24 de janeiro de 2018

Dinâmica: Tesouro Escondido: Lição 04: A tentação de Jesus: Jovens - Cpad


  
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A tentação de Jesus.
- Trabalhem com os alunos sobre as 03 áreas nas quais Jesus foi tentado. Para isto, coloquem no quadro, estas expressões:
Necessidade física
Necessidade Emocional
Necessidade Psicológica
Depois, leiam o texto bíblico que faz referência ao tema em estudo – Mt 4. 1 ao 11, e, à medida que a leitura for realizada, vocês apontam qual o tipo de área a que se refere a tentação.
- Falem que eles(os alunos) também são tentados nestas áreas. Então, contextualizem o tema com a vida do jovem, com o mundo cheio de atrativos, mas enfatizem que é possível resistir as tentações.
- Utilizem a dinâmica “Tesouro Escondido”.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir aula, leiam o texto “A Corrida dos Sapinhos” e depois reflitam sobre a lição que o texto nos traz: ficar “surdo” aos apelos mundanos que nos levam a tentação.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo: Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus, como parâmetro para resistir às tentações.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de coração.
Observação: A Bíblia deve caber dentro da caixa em forma de coração

Procedimento:
1 - Antes da aula:
Coloquem a Bíblia dentro da caixa, deixando a tampa bem fechada, se necessário usem durex. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.
2 - Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa há um objeto e vamos ver quem descobre?
- Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.
- Se alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
Peçam para que os alunos repitam este versículo.
- Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus, para resistir as tentações, pois elas aparecerão, mas quem está firmado na Palavra não cede as tentações.


Texto de Reflexão
A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
- Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranquilo. Ao final da competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Autoria desconhecida.



Lição 4 - A Tentação de Jesus
Dinâmica: Tesouro Escondido: Lição 04
Subsidio: Lição 4 - A Tentação de Jesus
Slides: Lição 4 - A Tentação de Jesus
Pré - aula: Lição 4 - A Tentação de Jesus

  A infância de Jesus

  A tentação de Jesus




Revista Jovens - 1° Trimestre de 2018 - Tema: Seu Reino Não Terá Fim: Vida e Obra de Jesus Segundo o Evangelho de Mateus - Cpad

  
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

ESTANTE DO PROFESSOR
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Jovens, professor, Seu Reino não Terá Fim – Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus, Comentarista Natalino das Neves, 1º trimestre 2018.
Fonte: Atitude de aprendiz.
Fonte: CPAD,

Nenhum comentário:

Postar um comentário