19 de fevereiro de 2016

Noticia: Venezuela desvaloriza moeda em 37% e sobe preço da gasolina

A Venezuela desvalorizou nesta quarta-feira o tipo de câmbio mais forte de sua moeda em 37 por cento, a 10 bolívares por dólar, disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Como parte da reestruturação cambial, o presidente socialista disse que o país produtor de petróleo passará a ter um sistema de câmbio duplo, em comparação com os três tipos atuais.

Maduro também anunciou que seu governo está elevando o preço da gasolinapela primeira vez em cerca de 20 anos como parte das medidas econômicas que estão sendo adotadas pelo país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e que enfrenta uma dura recessão econômica.

O presidente venezuelano disse que o preço da gasolina de 91 octanos subirá 1.329 por cento, para 1 bolívar, contra 0,07 bolívar anteriormente, enquanto a gasolina de 95 octanos será elevada em 6.089 por cento, para 6 bolívares, ante 0,097 bolívar anteriormente.

"Essa é uma medida necessária, uma ação necessária para equilibrar as coisas. Assumo responsabilidade por isso", disse Maduro durante discurso que levou horas ao lado de membros de seu gabinete, e que foi televisionado. (Reportagem de Eyanir Chinea e Corina Pons).

Leia mais aqui: AH.Com Notícias
Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário