PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
👇
ATENÇÃO, COM SEUS FILHOS NA INTERNET
* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
INICIANDO A AULA:
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
O povo de Deus precisa de ajuda
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas
FARAÓ, FARAÓ
Minha Oração - Cristina Mel
O telefone do céu é a oração
TOC TOC TOC - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
Soldado Do Rei | DVD Crianças Diante do Trono
Cristina Mel A Força de Deus
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas.
Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Gazofilácio
Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho.
Adália Helena.
Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
· Ore com sua turma por sua aula.
As crianças precisam de aprender como e sobre o que devem orar.
A oração e o ensino são muito importantes na nossa Escola dominical.
Ali, as crianças podem aprender os princípios bíblicos sobre a oração e ver a oração demonstrada de forma bíblica. ESPAÇO DOS ALVOS
Que a criança aprenda a confiar em Deus diante das dificuldades.ESPAÇO DA BÍBLIA
" Deus é nosso refugio e a nossa força , socorro que não falta[...]."(Salmos 46.1)
Para contar a história
Convide 2 pessoas para se vestirem como hebreias, representando as parteiras Sifrá e Puá. Elas vão representar o diálogo abaixo (como uma peça teatral).
Introduza a história dizendo que o povo hebreu havia se tornado escravo no Egito, e que faraó, o rei do Egito, viu que o número de hebreus estava se multiplicando muito. Com medo de que eles ficassem numerosos demais e resolvessem se revoltar, faraó tomou um decisão horrível: mandou matar os meninos hebreus. Para isso, ele chamou as parteiras (mulheres que ajudavam os bebês a nascer) hebreias Sifrá e Puá, e deu a elas a ordem de que, quando nascessem meninas, elas poderiam deixar viver. Mas se fossem meninos, elas deveriam matar.
O que será que elas fizeram? Vamos “viajar no tempo” e ver o que aconteceu. (Entram Sifrá e Puá, com expressão de tristeza e desespero.)
Sifrá (com voz de choro): “Eu não acredito, não posso acreditar...”
Puá (falando alto, revoltada): “Esse faraó é mesmo um monstro!!!! Mandar a gente matar os bebês? Ele só pode estar louco!”
(As duas se olham e se abraçam, chorando.)
Sifrá: “Puá, o que vamos fazer? Pense na tristeza das mães, pense no sofrimento que vamos causar... Eu me arrepio só de pensar...”.
Puá: “Não sei, minha amiga. Mas uma coisa eu sei. Não vou matar bebês. De jeito nenhum”.
Sifrá: “Mas, Puá, não podemos desobedecer a uma ordem do rei. Se fizermos isso, ele vai mandar
nos matar!”.
Puá: “Pois eu prefiro morrer a destruir a vida das crianças e das suas famílias”.
Sifrá: “Ah, não, meu Deus, sou tão jovem para morrer! Mas eu também não vou matar os bebês”.
(Chora mais alto.)
Puá: “Calma, Sifrá, Deus vai nos dar uma saída. Não podemos cumprir essa ordem. Vamos orar.
Deus nos dirá o que fazer”.
(Elas se ajoelham e oram. De repente, Puá se levanta.)
Puá: “Tive uma ideia, Sifrá. É arriscada, mas, se Deus nos ajudar, vamos nos livrar dessa ordem. Vamos continuar ajudando no parto das egípcias e vamos ensinar as mulheres hebreias a
terem seus filhos sozinhas, com ajuda da família. Depois que o bebê nascer, aí,sim, nós vamos às suas casas. Se o rei nos chamar, vamos dizer a ele que as mulheres hebreias são mais fortes e
têm seus filhos antes de nós conseguirmos chegar”.
Sifrá (um pouco mais animada): “Pode funcionar. Mas você acha que o faraó vai acreditar
em nós?”.
Puá: “Como eu te disse, é uma ideia arriscada.... mas eu não vejo outra saída. Estamos combinadas?”.
Sifrá: “Sim. Vamos continuar orando para que Deus nos ajude!”.
(Enquanto as personagens estão orando, continue narrando a história...)
Narrador: Sifrá e Puá fizeram o que foi combinado. Sempre que uma hebreia ia ter filhos, elas
esperavam até que o bebê tivesse nascido. (As personagens se levantam e se abraçam, sorrindo, fazem sinal de positivo e saem.) Dessa maneira, pela compaixão das parteiras, muitos meninos foram
salvos da morte. Um dia, porém... (entra Puá, com cara de preocupada, segurando um pequeno rolo
aberto nas mãos).
Puá: “Eu sabia, eu sabia... (chama a amiga) Sifrá, venha aqui.”
Sifrá: (chega toda animada, mas ao ver o rosto da amiga, pega o rolo e começa a chorar): “O rei nos chamou. Estamos perdidas!”.
Puá: “Não sofra ainda, Sifrá. Deus vai nos ajudar. (Levanta as mãos em atitude de oração.) Deus de
Abraão, de Isaque e de Jacó, tivemos compaixão das crianças do nosso povo. Por favor, tenha compaixão de nós e nos livre das mãos de faraó.”.
Sifrá: “Amém! (seca os olhos) Vamos, Puá. O faraó está esperando. Que Deus tenha misericórdia de nós”.(Saem as duas. Deixe que as crianças fiquem em suspense por algum tempo, imaginando o que
aconteceu com as parteiras. Depois de alguns instantes, elas voltam sorrindo e pulando.)
Puá: “Aleluia! Só Deus mesmo para amolecer o coração de faraó. Estamos salvas, Sifrá, estamos salvas!!!”.
Sifrá: “Graças a Deus, Puá, graças a Deus! Estou tão feliz que está me dando vontade de chorar...”.
Puá: “Chega de choro, amiga. Vamos contar a novidade para nossa família! A bondade do Senhor dura para sempre! Aleluia!!!”.
Sifrá: “Aleluia!”.
(Saem abraçadas.)
Introduza a história dizendo que o povo hebreu havia se tornado escravo no Egito, e que faraó, o rei do Egito, viu que o número de hebreus estava se multiplicando muito. Com medo de que eles ficassem numerosos demais e resolvessem se revoltar, faraó tomou um decisão horrível: mandou matar os meninos hebreus. Para isso, ele chamou as parteiras (mulheres que ajudavam os bebês a nascer) hebreias Sifrá e Puá, e deu a elas a ordem de que, quando nascessem meninas, elas poderiam deixar viver. Mas se fossem meninos, elas deveriam matar.
O que será que elas fizeram? Vamos “viajar no tempo” e ver o que aconteceu. (Entram Sifrá e Puá, com expressão de tristeza e desespero.)
Sifrá (com voz de choro): “Eu não acredito, não posso acreditar...”
Puá (falando alto, revoltada): “Esse faraó é mesmo um monstro!!!! Mandar a gente matar os bebês? Ele só pode estar louco!”
(As duas se olham e se abraçam, chorando.)
Sifrá: “Puá, o que vamos fazer? Pense na tristeza das mães, pense no sofrimento que vamos causar... Eu me arrepio só de pensar...”.
Puá: “Não sei, minha amiga. Mas uma coisa eu sei. Não vou matar bebês. De jeito nenhum”.
Sifrá: “Mas, Puá, não podemos desobedecer a uma ordem do rei. Se fizermos isso, ele vai mandar
nos matar!”.
Puá: “Pois eu prefiro morrer a destruir a vida das crianças e das suas famílias”.
Sifrá: “Ah, não, meu Deus, sou tão jovem para morrer! Mas eu também não vou matar os bebês”.
(Chora mais alto.)
Puá: “Calma, Sifrá, Deus vai nos dar uma saída. Não podemos cumprir essa ordem. Vamos orar.
Deus nos dirá o que fazer”.
(Elas se ajoelham e oram. De repente, Puá se levanta.)
Puá: “Tive uma ideia, Sifrá. É arriscada, mas, se Deus nos ajudar, vamos nos livrar dessa ordem. Vamos continuar ajudando no parto das egípcias e vamos ensinar as mulheres hebreias a
terem seus filhos sozinhas, com ajuda da família. Depois que o bebê nascer, aí,sim, nós vamos às suas casas. Se o rei nos chamar, vamos dizer a ele que as mulheres hebreias são mais fortes e
têm seus filhos antes de nós conseguirmos chegar”.
Sifrá (um pouco mais animada): “Pode funcionar. Mas você acha que o faraó vai acreditar
em nós?”.
Puá: “Como eu te disse, é uma ideia arriscada.... mas eu não vejo outra saída. Estamos combinadas?”.
Sifrá: “Sim. Vamos continuar orando para que Deus nos ajude!”.
(Enquanto as personagens estão orando, continue narrando a história...)
Narrador: Sifrá e Puá fizeram o que foi combinado. Sempre que uma hebreia ia ter filhos, elas
esperavam até que o bebê tivesse nascido. (As personagens se levantam e se abraçam, sorrindo, fazem sinal de positivo e saem.) Dessa maneira, pela compaixão das parteiras, muitos meninos foram
salvos da morte. Um dia, porém... (entra Puá, com cara de preocupada, segurando um pequeno rolo
aberto nas mãos).
Puá: “Eu sabia, eu sabia... (chama a amiga) Sifrá, venha aqui.”
Sifrá: (chega toda animada, mas ao ver o rosto da amiga, pega o rolo e começa a chorar): “O rei nos chamou. Estamos perdidas!”.
Puá: “Não sofra ainda, Sifrá. Deus vai nos ajudar. (Levanta as mãos em atitude de oração.) Deus de
Abraão, de Isaque e de Jacó, tivemos compaixão das crianças do nosso povo. Por favor, tenha compaixão de nós e nos livre das mãos de faraó.”.
Sifrá: “Amém! (seca os olhos) Vamos, Puá. O faraó está esperando. Que Deus tenha misericórdia de nós”.(Saem as duas. Deixe que as crianças fiquem em suspense por algum tempo, imaginando o que
aconteceu com as parteiras. Depois de alguns instantes, elas voltam sorrindo e pulando.)
Puá: “Aleluia! Só Deus mesmo para amolecer o coração de faraó. Estamos salvas, Sifrá, estamos salvas!!!”.
Sifrá: “Graças a Deus, Puá, graças a Deus! Estou tão feliz que está me dando vontade de chorar...”.
Puá: “Chega de choro, amiga. Vamos contar a novidade para nossa família! A bondade do Senhor dura para sempre! Aleluia!!!”.
Sifrá: “Aleluia!”.
(Saem abraçadas.)
Fonte: afontedevida.blogspot.com
Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Êxodo 1. 6-22
6 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
12 Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14 Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
16 E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
19 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
12 Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14 Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
16 E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
19 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.
Fonte: Bíblia Almeida Corrigida Fiel
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Ovelhinhas de Cristo.
Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
ALUNO(A)
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração.
Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil).
Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil).
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] Tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] Tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Êxodo 1. 6-22
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Escola Bíblica Infantil
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Deixe ele conduzir sua vida
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Leia a Bíblia
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5)
👉 Fonte Consultada:
Créditos lição/ Revista-CPAD
- Editora-Telma Bueno
- Comentarista Verônica Araújo
-Editora Responsável pela Revista de Maternal/CPAD.
👇Fontes consultadas:
Créditos:
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
Adaliahelena.blogspot.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal. aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Vamos lá!!!
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
👇👇
Aos Pais!!! Recado de Deus
Jesus e as crianças
Jesus não veio a terra na idade adulta. Ela entrou no nosso mundo como criança, em Belém (Lucas 2:7). Jesus sabe o que é ser criança. Quando o autor do livro de Hebreus nos lembrou que “não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado (provado) em todas as cousas, a nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15), e estava incluindo as crianças . O Senhor sabe e se importa com os temores, necessidades, expectativas e desejos das crianças.
Os evangelhos mostram que Jesus gostava das crianças. Ele as encontrava em toda parte em suas viagens, elas ouviam Seus ensinamentos e viam os Seus milagres. Procuravam- e recebiam- a Sua atenção (Marcos 10:13-16). Em todos os relatos do Evangelho, a reação do Senhor a elas de aceitação e amor. Um olhar para as atitudes de Jesus durante esses encontros pode ajudar-nos a aprender como nos relacionar com as crianças em nossa vida. Para tirar o máximo proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que mostram Jesus em ação e tome tempo para meditar sobre cada ponto.
Ø Jesus respeitava as crianças (Mateus 18:10)
Ø Ele reservava tempo para dar atenção aos meninos e meninas e usou o comportamento deles para ilustrar Seus ensinos. (Mateus 7:9-11); Lucas 7:32;11:7).
Ø O Senhor Se identificou com as crianças (Mateus 18:5; Marcos 9:37).
Ø Jesus passou tempo com as crianças (Marcos 10:14)
Ø Ele as abençoou (Marcos 10:16).
Ø Ele as alimentou (Mateus 14:21)
Ø Ele as curou (Mateus 17:14-21; Marcos 5:22-24;35-43; João 4:46-54).
Ø Ele permitiu que elas O ajudassem (João 6:9-11)
Ø Ele recebeu com agrado os louvores das crianças, afirmando serem valiosos aos olhos de Deus (Mateus 21:15,16).
Ø Jesus elogiou a fé simples das crianças e aconselhou os adultos a imitarem-nas (Mateus 18:3, 4)
Ø O Senhor se preocupou com o bem-estar espiritual delas e veio prover a sua Salvação (Mateus 18:2, 10-14).
Ø Ele quer que compartilhemos as Suas Boas Novas com elas (Marcos 16:15).
Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças/elaborada com a APEC – Editora Hagn
Ministério Infantil IIGD Sede Sorocaba
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
👆
MUITO BOM!!!! EXCELENTE!!!!
ResponderExcluir