4 de novembro de 2014

Liderança Secular x Liderança Cristã

Temos, em muitos momentos, mesmo sendo cristãos, trabalhado os aspectos da Liderança de maneira secularizada. Isto pode ser visto em nossos processos de sucessão pastoral onde se pede currículo, referências e tira-se nada consta do candidato. Pastores de grandes igrejas tem que ser “medalhões” com vários títulos e uma formação bem definida.

Em que bases uma liderança secular toma decisões? Veja na figura abaixo:

Liderança Secular

Figura (1)

A Liderança Cristã deveria estar baseada em outros termos, termos bíblicos e não seculares. Segue (Fig. 2) como penso que é base da liderança cristã:

Liderança Cristã

 Figura (2)

Resumindo, não dá pra liderar o povo de Deus se alguém não nasceu de novo. Em muitos momentos na igreja, decidimos por uma pessoa em um cargo, simplesmente porque ela é administradora ou gerente em sua empresa, eu mesmo já tomei muitas decisões baseadas neste tipo de características pessoais. Mas relendo as Escrituras e estudando a liderança sob a regência dela vejo que a pessoa pra liderar o Corpo de Cristo, precisa estar em Cristo primeiro e evidenciar o Fruto do Espírito[2].Como o ferro com ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo (Pv 27. 17). Podemos ver de maneira clara que o Fruto é relacional, tem haver com o outro, logo o fruto é evidenciado na vida de comunhão da igreja.

Liderar o povo de Deus não é para qualquer um e o texto de I Tm 3.1-7 vai evidenciar isto, através do alto padrão exigido de quem almeja esta excelente obra de liderar o povo de Deus. Quem quer estar à frente, precisa ter o caráter aprovado.

Dons espirituais e habilidades naturais ou desenvolvidas completam o quadro de liderança. Ainda que os dois venham de Deus, há não crentes que tem habilidades excepcionais e crentes inábeis. E os dons são para o povo de Deus no exercício no ministério que o próprio Deus nos chamou.

Já nas novas eclesiologias acontece desta maneira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário