3 de março de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 10: Jesus, O Nome Acima de Todos os Nomes

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Prof. Filipenses 2.6-11, apresenta uma profundidade verdade teológica.
A primeira ênfase está na humilhação de Jesus, a ponto dEle se esvaziar, assumindo a forma de servo e sendo obediente até a morte, e morte de cruz. O verbo esvaziar do grego "kenosis", mostra que Jesus abriu mão de Sua forma igual a Deus para se fazer semelhante a um servo ("doulos"); sujeitando-se às ordens de Seu Senhor.
- Quando olhamos para a expressão servo ("doulos"), percebemos que Sua vontade estava em cumprir o desígnio de Deus, isto é, revelar-se como um humilde camponês da Palestina do primeiro Século. Por amor a humanidade, Jesus passou a ser servo e se submeteu a escárnios, sofrimento, perseguição, julgamento, morte por crucificação.
O resultado de tudo isso foi a remissão da humanidade e a exaltação por parte do Pai. Jesus é o maior exemplo de como ser servo. Ele nos ensinando que aqueles que se humilham serão exaltados. A ressurreição e ascensão de Cristo são provas de Sua divindade.


 
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Buscai Primeiro - Corinhos Evangélicos


Então se Verá - Vencedores por Cristo - 1988


Jesus está voltando Damares voz e letra


VAI ABALAR, QUANDO JESUS VOLTAR O MUNDO VAI ABALAR

Harpa Cristã: 63

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 

Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👇
TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Filipenses 2.6-11
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

 
VERSÍCULO DO DIA
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4.12.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender o senhorio de Cristo;
- Identificar Jesus como O Salvador do mundo;
- Compreender Jesus como Rei dos reis.


VERDADE APLICADA
Jesus sofreu as mais terríveis humilhações e torturas, mas Deus O exaltou, dando-lhe poder no céu e na terra.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o senhorio de Cristo seja por todos reconhecido.


LEITURA SEMANAL

Seg At 2.36
Deus fez de Jesus Senhor e Cristo.

Ter At 5.31 
Deus colocou Jesus como príncipe e salvador.

Qua Mt 1.21 
O seu nome será Jesus.

Qui Ap 19.16 
Jesus é o Reis dos reis e Senhor dos senhores.

Sex At 2.33 
Jesus exaltado à destra de Deus.

Sab 1Tm 6.15 
Jesus, o único Senhor poderoso.


INTRODUÇÃO
Jesus Cristo foi exaltado a ponto de ter Seu nome acima de todos os nomes, ou seja, Seu nome é superior a qualquer homem, seja na terra, embaixo da terra e acima dos céus, e isso mova o Seu poder, senhorio e reinado sobre todas as coisas.


PONTO CHAVE
Deus colocou todas as coisas subordinados a Cristo; Ele é Senhor de tudo e Rei do universo.


1 - JESUS COMO SENHOR DOS SENHORES
Jesus está assentado no trono celestial e governa todas as coisas, por isso Ele é Senhor dos senhores, ou seja, Ele domina sobre tudo e sobre todos. Ele esteve com o Pai na Criação, sendo assim, Senhor do universo.


1.1. Após a humilhação, vem a exaltação
O Texto Sagrado diz que foi Deus quem exaltou soberanamente a Jesus, dando-Lhe um nome acima de todos os nomes. O termo grego usado no texto "hyperypsoo", mostra que Jesus foi exaltado para a mais elevada posição possível. A autoridade recebida (do grego "exousia"), Mt 28.18, está no fato de que, através de Sua morte e ressurreição, Ele cumpre a exigência da lei, em relação à justiça divina, tornando-se réu e assumindo para Si a culpa do pecado (Rm 8.3). Cumpre ainda a exigência do amor por morrer por nós, quando ainda éramos inimigos de Deus (Rm 5.10). Cristo é poderoso e é Senhor de toda a terra!


1.2. Reconhecimento de todos os seres
O texto bíblico diz que todo joelho dos que estão nos céus, na terra e embaixo da terra se dobrarão ao nome do Senhor e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor (Fp 2.10-11). Não existe nenhum ser que deixará de se curvar diante do senhorio de Cristo, o que significa dizer que o Seu senhorio aponta o ponto mais elevado da salvação. Dentro da visão apocalíptica, observamos que Jesus será reconhecido como Senhor de toda a terra. Por mais que a ciência e as pessoas neguem Sua existência chegará o dia em que todos terão que reconhecê-lo como o Messias.


REFLETINDO
O Mundo moderno será melhor quando reconhecer que Jesus é Senhor de todas as coisas, único Salvador e Rei sobre todos os reinos do mundo. John Stott


2 - JESUS COMO SALVADOR
O próprio Jesus deixou claro ao dizer que só existe um caminho para Deus, ao dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Pelo Texto Sagrado não existe outro jeito, Jesus é o único meio que conduz o homem a salvação, portanto; Ele é o Salvador!


2.1.O nome Jesus tem poder
Durante um sonho dado a José, quando este planeja deixar Maria devido sua gravidez, o Anjo do Senhor lhe disse que o nome do menino seria JESUS, pois este salvaria o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21). O oficio, ministério e o destino de Jesus estavam determinados. Pedro, em sua pregação afirma que, "em nenhum outro há salvação, nem outro nome há que possa nos salvar" (At 4.12). O nome de Jesus tem poder para nos salvar dos espíritos imundos (Mt 15.21-28), das enfermidades fisicas (Mt 9.18-26), da alma e do pecado (Mt 9.1-8).


2.2. O único mediador entre Deus e os homens
Jesus é a porta de acesso a Deus, foi Ele quem abriu o acesso a Deus através de Seu sangue derramado de forma expiatória. Paulo enfatiza que só existe um mediador entre Deus e os homens, e Seu nome é Jesus Cristo (1Tm 2.5). Jesus assevera também que "ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6). Estes textos não deixam margem para se dizer que existe corredentora ou corredentor ou que a salvação precisa de algo a mais. Através de Jesus, somos salvos de nossos pecados e passamos a fazer parte da família de Deus. Agora não somos mais estrangeiros, mas somos cidadãos do céu e filhos de Deus, Ele nos outorgou tal filiação (Jo 1.11-12).


3 - JESUS COMO REI DOS REIS
Os homens, de forma irônica, escreveram uma epigrafe na cruz de Jesus que o identificava como o Rei dos Judeus, mas Deus O colocará como Rei e Juiz sobre toda terra! Nenhum império terreno se assemelha ao Reino de Deus, pois este Reino não terá fim!


3.1. O Seu reino será eterno
Desde o estabelecimento da monarquia em Israel, percebemos os altos e baixos de uma nação, bem como a vida descompromissada de seus reis. Outra característica marcante é a transitoriedade de seus domínios e reinados, porém as Escrituras nos garantem que Jesus reinará eternamente e o Seu Reino não terá fim (Lc 1.33). Conforme o relato de Zacarias 14.9, o Senhor será Rei de toda terra e o Seu nome será o Senhor. Aquele que veio montado em um jumentinho e com uma coroa de espinhos voltará com poder e grande glória com o cetro na mão para reinar sobre o universo (Zc 9.9-10). Aleluia, Jesus é o nosso Rei!


3.2. Um Rei que julga com retidão

Jesus foi considerado réu de morte perante o sinédrio (Mt 26.66); hoje Ele é o nosso Advogado (1Jo 2.1), mas Ele será constituído Rei e Juiz de toda terra; e a base do Seu trono é justiça e juízo (Sl 89.14). Todos aqueles que foram desobedientes ao Evangelho, ao se rebelarem contra Deus, será o julgados e condenados. No Reino de Deus, não haverá espaço para a corrupção. Além de Rei, Ele será Juiz de toda terra. A Bíblia diz que as nações andarão na Sua luz (Ap 21.24) e a terra será cheia do conhecimento da glória do Senhor (Hc 2.14). Neste Reino, as bem-aventuranças, descritas em Mateus 5.1-10, são uma realidade.


CONCLUSÃO
Todos os homens e seres vivos que existem reconhecerão o senhorio de Jesus Cristo sobre todas as coisas.

* No mundo corporativo, vemos muitas pessoas querendo chefiar, e não servir. Jesus nos ensina que, em Seu Reino, quanto maior a posição que ocupamos, maior será o serviço que prestaremos e, consequentemente, as recompensas virão pela excelência no servir.

Deus exaltou Jesus de forma sobrenatural, mas antes, Jesus sofreu as mais terríveis agruras e humilhação diante dos homens.
Fonte: Revista Betel Conectar



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo



Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12: 7b.
Seja imitador de Deus.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário