17 de novembro de 2017

Pré - aula: Lição 08: Davi luta com golias: Primários - de 7 e 8 anos










Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeo aula
Endereço na descrição do vídeo:



 
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.




Aline Nascimento for Kids- Lá vem Davi




Crianças Diante do Trono - Davi e Golias




GIGANTE DAVI




Aline Barros & Cia - Davizinho (Clipe Oficial MK Music)





MUSICAL DAVI - Davi e Golias (Crianças Diante do Trono)






UM CERTO PASTORZINHO QUE SE CHAMOU DAVI - MARIANA E TIA CRIS - MOMENTO DA CRIANÇA 



Cristina Mel & Os Vegetais - Quem Crê em Deus
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante, colher a oferta de seus amiguinhos.
- Hora da oferta 

Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


Memória em ação:

 BÍBLIA ONLINE

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
1 Samuel 17: 1 - 58 
1 E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim.

2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.

3 E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.

4 Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.

12 E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.

13 Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.

14 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.

15 Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.

16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.

17 E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos.

18 Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor.

19 E estavam Saul, e eles, e todos os homens de Israel no vale do carvalho, pelejando com os filisteus.

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao lugar dos carros, quando já o exército saía em ordem de batalha, e a gritos chamavam à peleja.

21 E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira.

22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem.

23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.

24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.

25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.

26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

27 E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.

28 E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?

30 E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.

31 E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.

32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,

35 Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.

36 Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

38 E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.

39 E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

40 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.

41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.

42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.

43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.

44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.

53 Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.

54 E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.

55 Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.

56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.

57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.

58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
Davi e Golias. Prepare-se:
  Histórias da Bíblia: Davi e Golias (Infantil)


Faça bonecos
- Faça fantoches de vara e fixe em caixa de areia ou isopor



Faça bonecos de EVA ou tecido

 

Você pode usar flanelógrafo ou Imantógrafo, podendo usar painel de campo.

 




  
Um povo chamado filisteu não seguia a Deus e era inimigo do povo de Deus.

Os soldados do povo filisteu vieram lutar com o exército do povo de Deus.

Saul era o rei do povo de Deus.

Então, um soldado gigante chamado Golias gritou: “Quero o melhor soldado de vocês para lutar comigo”. “Se o soldado mais forte de vocês me derrotar, eu e o meu povo seremos seus escravos!”, ele berrou. “Se eu derrotá-lo, vocês serão nossos escravos!”.

Quando os soldados do rei Saul viram o gigante ficaram com medo! Eles não queriam lutar com o gigante.

Enquanto isso o jovem Davi estava trazendo comida para seus irmãos que estavam na guerra. Eles eram soldados do exército do rei Saul.

Quando Davi chegou mais perto do acampamento dos soldados, ele ouviu o gigante Golias desafiando o povo de Deus.
Davi disse: “eu não tenho medo de lutar com o gigante”.

O rei Saul disse para Davi: “Você é muito jovem, não pode lutar com um gigante”.

Davi disse: “Deus estará comigo”.


O rei Saul deu a armadura de guerra para proteger Davi, mas ela era grande e pesada. Davi não poderia lutar usando a armadura.
Davi foi até à beira de um rio e pegou cinco pedras, levou também a sua funda.

Quando o gigante viu, começou a rir dele.

Mas Davi não se preocupou! Davi disse para Golias: “Eu venho até você em nome do Senhor Deus que governa sobre todas as coisas”.


Davi colocou a pedra em sua funda, correu em direção ao gigante e atirou a pedra.



A pedra bateu na testa de Golias e ele caiu no chão! Os filisteus viram que seu herói tinha morrido e fugiram.



Deus ajudou Davi a vencer um gigante!

Deus também nos ajuda hoje a vencermos as coisas erradas que fazemos como: brigar, chorar toda hora, não emprestar brinquedos para os amigos, desobedecer, gritar com as pessoas, fazer birra, reclamar.
Deus é bom e pode nos ajudar! Deus nos ama e quer nos ensinar!




Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)












OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.






Sugestões:
Desenhos e atividades: 

Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.









 BRINCADEIRA:
Vocês podem brincar com eles de boliche! Usa a bola e tem que acertar o alvo. Assim como Davi usou uma pedra e acertou o Golias.
BOLICHE - RECICLAGEM





Corte a cartolina em pequenos pedaços e numero-os de 1 a 10
Use a fita crepe para colar cada número em uma garrafa
Para deixar as garrafas coloridas e mais bonitas, você pode enchê-las de papéis de várias cores
As tampinhas ganham acabamento também. Pinte-as com diversas cores
Agora só falta a bola. Amasse várias folhas de jornal até formar umabola.
Depois passe bastante fita crepe em volta para deixá-la firme e pesada
Seu boliche está pronto! Colorido, lindo e feito com o aproveitamento de materiais. Divirta-se!


Brinque Fest
Feito com garrafas. Lindo!


Lembrancinhas:


Pode também dar como lembrancinha

Trabalho manual: 
Funda de Davi.
Faça 5 pedrinhas de papel, pode ser fita na funda, tecido ou papelão





Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer sempre a Bíblia para ser feliz na terra.





Lanche: sirva um gostoso e nutritivo lanche.


  Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.

Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. 

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinamicas...Arquivo




 Escola Bíblica Infantil







Fontes Consultadas:
créditos:
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Blogsescritasdatiaju.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com/
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot. com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
Fonte: Cpad

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
* Este Blog é uma ferramenta de ensino para pais e educadores e não tem fins lucrativos. 
As imagens que utilizamos da Internet são para ilustrações nas postagens.



TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Com Jesus eu pulo de Alegria!! 

Colossenses 3.23

Leia a Bíblia

Um comentário:

  1. Que lindo o trabalho do blog, meu desejo é que o Senhor continue abençoando cada um de vocês!

    ResponderExcluir