17 de agosto de 2018

Lição 8 - Conquistando a Terra Prometida: Adultos - Betel

Texto Áureo
, Josué 3.5
Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.



Verdade Aplicada 
As promessas de Deus se cumprem no tempo certo, pois Ele é fiel.


Objetivos da lição
1 - Mostrar que a missão de Josué era levar a nação de Israel a conquistar a Terra Prometida;
2 - Explicar que, diante das adversidades, precisamos estar preparados e confiantes em Deus;
3 - Ensinar que obedecer a voz de Deus é sinal de vitória certa.

Glossário 

Alvissareira: Que ou o que anuncia ou pronuncia boas-novas;
Despojo: O que foi tomado do inimigo; espólio;
Turba: Grande quantidade de pessoas reunidas; multidão



Textos de Referência.
Josué 3.6-7,9-10 
6. E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7. E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.


9. Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus.
10. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.

Introdução 
Depois de quarenta anos no deserto, chegou a hora de conquistar a Terra Prometida, sob liderança de Josué. Educado por Deus no deserto, o povo amadureceu e adora estava preparado para um novo ciclo.


Hinos sugeridos

Harpa cristã: 63 - Acordai, Acordai

Harpa cristã: 224 - Tempo de Segar

Harpa cristã: 509 - Tantos como a Areia da Praia
Motivo de Oração
Ore por essa geração. Peça a Deus
que forme futuros líderes no país.




Esboço da lição
Introdução
1. Deus levanta um novo líder
2. A travessia do Jordão
3. As conquistas de uma nação
Conclusão

1. Deus levanta um novo líder
Com a morte de Moisés, Deus levanta um novo líder para a nação de Israel: Josué. Sua missão era levar a nação de Israel a conquistar a Terra Prometida. Enquanto Moisés foi vocacionado para libertar o povo hebreu, Josué foi vocacionado para guiar a nação a conquistar as promessas de Deus feitas aos patriarcas.


1.1. Conhecendo um pouco de Josué
O nome de Josué a priore era Oséias (Nm 13.8). Mais tarde, Moisés, mudou seu nome para Josué (Nm 13.16), que significa "o Senhor é salvação". Conforme o registro de 1 Crônicas 7. 26-27, Josué era filho de Num e neto de Elisama, príncipe da tribo de Efraim. Josué nasceu no Egito e quando jovem teve a oportunidade de conviver e ajudar o líder Moisés. Um detalhe interessante sobre a vida deste jovem é que ele não se apartava da do meio da tenda (Êx 33.11). Vale salientar que Josué foi um dos espias designados para espiar a terra (Nm 13.16). Ele e Calebe foram os únicos, de vinte anos para cima, que saíram do Egito e entraram na Terra Prometida (Nm 32.11-12).


1.2. O preparo de Josué
Deus nomeou Josué sucessor de Moisés e entregou a ele a missão de entrar com o povo de Israel na Terra Prometida (Dt 31.7). Até chegar neste momento, Josué foi forjado na olaria divina. Em vários eventos de Israel no deserto, a postura de Josué foi condizente com o seu chamado. Ele não entrou pelo caminho da murmuração, mas soube esperar e confiar na provisão de Deus. Em todos os instantes, Josué esteve ao lado de Moisés. Não há relato bíblico de uma tentativa de usurpação da liderança da sua parte. Ele sabia plenamente que é Deus quem vocaciona e faz as coisas acontecerem no tempo certo.

1.3. Deus encoraja Josué
Liderar não é uma tarefa fácil, agora imagine substituir um líder do calibre de Moisés; homem que ficou quarenta dias com Deus no monte (Êx 34.28), viu Deus pelas costas (Êx 33.23), recebeu os mandamentos da mão do Eterno (Êx 20), e alcançou um altíssimo grau de intimidade com Deus (Dt 34.10). Sabendo disso, Deus fala com Josué e anima-o. Ele disse que não o desampararia (Js 1.5). A expressão hebraica neste verso é "soltar; deixar", ou seja, Deus estava dizendo que não iria se ausentar ou abandonar o posto.

2. A travessia do Jordão
Depois da escravidão e da peregrinação, chegou o momento de atravessar o rio Jordão e possuir por herança a promessa de Deus, uma terra que manava leite e mel.

2.1. Josué prepara o povo para atravessar o Jordão
Tudo na vida precisa de preparo; muitos projetos sem sucesso tem como ponto negativo a falta de preparação financeira, logística e outros pormenores. A primeira atitude de Josué foi prover mantimento para a caminhada (Js 1.11). Ele não poderia arriscar a vida do seu povo. Outro detalhe descrito por Josué 1.14-15 é a preparação para a batalha com homens de guerra, pois o exército hebreu já estava organizado e disciplinado. Era uma força combatente muito mais eficaz que a tímida turba de escravos sem personalidade que havia saído do Egito há quarenta anos. Deus havia levantado uma nova geração de israelitas, instruídos nas leis divinas, acostumados com a dureza da vida desértica e experimentados na guerra.

2.2. Josué e os dois espias
Quando Moisés liderava o povo, Josué fora enviado para espiar a terra e voltou com notícias alvissareiras para o povo. Como bom estrategista que era, enviou dois espias para colher informações sobre a terra (Js 2.1). Em nossa luta contra o inimigo, não devemos ignorar suas táticas para nos prevenirmos (2Co 2.11). A nossa luta não é contra a carne e sangue, mas, sim, contra principados e potestades. Precisamos estar fortalecidos no Senhor e devidamente ataviados com as Suas armaduras (Ef 6.10-18). Paulo adverte os irmãos em Corinto que as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Cristo para destruição das fortalezas (2Co 10.4).

2.3. Um caminho no meio do Jordão
O desafio agora não era o mar Vermelho, mas, sim, o rio Jordão, que nesta época estava transbordando (Js 3.15), constituindo assim um obstáculo maior ainda. Segundo o relato bíblico, quando os pés dos que carregavam a arca se molharam, pararam-se as águas que vinham de cima, sendo possível a travessia do povo pelo rio Jordão em terra seca. Um detalhe importante é que os que levavam a arca pararam no meio do Jordão para que o povo pudesse terminar a passagem. Aquela geração, que ouvira os relatos de como os seus pais atravessaram o mar Vermelho, agora estava vendo com seus próprios olhos o poder sobrenatural de Deus.

3. As conquistas de uma nação
Depois da travessia do rio Jordão, o primeiro desafio era a fortificada cidade de Jericó. Era uma cidade-fortaleza; suas altas e imponentes muralhas a tornavam praticamente indestrutível .

3.1. A destruição de Jericó
Estando Josué perto de Jericó, Deus anima o Seu servo, dizendo: "Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, e ao seu rei, e aos seus valentes e valorosos" (Js 6.2). Deus também estabelece que a vitória viria de forma sobrenatural, mediante a obediência à voz divina. A ordem divina para o povo era rodear a cidade por sete dias: "E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente de si." (Js 6.4-5). A vitória do povo de Israel contra Jericó estava tão somente em obedecer as ordens divinas. A vitória foi certa, pois Jericó foi destruída totalmente (Js 6.21).

3.2. A primeira batalha contra Ai
Após Jericó Israel empreendeu-se em outra guerra, desta vez contra a cidade de Ai. Destruir a cidade de Ai seria fácil, pois os inimigos eram poucos, mesmo tendo as suas fortificações (Js 7.3). Aquilo que era para ser uma vitória fácil se tornou em luto e derrota. Além de perderem trinta e seis homens, ainda tiveram que fugir (Js 7.4-5). Israel perdeu essa batalha devido ao pecado de Acã (Js 7.11,20). Embora a presença de Deus estivesse no meio do povo, era necessário que a nação de Israel obedecesse aos mandamentos do Senhor e andasse em santidade.

3.3. O pecado de Acã e suas consequências
Após a derrota, Josué rasgou a suas vestes e buscou uma explicação em Deus sobre a derrota do povo. Então, Deus lhe disse que havia anátema no meio no povo e que deveria haver santificação. ao lançar sortes, caiu na família de Acã, o qual tinha pegado dentre os despojos de Jericó uma boa capa babilônica, duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro do peso de cinquenta ciclos (Js 7.21). A ordem de Deus era não pegar nada entre os despojos de Jericó (Js 6.17-18). As consequências deste pecado foram: a derrota de Israel na batalha contra Ai e o total extermínio da família de Acã e seus pertences (Js 7.24-25). Com o pecado não se brinca nem se negocia (Ec 9.18).

Conclusão.
Sob a liderança de Josué e debaixo das bençãos divinas, o povo de Israel iniciou a conquista da Terra Prometida. Agora, bem mais estruturada de maneira religiosa, política e militar, a nação de Israel começou a tomar posse das promessas proferidas aos patriarcas.


Questionário
1. O que significa o nome Josué ?
R: "O Senhor é salvação" (Nm 13.16).


2. Qual era a missão de Josué ?
R: Entrar com o povo de Israel na Terra Prometida (Dt 31.7).


3. Qual foi a primeira atitude de Josué antes de atravessar o rio Jordão ?
R: Prover mantimento para a caminhada (Js 1.11)


4. Qual era a ordem de Deus a respeito de Jericó ?
R: Não pegar nada entre os despojos de Jericó (Js 6.17-18).


5. Com o que não podemos brincar nem negociar ?
R: Com o pecado (Ec 9.18).




VIDEO:


 
   
Lição 8 - Conquistando a Terra Prometida
   Pré - aula: Lição 8 - Conquistando a Terra Prometida
  
 Slides: Lição 8 - Conquistando a Terra Prometida: Adultos - Betel 



Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Fonte: www.revistaebd.com: Das imagens acima
Clube da teologia
Ebdcomentada.
Fonte: Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos

Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário