7 de janeiro de 2018

Lição 02: Conhecendo Deus: Discipulado 1º. Ciclo Cpad

Texto Bíblico
"Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós"(Tiago 4:8a)


INTRODUÇÃO
Conforme o que está escrito em Efésios 2:12, no tempo em que você não havia recebido ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador, vivia sem Deus no mundo. Por isso, todo o novo crente deve, imediatamente, após aceitar a Cristo, começar a conhecer o seu Senhor. É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois, a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, você teria de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele. Mas, no caso do cristão, é diferente; ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão se submeter à fé. Nunca o contrário.

O Senhor deseja que você agora entregue a ele todas as áreas de sua vida e confie plenamente nele. Isso só é possível, se conhecê-lo bem. Então, tenha o desejo de obter o conhecimento divino.

Para entender o mundo em que vive, Ter censo de direção, edificar-se interiormente e saber qual é a sua missão nesta vida, você tem de conhecer Deus. Talvez você tenha várias idéias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder àquilo que é dito sobre o criador. E mais, a compreensão que o crente pode Ter sobre quem é o Todo-Poderoso, é conseqüência da revelação que o Onipotente deu de si mesmo. Você já estudou, na lição anterior, que a revelação de Deus se deu através da Bíblia. Uma manifestação com linguagem compreensível a todas as pessoas. Mas jamais alguém teve a compreensão total do Onipotente, pois o que se pode conhecer de Deus está além da capacidade humana.

Esta lição se propõe a lhe ajudar nesta aprendizagem, a qual deve durar por toda a vida.


CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DE SUAS QUALIDADES
Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais.

Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes.

Deus mesmo se revela, faz-se conhecer, ao proclamar o seu nome (leia Êxodo 6:2 e 3). O Senhor queria ser reconhecido pelo povo de Israel, através de seus feitos.

Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus, é muito mais do o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador. Além disso, é uma maneira de se responder quem é o Todo-Poderoso.

- O seu nome deve ser invocado na adoração (leia Gênesis 12:8);
- O seu nome deve ser temido (leia Deuteronômio 28:58);
- O seu nome deve ser louvado (leia 2 Samuel 22:50);
- O seu nome deve ser glorificado (leia Salmo 86:9);
- O seu nome não pode ser tomado em vão (leia Êxodo 20:7);
- O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado (leia Levítico 18:21; 24:16);
- O seu nome deve ser santificado e bendito (leia Mateus 6:9);

Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

- Deus: - Quando você o encontra no texto Bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.

- Senhor ou Jeová: - É Deus relacionado com as pessoas, para ajudá-las e salvá-las.

O vocábulo Deus, com outras combinações, como ‘altíssimo’, ‘suficiente’, ‘eterno’, e ‘conosco’, revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.

Senhor: - no sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.

Pai: - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por ele e estão debaixo de proteção.



CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DOS ASPECTOS DE SEU CARÁTER
Você também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio, e em relação ao universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é chamado de atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter.

Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados. O primeiro deles é a soberania. Significa que Deus é chefe, maioral ou supremo. No universo em que está a terra, só há um dirigente: o Todo-Poderoso. Para você, isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada há fora do controle do Senhor, e os seus planos são, de fato, realizados. Leia o Salmo 103:16. O segundo aspecto é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não tem princípio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo. Porque é eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar nele. Leia Isaías 44:6.

A Onisciência é o terceiro aspecto divino. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em sua família. Leia Hebreus 4:13.

O quarto aspecto divino é a onipresença. Significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo para se receber as suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia Jeremias 23:24. Deus tem mais do que poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que Ele é onipotente, o seu quinto aspecto divino. O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é Todo-Poderoso. Esta força se manifesta no evangelho de Cristo, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em Romanos 1:16: ‘Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê’.

Deus mostra a sua onipotência, através do seu poder de criar: ‘No princípio criou Deus os céus e a terra’ (Gênesis 1:1).

O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a sua providencia para o crente, pela sua onipotência. Leia Hebreus 1:3 e Filipenses 3:20 e 21.

O sexto aspecto divino diz que Ele é imutável. Jamais muda em sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: ‘Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?’ (Números 23:19).




Questionário
1) Porque Deus pode ser conhecido pelos seus nomes?



2) Quais são na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?



3) O que significa Onisciência?



4) O que significa Onipresença?



5) O que significa Onipotência?





                              Lição 2 - Conhecendo Deus
                              Dinâmica: Desvendado o Mistério: Lição 02

Discipulado – 1º. Ciclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário