De acordo com esta fonte, dois dos aparelhos estavam armados, e foram caçados duas vezes por aviões gregos.
Os incidentes acontecem no momento em que uma força naval da Otan está prestes a lançar suas patrulhas para impedir traficantes de organizar a travessia de milhares de migrantes que fogem de conflitos, principalmente na Síria e no Iraque.
A Grécia teme que o governo turco aproveite a crise dos migrantes para reforçar sua presença no mar Egeu, onde dois países disputam a soberania de algumas ilhas.
Em 1996, um incidente na pequena ilha de Kardak (Imia em grego), perto da costa ocidental turca, quase provocou um conflito armado.
A Grécia se diz disposta a colaborar com a Turquia na luta contra traficantes de seres humanos, mas pede para que Ancara aplique o acordo bilateral de retorno dos migrantes que chegam em solo grego.
Milhares de migrantes continuam atravessando diariamente o mar Egeu da Turquia rumo à Grécia, sendo que muitos já perderam a vida.
A Europa vive a pior crise migratória desde a segunda guerra mundial, com a chegada de mais de um milhão de migrantes em 2015, 850.000 deles pelo mar Egeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário