6 de junho de 2015

Capítulo 6 - Evangelização - Estratégias Da Colheita Espiritual

--Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.

.
Estratégias Da Colheita Espiritual

Parte I

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de: Usar as estratégias bíblicas que rendem uma abundante colheita espiritual.

VERSÍCULO-CHAVE:

“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”(Salmos 126.5-6).

INTRODUÇÃO

No capítulo anterior nós identificamos as coisas que impedem a colheita espiritual. Neste e no capítulo seguinte nós veremos detalhadas estratégias que asseguram abundante colheita espiritual.

Estratégias são princípios, métodos e planos para seguir de modo a alcançar certo objetivo. Eles são revelados na Palavra de Deus como princípios naturais que são paralelos de verdades espirituais.

ESTRATÉGIAS DA COLHEITA

Aqui estão as estratégias da colheita:

CADA PLANTA É CAPAZ DE REPRODUÇÃO:

No mundo natural, quando Deus criou a terra, Ele fez cada planta capaz de reproduzir a si mesma (Gn 1.11).

Assim como cada planta no mundo natural é capaz de reprodução, cada crente tem a habilidade de reproduzir espiritualmente. Dentro de VOCÊ habita o potencial para ser
espiritualmente reprodutivo. Grande conhecimento das coisas espirituais não é necessário para tornar-se parte do ciclo da colheita espiritual. Jesus contou uma parábola que ilustra
esta verdade em Marcos 4.26, 27,29.

Não é necessário compreender a teologia por trás do crescimento e desenvolvimento da semente da Palavra de Deus nos corações humanos. Não se exige que você tenha compreensão de profundas verdades teológicas. O que é necessário é que você se torne um participante do ciclo de colheita espiritual.

Estratégias Da Colheita Espiritual

SEMEAR É NECESSÁRIO PARA COLHER:

No mundo natural, você deve semear a semente para colher o grão. No mundo espiritual você também deve semear para colher. Deus providencia os recursos espirituais para semear (2 Co 9.10). Deus multiplica seus talentos e habilidades naturais com o propósito de torná-lo reprodutivo. Deus multiplica seus recursos financeiros de modo que você possa investir em Sua obra. Ele não multiplica suas finanças para você acumular grandes fortunas. O propósito é que você possa reinvestir as bênçãos no Seu Reino.

VOCÊ NÃO TEM A COLHEITA NA MESMA ÉPOCA EM QUE SEMEIA:

No princípio Deus estabeleceu o princípio das estações no mundo natural:“Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.22).

Semear é necessário para ter uma colheita. Mas a colheita não vem na mesma época da semeadura. Alguns que recebem a visão da colheita espiritual se tornam desencorajados porque eles não compreendem este princípio.

Há um tempo de semear, mas então você deve esperar para que a semente da Palavra germine nos corações dos homens e mulheres. Há um tempo de cultivar pacientemente.

Você não colherá na mesma estação em que você semear.

O Salmo 1 fala deste processo na vida dos crentes: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto...” (Salmos 1.3).

Se há estações frutíferas de vida isto significa que também há períodos que parecem infrutíferos. Há períodos de preparação do terreno, de semear e cultivar. Mas estas épocas infrutíferas são necessárias para trazer a colheita. Isto faz do princípio de tempo uma importante chave para a colheita. Você deve esperar pacientemente durante o tempo de crescimento e desenvolvimento. Mas você também deve reconhecer quando é
tempo de colheita e agir rapidamente, antes do grão apodrecer (Mc 4.29).

Resumindo, há... “... tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou” (Eclesiastes 3.2).

VOCÊ COLHERÁ O QUE VOCÊ SEMEAR:

A semente reproduz de acordo com a sua própria espécie no mundo natural. Se você plantar sementes de maçãs você colherá maçãs. O mesmo é verdade no mundo espiritual: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). Semear na carne traz uma colheita de corrupção enquanto que semear em justiça resulta em uma boa colheita Estratégias Da Colheita Espiritual

VOCÊ DEVE SEMEAR A DESPEITO DAS CIRCUNSTÂNCIAS:

Aqueles que se preocupam com as circunstâncias nunca se tornarão parte da visão da colheita. Suas circunstâncias os derrotarão assim como um fazendeiro que negligencia seus campos por causa do frio, vento e nuvens: “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens
nunca segará” (Eclesiastes 11.4). Uma importante estratégia da colheita espiritual é a de semear a despeito das circunstâncias da vida: “Bem-aventurados vós, os que semeais junto a todas as águas e dais liberdade ao pé do boi e do jumento” (Isaías 32.20).
Você deve semear junto a todas as águas, que significam todas as circunstâncias da vida. Mesmo quando os rios de circunstâncias difíceis inundam as margens de sua vida, você
deve continuar semeando. Deus prometeu que trará uma abundante colheita.

VOCÊ COLHERÁ EM PROPORÇÃO À QUANTIDADE QUE SEMEAR:

Leia 2 Coríntios 9.6. Este princípio se aplica à cada área de sua vida espiritual. Se você semear pouco de seu tempo, talentos e finanças para a obra de Deus, então sua colheita será pequena. Se você semear generosamente, você colherá abundantemente. Há diferentes níveis de produtividade na colheita espiritual descrita em João 15. Você pode dar: 

• Fruto João 15.2 
• Mais Fruto João 15.2
• Muito Fruto João 15.4
• Fruto permanente João 15.16

O desejo de Deus é que você dê muito fruto e que seja permanente. Pedro identificou algumas qualidades que você deve desenvolver em sua vida para ser frutífero (2 Pedro 1.5-8).

Pedro adverte que se estas qualidades não forem desenvolvidas você perderá a visão espiritual (2 Pedro 1.9).

VOCÊ PODE SEMEAR AONDE NÃO IRÁ COLHER E COLHER AONDE VOCÊ NÃO SEMEARÁ:

Quando Israel entrou na terra prometida, Deus disse que eles comeriam das vinhas que eles não tinham plantado. Eles colheriam uma colheita que eles não semearam.

O mesmo é verdade no mundo espiritual. Você pode colher a colheita que outros semearam (João 4.37-38).

Por séculos os crentes semearam suas vidas nos campos de colheita do mundo. Enquanto nos aproximamos do retorno do Senhor, o que eles semearam está trazendo uma grande
colheita das nações do mundo. Você entra em seu labor quando você colhe o que você não semeou.

Estratégias Da Colheita Espiritual

Mas você talvez possa ser parte do processo de semeadura e nunca ceifar a colheita. Paulo falou sobre isto em 1 Coríntios 3.6-9.

VOCÊ CEIFARÁ A COLHEITA SE VOCÊ FOR FIEL:

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gálatas 6.9). “Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas” (Tg 5.7). Se você é fiel, Deus prometeu que você ceifará a colheita. Não fique cansado ou
aborrecido na terra que Ele deu para você fazer.

PARA REPRODUZIR, A SEMENTE DEVE MORRER:

A semente expressa a morte. Não há nenhuma folha verde, nenhum ramo ou talo. Para crescer ela deve ser sepultada. Este é um paralelo natural de uma grande verdade espiritual. A vida espiritual depende de morte vicária (1 Co 15.26). Para dar a vida foi necessário que Jesus morresse na cruz. Seu ministério parecia ter sido em vão porque ele terminou em morte. Mas este foi Seu tempo de semear. E que abundante colheita resultou de Sua morte, daquele grão de trigo caindo no chão. Através de Sua morte milhões encontraram vida. Vida espiritual requer morte sacrifical. Requer morte para o pecado. Morte para os desejos e prazeres mundanos. Jim Elliot, martirizado pela causa de Cristo, numa tentativa de alcançar com o evangelho os Índios Aucas do Equador, escreveu em seu diário: “Não é tolice dar o que não se pode manter para ganhar o que não se pode perder”. Na vida natural, a contradição final é a morte, porque a morte traz a vida eterna para o crente. A única morte real é quando você não tem nada digno pelo qual morrer. Esteja certo de que as coisas pelas quais você está vivendo sejam dignas de você morrer por elas. Mas você deve se lembrar: “Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (João 12.24). Jesus não morreu em vão. Através de Sua morte veio a vida. Através de Sua morte, a
salvação veio aos Índios Aucas quando outros avançaram para tomar o lugar de Jim Elliot para alcançá-los com o evangelho.
A semente não está morta. Dentro dela está a força da vida de Deus. Mas para trazer a vida, ela deve morrer. Oséias falou dos resultados de investir sua vida desta maneira: “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a
Não-Meu-Povo direi: Tu és o meu povo! Ele dirá: Tu és o meu Deus!” (Oséias 2.23).

Estratégias Da Colheita Espiritual

Este versículo resume o propósito de aplicar as estratégias da colheita espiritual. Você trabalha para que Deus possa dizer daqueles que não são Seu povo “Tu és meu povo”, e eles possam dizer do Senhor “Tu és meu Deus!”

TESTE

1. Escreva o Versículo-Chave de memória.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. Defina “estratégias”.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

3. Liste nove estratégias da colheita espiritual que foram discutidas neste capítulo.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

PARA ESTUDO ADICIONAL

Há diversas parábolas na Bíblia que dizem respeito à Vinha e revelam informações adicionais sobre a colheita espiritual. A parábola do semeador (Mateus 13, Marcos 4,Lucas 8) é estudada noutra parte deste curso. Outras parábolas da vinha estão listadas abaixo para estudo adicional.

A CESTA DE FRUTOS DE VERÃO: Amós 8.1-2

Qual foi o exemplo natural que Deus mostrou a Amós? ___________________________

Qual era o significado deste exemplo? ________________________________________

______________________________________________________________________

Qual foi a grande fome que Deus enviou como um julgamento sobre Israel porque eles não obedeceram à Sua Palavra? (vs. 11-12) ___________________________________


Estratégias Da Colheita Espiritual

A VINHA DE DEUS: Isaías 5.1-7

Esta parábola se refere à nação de Israel. Deus plantou Israel no mundo para ser reprodutivo e abençoar as nações do mundo. Mas Israel não estava frutificando. Qual foio resultado da colheita espiritual em Israel? (versículo 4)

Qual foi o julgamento sobre a vinha? (versículos 5-6)

Quais são os contrastes no versículo 7? Deus desejou por ________________________ mas encontrou __________________________________________________________ Ele desejou ________________________ mas encontrou ________________________

Quais eram as razões desta condição espiritual de Israel? (vs. 13, 20)

A VINHA DE DEUS: Mateus 21.28-41; Marcos 12.1-9; Lucas 20.9-16

Esta parábola do Novo Testamento também diz respeito à vinha de Deus. É o registro de como Deus enviou Seus profetas para Israel e eles rejeitaram-lhes. Finalmente Ele enviou Seu próprio Filho, Jesus Cristo, e Ele também foi rejeitado.

Qual foi a resposta do lavrador (Israel) aos servos que Deus enviou? Qual foi a resposta ao Filho enviado?

Qual foi o julgamento que Deus enviou? (Os outros para quem Ele iria foram os Gentios)

A FIGUEIRA: Lucas 13.6-9

Quando o proprietário da vinha veio colher os frutos da figueira, o que ele encontrou?

O que ele queria encontrar?

Qual foi a resposta do guardador da vinha?

A figueira representa Israel. O que você pensa que esta parábola significa?

OBREIROS NA VINHA: Mateus 20.1-16

Qual foi o pagamento dos obreiros contratados no início do dia?

Qual foi o pagamento dos obreiros contratados no final do dia?

Qual foi o problema que surgiu entre os obreiros?

Qual é o princípio que Jesus ilustrou com este parábola? (versículo 16)

OS DOIS FILHOS: Mateus 21.28-31

Quando o Pai pediu aos seus filhos para trabalhar na vinha:

Como o primeiro filho respondeu?




O que este filho realmente fez?




Estratégias Da Colheita Espiritual

Como o segundo filho respondeu?

O que este segundo filho realmente fez?

Qual o princípio de Jesus ensinou com esta parábola?

A COLHEITA: Mateus 9.37-38; Lucas 10.2; João 4.34-38, 12.24

Em diversas ocasiões Jesus usou o exemplo natural da colheita para ilustrar as verdades

espirituais. Qual é a maior necessidade dos campos de colheita?

Qual é a única coisa que nós podemos fazer acerca desta necessidade? (Mateus 9.38)

Qual é o princípio da colheita que Jesus ensinou em João 12.24?

O JOIO: Mateus 13.24-30

Que tipo de semente foi semeada no campo?

O que aconteceu enquanto os obreiros dormiam?

Qual foi a solução para o problema do joio que foi semeado? (versículo 30)

Por que o semeador decidiu por esta solução? (versículo 29)

É nossa responsabilidade separar o joio do trigo?

A SEMENTE DE MOSTARDA: Mateus 13.31-32; Marcos 4.31-32; Lucas 13.18-19

A semente de mostarda é a _________________________ de todas as sementes.

Que tipo de planta ela se torna ao crescer? ____________________________________

Qual era a verdade espiritual que Jesus estava ilustrando com a estória do grão de

mostarda?

Em Mateus 17.20, Jesus usou o grão de mostarda como um exemplo de fé. Quais são os




efeitos de uma pequena quantidade de fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário