Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
A história da Bíblia nos mostra que uma pessoa sem o temor de Deus, colocada em posição de poder, faz com que sua nação sofra.Como “sal da terra” e “luz do mundo”, precisamos ser vigilantes e escolher nossos candidatos com muita sabedoria. A política é algo sério e não dá para viver sem ela.
O QUE É POLÍTICA
Você sabe a origem desse termo? “O vocábulo ‘política’ vem do grego, polis, cidade-Estado”. Significava a vida em sociedade. Autores definem “política como a ciência do Estado”. Outros como a “ciência do poder”. Na verdade, somos todos políticos. Não existe na face da Terra uma pessoa ou nação que seja isenta de política, ou seja, apolítica, mesmo que não se goste dela.O filósofo Aristóteles já dizia que o homem é um “animal político”. A política tem como objetivo nobre a felicidade humana, preocupando-se com a felicidade individual (do homem em si) e a coletiva (do homem na cidade), e como ciência, estuda as várias formas de governo, bem como seus planejamentos que são capazes de assegurar uma vida mais agradável a todos cidadãos.
Até na igreja a política está presente (At 15.6, 25-28). Será? Contudo, o que temos visto em nossa sociedade é a chamada “politicagem”. Homens legislando em benefício próprio ou do seu partido. Para estes, os interesses dos cidadãos que os elegeram não importam. A Bíblia já nos adverte: “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se” (Pv 28.12 – ARC).
👇
Atividade interativa
Material
Prof. Seria interessante se você pesquisasse e levasse para a classe recortes de revistas e jornais cujo tema são escândalos na política.
Prof. Seria interessante se você pesquisasse e levasse para a classe recortes de revistas e jornais cujo tema são escândalos na política.
OU
A INTERNETE TAMBÉM É UM EXCELENTE RECURSO PARA UTILIZAR NA SALA PARA INFORMAÇÕES.
FAÇA DE ACORDO A REALIDADE DO MOMENTO
Quebrando a Rotina
Para esta aula, sugerimos que você promova um debate. * Divida a turma em dois grupos.
* Escreva no quadro as questões que serão debatidas.
* Cada grupo ficará com urna questão.
* Dê um tempo para que cada grupo discuta a questão.
* Depois, peça que os alunos formem um só grupo em círculo e que a conclusão a que chegaram seja exposta a todos.
👉Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias, porém permita que eles fiquem à vontade para expor suas ideias sem constrangimento algum. Precisamos ouvir e saber o que nossos alunos pensam para podermos atendê-los e ajudá-los em suas duvidas.
👇
Questões para serem debatidas:
👉 Como os cristãos devem agir diante de candidatos que se dizem crentes, mas que pertencem a partidos que defendem o aborto, a legalização das drogas e ideologias que ferem os princípios da Palavra de Deus?👇
👉 A Igreja do Senhor deve ter ou indicar candidatos políticos?Momento do louvor
- Movimente-se cante com alegria .
- Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
- Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Mara Lima - Santuário
Coração Igual ao Teu | DVD Tu Reinas | Diante do Trono
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
👉 Apresentem o título da lição:
A igreja e a Política
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivos:Introduzir o estudo sobre relação entre Igreja e Estado/Política.
Enfatizar que os cristãos têm deveres e direitos perante a Lei e o Estado.
Material:
01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de César como esta abaixo.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre a relação entre Igreja e Estado/Política e que os cristãos têm deveres e direitos perante a Lei e o Estado.
- Dentro deste contexto, vamos refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria “dar a César o que é de César”.
Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre a relação entre Igreja e Estado/Política e que os cristãos têm deveres e direitos perante a Lei e o Estado.
- Dentro deste contexto, vamos refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria “dar a César o que é de César”.
Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/Blog//atitudedeaprendizblogspot.com.
👇
Fonte e crédito/CPAD.
👇
Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: O Voto
Objetivo:Exercer o direito ao voto, através da escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
Material:
01 caixa de papelão pequena(servirá de urna)
Papéis pequenos para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
- Decidam para que a votação vai ser feita: escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
- Peçam para que alguns alunos se candidatem ou vocês apresentam as propostas para votação para uma atividade a ser realizada com a turma.
- Falem que o voto será direto e secreto.
- Apresentem uma urna(uma caixa) e as cédulas de votação.
- Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha, usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas ou votando na atividade para a turma.
- Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais aproximada ao do líder. Ou a atividade que vai ser realizada com a turma.
- Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes, ou a atividade ganhadora.
- Para concluir, falem: A votação aqui realizada é um ato de participação política, algo que como cidadãos temos o dever de participar.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.comPapéis pequenos para cada aluno
01 caneta
Procedimento:
- Decidam para que a votação vai ser feita: escolha dos líderes ou secretários da classe ou decisão de uma atividade para a turma.
- Peçam para que alguns alunos se candidatem ou vocês apresentam as propostas para votação para uma atividade a ser realizada com a turma.
- Falem que o voto será direto e secreto.
- Apresentem uma urna(uma caixa) e as cédulas de votação.
- Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha, usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas ou votando na atividade para a turma.
- Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais aproximada ao do líder. Ou a atividade que vai ser realizada com a turma.
- Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes, ou a atividade ganhadora.
- Para concluir, falem: A votação aqui realizada é um ato de participação política, algo que como cidadãos temos o dever de participar.
👇
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!
com todo o meu carinho...
MUITO IMPORTANTE
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
Nenhum comentário:
Postar um comentário