Adultos: Maravilhosa Graça – O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos
Lição 04: Os benefícios da justificação
Lição 04: Os benefícios da justificação
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Os benefícios da justificação.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Carta de Alforria”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Carta de Alforria
Objetivo: Estudar sobre os benefícios da justificação.
Material:
Corrente de metal ou confeccionada com papel.
Procedimento:
- Escolham um aluno e coloquem nele a corrente prendendo suas mãos.
- Falem: No passado, muitas pessoas eram escravas e viviam sob o domínio do seu senhor. Mas, chegou um tempo em que os escravos foram libertos por seus donos, quando recebiam Carta de Alforria.
Carta de Alforria? É um documento no qual um proprietário de escravo liberta seu próprio escravo, abrindo mão de direitos de propriedade sobre ele.
- Perguntem:
Já imaginaram a situação de um escravo que recebia Carta de Alforria?
Quais os pontos que podemos apontar deste ato de liberdade para ele?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Ele está representando a humanidade escravizada pelo pecado, sob o domínio de Satanás. O Diabo deseja que todos permaneçam sob seu domínio, mas ele não é o nosso dono.
Jesus pagou o preço do resgate por nós e nos libertou da escravidão do pecado, tornando-nos justos, sem culpa, para gozar da liberdade em Deus.
Nesse momento, o aluno rompe a corrente.
- Em seguida, perguntem:
Quais os benefícios que nós podemos gozar desta liberdade e de ser justificados?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: É sobre os benefícios da justificação o tema da aula de hoje.
- Agora, iniciem o estudo do tema.
Por Sulamita Macedo.
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Os benefícios da justificação.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Carta de Alforria”.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Carta de Alforria
Objetivo: Estudar sobre os benefícios da justificação.
Material:
Corrente de metal ou confeccionada com papel.
Procedimento:
- Escolham um aluno e coloquem nele a corrente prendendo suas mãos.
- Falem: No passado, muitas pessoas eram escravas e viviam sob o domínio do seu senhor. Mas, chegou um tempo em que os escravos foram libertos por seus donos, quando recebiam Carta de Alforria.
Carta de Alforria? É um documento no qual um proprietário de escravo liberta seu próprio escravo, abrindo mão de direitos de propriedade sobre ele.
- Perguntem:
Já imaginaram a situação de um escravo que recebia Carta de Alforria?
Quais os pontos que podemos apontar deste ato de liberdade para ele?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Ele está representando a humanidade escravizada pelo pecado, sob o domínio de Satanás. O Diabo deseja que todos permaneçam sob seu domínio, mas ele não é o nosso dono.
Jesus pagou o preço do resgate por nós e nos libertou da escravidão do pecado, tornando-nos justos, sem culpa, para gozar da liberdade em Deus.
Nesse momento, o aluno rompe a corrente.
- Em seguida, perguntem:
Quais os benefícios que nós podemos gozar desta liberdade e de ser justificados?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: É sobre os benefícios da justificação o tema da aula de hoje.
- Agora, iniciem o estudo do tema.
Por Sulamita Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário