5 de fevereiro de 2018

Subsidio: Lição 6 – A amiga distraída: Marta e Maria: Juniores de 9 e 10 anos

 








Revista do aluno(a):

  
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeos aulas:



  

  


Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Louvores da Garotada Vol. I - 05 - Buscai Primeiro




Jesus é o Amigo Melhor - Crianças Diante do Trono - do DVD Amigo de Deus




É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil com legenda)

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Objetivo: 
Reconhecer que Jesus deve estar em primeiro lugar em nossa vida.

Memorizando o Versículo Chave


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Lucas 10. 38-42
38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.


40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Como o texto da Bíblia para Principiantes é bem curto e próprio para essa idade, você pode complementar com um estudo bíblico! Segue comentário da Bíblia 'Vida Nova'. Em vez de nervosa pela preocupação de preparar e servir um banquete digno do Senhor Jesus, uma ação era suficiente e Maria escolhera a boa parte (Atos 6.2-4), o banquete espiritual. Cristo se alegra em servir (Marcos 10.45), não em ser servido (João 4.32-34). Isso contradiz o evangelho social, que poderia surgir de uma interpretação limitada e equivocada do ‘bom samaritano’.
ANEXOS





Essa é uma postagem parcial de 'A Bíblia dos Principiantes',
que tem o propósito de divulgar esse excelente material
para crianças que estão sendo alfabetizadas, aliás
todos irão apreciar bastante! A Bíblia contém 512 páginas e
(+/-) 90 histórias! Um verdadeiro panorama
da Bíblia para as crianças!
Esse é um produto da CPAD!
(casa Publicadora das Assembléias de Deus)
Tamanho da Bíblia - 16x20 cm


  Texto bíblico: Lc 10.38-42

Marta e Maria
Betânia era uma cidadezinha, ou melhor, um povoado, bem perto de Jerusalém. O Senhor Jesus ia sempre lá porque havia uma casa que sempre o hospedava. Ali Jesus passou os últimos momentos de tranquilidade e paz de Sua vida, ao lado de Seus grandes amigos: Marta, Maria e Lázaro.



Em uma das visitas de Jesus a Betânia. Lázaro, Marta e Maria esforçavam-se para hospedarem de forma confortável em sua casa. Marta apreciava muito o Mestre. Era hospitaleira e considerava uma honra receber o Senhor como hóspede.



Essa foi uma atitude correta de Marta. O escritor da carta aos hebreus recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns, fazendo isso, hospedaram anjos. Marta hospedou o Filho de Deus, o Salvador! Hoje, Jesus bate à porta do nosso coração e diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.20).

A escolha de Marta
Marta fez tudo para oferecer uma boa acolhida ao seu hóspede. Era uma visita muito importante e merecia o melhor. Assim, ela se esmerou para apresentar-lhe uma calorosa recepção. Enquanto realizava um serviço, pensa­va em mais outro … mais outro … e foi ficando desanimada, inquieta, irritada, e começou a murmurar. O seu trabalho de amor estava se tornando uma tarefa pesada demais, pois via que sua irmã Maria não se prestava a ajudá-la!

A escolha de Maria
Enquanto Marta se fatigava no trabalho caseiro, Maria, sua irmã, assentada aos pés de Jesus, totalmente absorta, ouvia os Seus ensinos. Bebia cada uma de Suas palavras. Ela sabia que o serviço era coisa secundária. Ela não podia perder a oportunidade de prestar adoração ao Mestre e receber Dele os ensinamentos.

A perda de Marta
Marta não podia saborear os ensinos de Jesus, pois estava muito preocupada com pormenores e coisas secundárias. Ela começou a se considerar vítima, e passou a acusar a irmã diante do hóspede amado. Sua irritação era tão grande que ela incluiu Jesus na acusação: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” E foi além, atrevendo-se a dar ordens ao Mestre: “Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me” (Lc 10.40).

Então, a voz do Mestre se fez ouvir: “Marta! Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só cousa” (Lc 10.41-42).

Essas poucas palavras continham sérias advertências:
a. Marta estava misturando o prioritário com o secundário;
b. Marta estava perdendo tempo com coisas de pouca importância;
c. Marta não compreendia que Cristo veio para servir e não para ser servido;
d. Marta não percebia que Jesus tinha mais interesse na sua pessoa do que no seu serviço.

Essas advertências são dirigidas a nós, hoje.
Há mais uma coisa que devemos notar: precisamos evitar a murmuração. Ela não agrada ao Senhor. Ela não edifica.

O ganho de Maria
“Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10.42). Maria escolheu estar aos pés de Jesus, numa atitude de adoração e como discípula. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha.

Conclusão
O tempo que passamos com Jesus é sempre muito bem empregado. Precisamos organizar a vida de tal forma aprender de Cristo seja o mais importante para nós.




Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.






Recursos Visuais







  Concentre-se em Jesus (Lucas 10, 38-42)
Marta e Maria
Material: Uma câmera fotográfica (de preferência digital para que você possa mostrar os resultados da foto)
Palavra: "Um dia, Jesus estava viajando e parou na aldeia de Betânia, na casa de seus amigos Maria, Marta e Lázaro. Marta estava toda atarefada com os cuidados da casa e Maria sentou-se aos pés de Jesus para escutá-lo falar.
Marta estava chateada porque a irmã não estava ajudando, então ela disse a Jesus: "Senhor, não vês que minha irmã não está me ajudando? Não te importas com isso? Diga a ela para me ajudar."
Jesus respondeu: "Marta, Marta, estás inquieta e te preocupas com muitas coisas. No entanto, uma só coisa te é necessária. Maria escolheu a melhor parte e eu não vou tirá-la" Lucas 10, 38-42

Um dos meus hobbies é a fotografia. Gosto de tirar fotos. Eu trouxe a minha câmera comigo hoje e gostaria de tirar uma foto. Quem gostaria de ter um foto sua? OK. (Escolher uma das crianças) Agora, João, sorria! Vou tirar uma foto sua. (Segure a câmera voltada para você mesmo e tire a foto.) Tudo bem! Tenho certeza de que tenho uma imagem muito boa do João. Você não acha, João? Não? Por que não? (Veja a foto que você tirou de você mesmo na câmera digital.) Oh, eu foquei a câmera em mim mesmo em vez do João!!! Bem, vamos tentar novamente. (Tirar outra foto, mas desta vez o foco da câmera no João.) Eu tenho certeza que agora deu certo. (Mostrar resultados se estiver usando uma câmera digital.)
Ao tirar fotos, é muito importante ter a certeza que focamos a coisa certa. Eu seria muito tolo para tentar tirar uma foto do João com a câmera focada em mim, em vez do João, não seria? Em nossa vida diária, é importante que nos concentremos no que é certo também. Às vezes, esquecemo-nos do que é realmente importante e nos concentramos em coisas que não são importantes de verdade. Isso é o que a Bíblia nos ensina hoje.
(Leia a Palavra).
Marta cometeu um erro se concentrando em si mesma, em vez de se concentrar em Jesus. Maria, por outro lado, era totalmente focada em Jesus e no que ele estava ensinando. Jesus disse que ela havia escolhido a coisa certa, a melhor parte.
Como você vive sua vida cotidiana, você está preocupado e inquieto com muitas coisas que não são realmente importantes, ou você está focado em Jesus e naquilo que Ele ensinou? O que tem sido mais importante para você?



MUITO LEGAL BOA IDEIA


 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pron
to, agora é só imprimir.







Dramatização:
Olha que linda casinha para vocês fazerem uma dramatização:





   Dinâmica 
Dinâmica: Primeiro Jesus
Objetivos:
- Ilustrar a importância da prioridade de Jesus em nossas vidas.
- Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:

- Perguntem: 
Quais as coisas mais importantes em nossas vidas? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa a totalidade do tempo em nossas vidas, com o que nos ocupamos diariamente, colocamos até o momento, o que é importante em nossas vidas. (Ex. estudo, trabalho, brincar etc..)
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras atividades de nosso dia a dia. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior. O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso? Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa as coisas sem tanto valor para nossas vidas (brincar, dormir, jogar video-game, assistir TV etc..) ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço. (Jesus, Oração, ler a Bíblia, evangelizar)
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário em nossa vida.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.


  Oração: 
Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco no Senhor a cada dia. Amém.




  
Brincadeira: 
Dentro de um saco coloque palavras como por exemplo, Vida, Amizade, Respeito, Brincar, Família, Amor, Oração, Roupa de marca (da moda), Carro, Brinquedos caros, Riqueza, etc.
-Faça um painel com duas colunas, uma com o título "Importante" e outra "Não importante". As crianças vão tirando os papéis e fixando na coluna que eles acham que pertence aquela palavra.




Lembrancinhas:




Lembrancinhas:
COM EVA.


Alcançando crianças para Jesus

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 


 

Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ore com eles pra finalizar.



Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
trabalhinhos.blogspot.com
http://www.escoladominical.net/vb/

http://karolpoerner.blogspot.com.br/
apascentarospequeninos.blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Aguavivakeds

ministerioinfantilidb.blogspot.com
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ministério infantil semeando a salvação
http://evangelismoinfantil.blogspot.com
Blog do Cantinho das Histórias Bíblicas.
Blog Transmitindo a Herança.
http://portalsementinhakids.com/
Caroldurand.blogspot.com
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

3 comentários:

  1. IRMA ABENÇOADA,SUAS PRÉ AULA, ME AJUDA MTO

    ResponderExcluir
  2. Gosto muuuuuuito de aprender com vocês!
    Que Jesus os abençôe grandiosamente !

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa a explicação, vou utilizar na minha aula! Deus abençoe

    ResponderExcluir