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás

👇👇
Sugestão:
Para iniciar o estudo utilizem a:
Dinâmica: Semente da Fé
Objetivos:
- Refletir sobre os vários tipos de fé
- Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.

Material:
01 envelope de sementes da mostarda

01 rolo de durex

Papel ofício

Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.

- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, façam o seguinte:

Cortem pedaços de papel ofício(5cmx5cm), escrevam “Semente de Mostarda” e depois coloquem a semente e por cima num pedaço pequeno de durex transparente.

Procedimento:

- Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06.

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.

- Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.

- Leiam: Mc 4.31 e 32.

“É como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.

- Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.
Fonte da dinâmica, por Sulamita Macedo/Blogatitudedeaprendizblogspot.com.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Inicie a lição fazendo a seguinte pergunta:
O que é fé?
A Bíblia apresenta uma linda definição: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11.1). Ela é a plena confiança de que Deus está no controle de tudo; pela fé cremos que a Palavra de Deus é verdadeira; por ela temos absoluta confiança nas providências do Pai.



TEXTO PRINCIPAL
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
Hebreus 11.1.


LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Gl 5.6
A fé que opera por amor.

TERÇA – 1 Pe 1.7
A prova da fé.

QUARTA – 1 Pe 1.21
A fé e a esperança.

QUINTA – At 15.9
Purificando o coração pela fé.

SEXTA – Jo 1.12
Fé para se tornar filho de Deus.

SÁBADO – 2 Co 5.7
Andando por fé e não por vista.


OBJETIVOS
- ENTENDER o que é fé salvífica;
- EXPLICAR a relação entre fé e vida;
- DESTACAR a fé como dom e como fruto do Espírito Santo.


TEXTO BÍBLICO
Hebreus 11.3-6
3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.


5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.


INTRODUÇÃO
Graças a Deus por mais um trimestre de estudos bíblicos. Depois de estudar a respeito das Cartas Pastorais, estudaremos sobre a defesa da fé. Veremos questões importantes da apologética cristã na atualidade. A primeira lição será mais conceitual, pois estaremos construindo um alicerce para as demais questões.


I – A FÉ SALVÍFICA
1- Fé.
No Novo Testamento, esse termo é encontrado com bastante frequência. Contudo, você sabe o que significa? Segundo o Dicionário Houaiss, “fé é a absoluta confiança (em alguém ou algo); comprovação de algum fato.” Entretanto, o autor da Carta aos Hebreus tem a melhor definição: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1). O substantivo pistis (fé) e o verbo pisteuõ (crer) ocorrem mais de 240 vezes na Bíblia. Essas palavras têm uma grande importância no Cristianismo.

A igreja do primeiro século tratou da questão da fé com muito zelo, pois reconhecia a sua importância. A temática da fé também estava presente nas ações missionárias da Igreja Primitiva, pois os crentes anunciavam a fé em Cristo e faziam um convite ao arrependimento (At 3.19). Na atualidade, a mensagem da Igreja deve ser um chamado à fé salvadora. Pregações que não são cristocêntricas e que não exigem fé e arrependimento, são discursos que podem até produzir uma satisfação momentânea, mas não oferecem a alegria da salvação.


2- Confiança no testemunho que Deus dá.
Deus testemunhou da missão redentora de Jesus Cristo logo depois do batismo dEle por João (Mt 3.17). A fé em Jesus Cristo é necessária para obtermos a salvação e a vida eterna (Jo 3.15,16,18). A salvação é pela graça, entretanto é necessária a fé salvífica, que é um dom de Deus (Ef 2.8). O Espírito Santo é o único capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Nossa fé precisa estar firmada em Cristo e no seu sacrifício redentor (1 Co 15.3-11).


3- Crer mesmo não vendo.
A fé é a confiança irrestrita em Deus e na sua Palavra. Tomé, ao saber da ressurreição de Jesus, não acreditou. Disse que para crer era preciso ver o sinal dos cravos nas mãos de Jesus, mas o Salvador o repreende dizendo: “Porque me vistes, Tomé, crestes; bem-aventurado os que não viram e creram! (Jo 20.29).


PENSE!
Como anda a sua fé em Deus?


PONTO IMPORTANTE!
Arrependimento e fé são essenciais para a salvação.


SUBSÍDIO 1
Prezado (a) professor (a), inicie o tópico apresentando o conceito de fé encontrado na revista. Procure ressaltar que “a fé inclui uma sincera dedicação pessoal e fidelidade ao Senhor, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com o Pai e o Filho. Explique que a nossa fé em Deus precisa crescer e se fortalecer. Nós temos fé em uma Pessoal real e única o que nos leva a crescer, em confiança e obediênci
a capaz de gerar uma dedicação pessoal e amorosa.”


II- A FÉ E A VIDA
1- Fé e milagres. Você crê em milagres?
Qual seria o real propósito de Jesus ter operado tantos milagres? João afirma que os muitos sinais, milagres, realizados pelo Mestre tinham como objetivo levar as pessoas a crerem que Ele era o Cristo (Jo 20.31). João deixa evidente que, mais importante que os sinais, é a mensagem da cruz. É preciso pregar o Evangelho, mostrando que Jesus ainda realiza milagres, mas o seu maior feito em nosso favor foi e é a sua morte vicária.


2- Andar com fé.
O crente, que experimentou o milagre do Novo Nascimento, não está mais debaixo do jugo do pecado e não anda mais segundo aquilo que ele pode ver, com os seus olhos naturais (2 Co 5.7). O cristão não vive mais na prática do pecado, segundo o curso deste mundo, e também não teme mais a morte. Pois, para nós que cremos em Cristo a morte é apenas uma passagem para a vida eterna com Deus. Enfrentar o desconhecido pode até causar um receio, mas não medo, pânico. Graças a Deus, nós podemos desfrutar da mesma confiança que Paulo tinha na vida eterna. A fé, plantada pelo Senhor em nossos corações, nos leva a crer que a morte e a ressurreição de Jesus são reais, ainda que não tenhamos visto (1 Pe 1.8).


3- A fé e a volta de Jesus.
A esperança da salvação eterna, de habitar junto a Deus no Céu, é resultado de uma fé genuína em Jesus e nas Escrituras Sagradas. O crente aguarda a sua completa salvação crendo que, em breve, Jesus voltará para buscar a sua Igreja. Não sabemos o dia e nem a hora da sua vinda, mas temos fé de que Ele voltará (Mt 24.36). Porém, será que quando vier o Filho de Deus, encontrará fé na Terra? (Lc 18.8) Vivemos tempos trabalhosos, em que muitos estão vivendo uma grande frieza espiritual e não esperam mais a vinda de Jesus.


SUBSÍDIO 2
Prezado (a) professor(a), explique que o Cristianismo é a interpretação da existência que, como um sistema completo de super naturalismo, posiciona-se como a antítese do naturalismo ateísta. Um monoteísmo radical é também uma antítese polar do politeísmo. Ensinar que Deus é auto subsistente, pessoal, vivo, ético, dinâmico e soberano, é da mesma forma a antítese polar do panteísmo e do deísmo. Contudo, uma vez que a fé cristã defende a trindade da Divindade, ela deve ser fortemente diferenciada de tal espécie de monoteísmo como judaísmo ou islamismo. Estruturada sobre as atividades misericordiosas da revelação e da redenção, ela postula a criação do homem conforme a imagem divina; sua apostasia, sua culpa, sua predileção; mas sua possibilidade de perdão através dos milagres da encarnação, expiação e ressurreição – três elementos da divindade da história que têm seu ponto central em Jesus Cristo.”


III- FÉ: DOM E FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
1- A fé e os dons de curar.
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define que “o dom da fé se distingue da fé salvífica e da fé como fruto do Espírito; trata-se de uma fé especial usada num momento específico.” Para o crente receber os dons que estão relacionados em 1 Coríntios 12, é necessário ter fé. Sem fé não recebemos nada da parte de Deus. Em seu ministério terreno, ao visitar algumas cidades, Jesus não pôde realizar muitos milagres. Sabe por quê? Devido à incredulidade do povo: “E não fez ali muitas maravilhas por causa da incredulidade deles” (Mt 13.58). Há uma necessidade urgente em nossos dias de avivarmos a nossa fé colocando-a em ação. O Cristo revelado nos Evangelhos permanece o mesmo. Precisamos buscar a Deus em oração, jejum e leitura da Palavra a fim de experimentarmos uma fé viva, capaz de produzir boas obras, pois a fé sem as obras é morta (Tg 2.17).


2- A fé como fruto do Espírito.
O saudoso pastor Antônio Gilberto definiu de forma simples, porém profunda, a questão da fé como fruto do Espírito. Ele afirma que “diferentemente do dom da fé, a fé como fruto do Espírito cresce dentro de nós.” Fé e amor também caminham juntos. Sua fé em Jesus é evidenciada mediante suas ações, ou seja, seus frutos. Partindo do princípio de que a fé é a nossa confiança inabalável em Deus, ela pode ser comparada como o tronco de uma árvore e o amor é um dos seus frutos. Amor, fidelidade a Deus e paz são atributos de quem tem fé no Cristo ressurreto.


3- Fidelidade.
A fé produz novidade de vida e fidelidade, pois o servo de Deus é fiel ao seu Senhor, à sua igreja, liderança e família. Tomemos como exemplo Timóteo e Tito que, embora fossem ainda jovens, foram fiéis ao Senhor e a Paulo, cuidando da igreja com dedicação e amor. Infelizmente vivemos em um mundo em que as pessoas já não tem mais temor a Deus e são infiéis. Só quem já experimentou o Novo Nascimento pode viver de modo fidedigno nesse mundo tenebroso. O desejo de Deus para a sua vida é que você tenha fé diante das tribulações. No mundo temos tribulações, mas podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos, Cristo está conosco em todo o tempo (Mt 28.20).


CONCLUSÃO
Diante das situações adversas, tendemos a esfriar na fé, mas nesses momentos precisamos nos voltar para o Senhor. Talvez você esteja enfrentando um tempo difícil, mas peça que o Pai revigore a sua esperança em suas promessas. A fé em Deus é fundamental para que você vença o mundo (1 Jo 5.4). Então, busque ao Senhor e peça mais fé.


HORA DA REVISÃO
1- O que é fé de acordo com Hebreus 11.1?
R. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1).



2- Segundo a lição, o que é necessário para se obter a salvação?
R. A fé em Jesus Cristo.



3- Quem é capaz de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo?
R. O Espírito Santo.



4- Segundo o Evangelho de João, qual o propósito dos sinais realizados por Jesus?
R. Levar as pessoas a crerem que Jesus era o Cristo.




5- Como a Declaração de Fé das Assembleias de Deus define o dom da fé?
R. O dom da fé se distingue da fé salvífica e da fé como fruto do Espírito; trata-se de uma fé especial usada num momento específico.
Comentarista: Eduardo Leandro Alves
EBD 4° Trimestre De 2023 | CPAD

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário