10 de março de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 11: Jesus, O Senhor da Igreja

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Prof. É inegável o senhorio de Cristo sobre a Sua igreja. 
Paulo, quando fala de muitos membros (1Co 12.20), está se referindo aos que existem no corpo de Cristo, ele afirma que Deus colocou os membros no corpo "cada um deles como quis",1Co 12.18. O verbo grego "tithemi" dá ideia de colocar no lugar apropriado, externando que não existe coincidência no corpo de Cristo; assim, o propósito estabelecido por Deus é colocar cada membro no seu devido lugar. Notemos bem que Deus, em Sua Sabedoria e Onisciência, sabe as potencialidades e as fragilidades de cada membro, por isso, como Senhor da igreja, estabelece cada um no seu devido lugar. É necessário entender que, no corpo de Cristo, nenhum membro sobrevive sem a interdependência do outro, pois somos extensão uns dos outros. Sendo Cristo a cabeça da Igreja (Ef 4.15), o comando precisa vir dEle, porque é do cérebro que vêm os estímulos, para que os membros exerçam suas funções para o crescimento do corpo.

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Presença/Grupo nova dimensão


É Só Chamar pelo Seu Nome/Grupo nova dimensão


Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)


Jesus Cristo Mudou Meu Viver 

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  1Coríntios 12.12-31
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;

23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.


VERSÍCULO DO DIA
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
  Mateus 16.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Reconhecer o senhorio de Cristo sobre a Igreja.
- Identificar que Cristo age no seio da Igreja.
- Compreender que Deus galardoará Seus santos.


VERDADE APLICADA
Jesus estabeleceu a Igreja, e como Seu Senhor, outorgou-lhe autoridade e poder para que seja Sua representante na terra.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que os cristãos preguem o Evangelho com poder e autoridade.


INTRODUÇÃO
A Igreja foi estabelecida nesta terra como representante de Cristo, apesar de todas as perseguições e conspirações do inimigo no decorrer da História. Ela permanece de pé e triunfante, pois Jesus Cristo é o Seu Senhor.


PONTO CHAVE
Os crentes não precisam temer os levantes do inimigo nem as perseguições, pois o Senhor Jesus Cristo é o sustentáculo da Igreja.


1 - ELE ANDA NO MEIO DOS CASTIÇAIS
O Apóstolo João, quando estava na ilha de Patmos, teve uma visão esplendorosa e nela é possível ver o Filho do Homem andando no meio dos sete castiçais de ouro (Ap 1.12-13). Fica claro neste texto que Jesus está no meio da Igreja, como seu Senhor.


1.1. Uma Igreja dirigida por Jesus
Como prometido, Jesus deixou o Seu Espírito para guiar a Igreja após Sua partida (Jo 16.7). Em Atos dos Apóstolos, vemos o Espírito Santo direcionando a greja a enviar missionários (At 13.1-3); alterando o itinerário do Apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária (At 16.6-10). A Igreja tem um Senhor e por isso precisa obedecer às ordens que vem da cabeça, que é Cristo (Ef 5.23). No exercício da vida eclesiástica, não existe lugar para os achismos humanos todas as nossas decisões devem passar pela anuência de Cristo.


1.2. Uma Igreja vitoriosa
Mesmo diante das perseguições enfrentadas no primeiro século da era cristã, quando cristãos foram martirizados em várias partes do mundo, as heresias assolando muitas igrejas que foram berços do cristianismo, como advertido pelo Apóstolo Paulo (1Tm 4.1-5), e o período das trevas com os desvios doutrinários, cismas e a união da igreja com o Estado, a igreja não acabou nem sucumbiu a isto; antes, seguiu pujante, pois está debaixo de uma promessa maravilhosa: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). Esta Obra não nasceu no coração de homem, mas no coração de Deus, e por isso, mãos humanas não conseguem parar este povo revestido de poder.


REFLETINDO
Quanto mais a igreja é perseguida, mais ela cresce. No passado, o sangue dos mártires serviu de semente para o crescimento. Tertuliano


2 - O COOPERADOR JUNTO AOS DISCÍPULOS

Jesus investiu tempo em Seus discipulos para objetivando treiná-los afim de que continuassem a Obra após a Sua partida. Ele prometeu não deixá-los órfãos, enviando assim o Consolador. O evangelista Mateus registra a promessa de Jesus, quando disse que permaneceria com Seus discípulos até a consumação dos séculos (Mt 28.20).


