O porta-voz do governo iraniano Ali Rabiei alertou Israel na terça-feira sobre o risco de “cruzar as linhas vermelhas” após o recente ataque a uma instalação ligada ao programa nuclear iraniano, que, segundo ele, “não pode parar nada”.
Um “oficial de inteligência do Oriente Médio” citado pelo The New York Times indicou que Israel era responsável pelo ataque ao complexo nuclear de Natanz, localizado no centro do país, a cerca de 270 quilômetros de Teerã, no qual implantou uma “bomba poderosa” .
Nesse sentido, o porta-voz do governo iraniano apontou em uma entrevista coletiva que “alguns meios de comunicação tentaram criar uma imagem poderosa para o regime israelense e atribuíram o incidente a ele”, enquanto “os funcionários do regime usurpador se recusaram a aceitar a responsabilidade”.
“O regime israelense deve estar ciente de que a criação de uma narrativa que infrinja as regras sobre qualquer ataque às nossas instalações nucleares, mesmo que seja apenas propaganda, é vista como um passo no caminho para violar as linhas vermelhas, da paz e da “segurança mundial”, relata Mehr .
Por outro lado, o porta-voz confirmou que o incidente “não teve efeito no processo de enriquecimento de urânio” e que “as instalações de Natanz estão ativas como antes”. Ele também insistiu que as atividades nucleares do Irã “são pacíficas” e que, apesar da “hostilidade dos inimigos”, o programa nuclear do país persa “não pode ser interrompido”.
“Nem tudo o que acontece no Irã tem a ver conosco”
Teerã confirmou na semana passada que ocorreu um “acidente” em uma estrutura de construção em uma área aberta do site nuclear de Natanz. As autoridades iranianas garantiram que não há vazamentos de material radioativo, uma vez que não havia materiais nucleares no local afetado. Após o incidente, vários meios de comunicação e autoridades iranianas levantaram a idéia de que o local era o possível alvo de um ataque cibernético por Israel ou pelos EUA. As autoridades da república islâmica também declararam que “a causa e a forma do incidente eles anunciarão no momento apropriado “.
Por seu lado, o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, rejeitou as especulações sobre o envolvimento de seu país no incidente recente, afirmando ainda “não ter certeza” se os iranianos sempre seguem os protocolos de segurança em suas instalações estratégicas.
“Todo mundo pode suspeitar de nós o tempo todo. Mas nem todos os incidentes que ocorrem no Irã necessariamente têm algo a ver conosco”, disse Gantz, citado pelo The Jerusalem Post. Ao mesmo tempo, o ministro enfatizou que um Irã nuclear representa uma ameaça para Israel.
Fonte: RT.
Últimos Acontecimentos Bíblico é Notícias
Últimas Noticias
E ouvireis de guerras e de rumores de guerras: Mateus 24:6
Nenhum comentário:
Postar um comentário