2.1. A presença de Jesus em Seus discípulos
No Evangelho de Marcos, percebe-se que Jesus cooperava com os discípulos, confirmando a palavra com sinais e milagres (Mc 16.20). Atos dos Apóstolos, sendo um dos maiores relatos bíblicos da igreja no primeiro século da era cristã, evidenciam que, em todos os instantes, Jesus esteve com Seus discípulos, ajudando-os na execução da obra; seja na pregação do Evangelho, presos em cadeias, ou em situações adversas, os discípulos contavam com a presença de Jesus através de Seu Espírito para ajudá-los. Paulo, na ocasião do naufrágio, foi avisado que a embarcação se perderia, mas as vidas seriam poupadas (At 27.23-25). Jesus é Bom e Ele sempre estará conosco!


2.2. Jesus na vida dos mártires

Infelizmente, devido a perseguição, muitos cristãos perderam a vida. O primeiro deles foi Estevão, um dos escolhidos para ser diácono, reconhecido por ser um homem de fé e cheio do Espirito Santo (At 6.5). Durante a sua pregação, os religiosos o acusaram de blasfêmia e começaram a apedrejá-lo, porém Estevão viu os céus abertos e Jesus, que estava à direita de Deus (At 7.55). Assim como aconteceu na vida de Estevão, vários outros santos que morreram diante das feras ou ao fio da espada desfrutaram da presença de Deus. Paulo chegou a dizer que a morte não nos separa do amor de Deus (Rm 8.38-39).


3 - O GALARDOADOR DOS SANTOS
Jesus, como Senhor da Igreja, conhece a obra que cada um desenvolve no Reino, bem como a motivação, por isso Ele galardoará cada um segundo as suas obras (Rm 2.6). Sabendo desta verdade, precisamos abundar na Obra de Deus para recebermos o nosso galardão.


3.1. A certeza do galardão

O Jesus enfatiza para João no livro das Revelações: "Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Ap 22.12). Esta certeza também foi dita pelo Apostolo Paulo, no fim de sua vida, ao dizer que sua coroa estava esperando por ele (2Tm 4.8). É maravilhoso saber que tudo aquilo que fazemos para Deus terá o seu galardão; o escritor aos Hebreus chega a dizer que Deus não é injusto para se esquecer de nossas obras (Hb 6.10). Por mais que sejamos reconhecidos nesta terra, o reconhecimento na eternidade será infinitamente maior; então, não se iluda com a vida terrena.


3.2. Advertência para não perdermos o nosso galardão
Em nossa vida abundante na Obra de Deus, experimentamos momentos auspiciosos na presença de Deus; acumulando a cada dia mais tesouros e recompensas eternas, mas Jesus nos adverte a vigiar para
não perdermos o nosso galardão (Ap 3.11). João, em sua segunda epistola, diz para cada um cuidar de sua própria vida para não perder o que tem ganhado, mas sim receber inteiro galardão (2Jo 1.8). Não podemos nos estribar em nosso histórico de vida ou pelo tempo que trabalhamos para Deus. Qualquer erro pode colocar tudo a perder, por isso é necessário vigiar, pois o Diabo vive ao derredor buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8). Que Deus nos ajude!


CONCLUSÃO
Como Senhor da Igreja, Jesus nos garante a vitória, independentemente das situações ou circunstâncias em que Sua noiva se encontra.

* Através de Diocleciano, a igreja enfrentou um dos maiores desafios de sua História, porém, com a presença de Jesus, os cristãos venceram e seguiram pujantes. Após um periodo de aproximadamente 300 anos de grande perseguição no Império Romano, foi assinado o Edito de Milão (313 d.C.; encerrando-se as perseguições, pois o Império Romano seria neutro em questão religiosa. Em 380 d.C, através de Teodósio, o Cristianismo foi considerado religião oficial.
* O nosso Senhor nos alistou para uma grande batalha e, com certeza, seremos recompensados pelo excelente trabalho prestado a Ele.
Fonte: Revista Betel Conectar


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo



Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário