3 de dezembro de 2016

Lição 10 - O cuidado com as amizades PRE-ADOLESCENTES

Devemos evitar amizades negativas. Infelizmente o fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante.

PRE ADOLESCENTES - Tema: Familia e relacionamentos
Comentarista: Renato Paúra
Comentário: Prof. Jair César S. Oliveira

Texto Bíblico Pv 13.20

Introdução
No que se diz respeito a bons amigos todos devemos ter, e eles são muito importante para o relacionamento humano.

O ser humano foi criado como um ser social, não foi projetado por Deus para viver sozinho e alienado. Entretanto, desde o principio Deus sempre se preocupou com o tipo de pessoas com quem seu povo se relaciona. A Amizade é um sentimento especial e não se compra, mas adquiri-se através de escolhas. Por isso, faz-se necessário uma seleção preparada com antecedência sob um olhar observatório. Em outras palavras, escolher um bom amigo é optar por relacionamentos fieis em todas as circunstâncias que nos influenciem positivamente e desafiem melhoras em nosso caráter através das trocas de conselhos sadios e puros.

ADOLESCENTES E AS AMEAÇAS DAS MÁS AMIZADES
No que se diz respeito a bons amigos todos devemos ter, e eles são muito importante para o relacionamento humano. Afinal, como reconhecer se as qualidades do meu amigo é a escolha certa para uma verdadeira amizade? O bom amigo é alguém que: a) encoraja (Ec 4.9-11); b) é um bom conselheiro (Pv 27.5-6); e c) percebe o nosso potencial (Tm 4.12). E para termos uma boa amizade precisamos ser bons amigos.“(...) Muitas pessoas são amigas de ocasião, ficam por perto quando a amizade os beneficia e afasta-se quando não conseguem tirar proveito do relacionamento. Pense sobre seus amigos e avalie sua lealdade para com eles. Seja o tipo de amigo verdadeiro que a Bíblia nos encoraja a ser” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, 2012, p. 854).

1.1 Definição da palavra amizade. Amizade do latim “amicus”; que significa amigo, que possivelmente se derivou de “amore”; que é amar. É uma relação afetiva entre duas ou mais pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo, afeição e lealdade. O dicionário da língua portuguesa define como: “sentimento de grande afeição e fidelidade, simpatia, apreço entre pessoas” (FERREIRA, 2004, p. 121). É o relacionamento que as pessoas têm de afeto por outra, que possuem um sentimento proteção. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão, fidelidade e confiança.

1.2 De acordo com as amizades que cultivamos, podemos ter nossa personalidade bem formada, ou deformada (1Co 15.33; Rm 16.17; 2 Co 6.14-17). Os jovens e adolescentes cristãos correm o risco de ser envolvidos por amizades ímpias e muitos caem em armadilhas, envolvendo-se com drogas, sexo ilícito, desobediência e violência. É preciso saber escolher os amigos. Diz o salmista: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (Sl 119.63).

As más conversações corrompem os bons costumes

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (I Co 15:33)

Por muitas vezes nós ficamos mantendo em nossas vidas coisas que vão totalmente contra a palavra de Deus, amizades que vão contra aquilo que servimos em Deus, palavras que para o mundo pode parecer ate licito, mais que para um homem ou mulher de Deus não são, atitudes que desagradam a Deus.

Muitos podem dizer mais eu tenho personalidade eu sei o que é certo e o que é errado, sei o que posso falar e o que não posso, a bíblia não mente, aqui ela fala que as coisas do mundo corrompem as de DEUS, então se somos tão sábios, como declaramos muitas vezes, devemos fugir de tudo aquilo que corrompe os costumes que Deus nos ensina, não importa o que deva ser tirado, o mais importante é deixar de lado os enganos deste mundo, e viver a eternidade de CRISTO.

É muito mais fácil quem esta em cima da mesa ser puxado para baixo, do que o que esta em cima puxar para cima da mesa o que esta em baixo, e a bíblia diz mais:

E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14-15)

Como podem andar juntos um homem trabalhador, honesto, sincero, com um ladrão, mentiroso, desonesto, trapaceiro? Da mesma maneira que não andam juntos, assim são os de Deus com as coisas deste mundo, os pecados, mentiras, palavras que desagradam a Deus, NAO CONSEGUEM ANDAR JUNTOS, porque as coisas do mundo acabam contaminando, é como uma maça podre no cesto, em pouco tempo as outras são contaminadas

Por isso jovem, homens e mulheres de Deus, isso é para todos, não se enganem as conversar erradas, as mentiras, a fofoca, a traição, o palavrão, a falsidade, corrompe o bom costume, as boas coisas, o fruto ruim estragado, corrompe, contamina a cesta de frutos bons, por isso pense bem, com quem vc anda, o que vc fala, o que vc tem feito, é como diz o ditado, diga- me com quem tu andas que eu direi quem tu és, fique atento, e não se preocupe com o que vc tem a perder largando as coisas erradas, impuras, para viver as de Deus, porque ele diz, e isso é promessa, aquele que perde por amor a mim recebera 100 x mais.

Procure ter na sua arvore frutos doces, bonitos e bons, pq é através de seu testemunho que muitas almas serão alcançadas, muitas pessoas estão nesse exato momento olhando vc, vendo suas atitudes, talvez por atitudes boas pessoas o verão como exemplo, não se engrandeça, nem se exalte, porque se vc e assim e POR DEUS, PORQUE É ELE QUEM TE DA SABEDORIA PARA AGIR ASSIM, mais se vc faz coisas ruins, erradas, as pessoas te olharão com desprezo, te verão como mal exemplo.

Pense nisso, que fruto a sua arvore esta produzindo? Será que sua arvore e aquela que as pessoas olham e se maravilham pela beleza e pelos bons frutos, ou é aquela que as pessoas passam olham, jogam um papel de bala, cospem e etc.? Porque não e uma arvore a que se deva dar importância?

Pense nisso

"Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo” (Amós 3.3)

Existem muitas pessoas caindo na cilada do inimigo, caindo nas mentiras e enganações dele, sejam vigilantes, atentos, pois ele vem como anjo de Luz para enganar os que são de Deus (2 Coríntios 11:14), esteja firme em Jesus, 100% nos caminhos dele e você nunca será enganado pelo inimigo, porque os que são de Deus jamais serão envergonhados ou confundidos, porque Deus não é Deus de confusão. (I Coríntios 14:53).

I-As más companhias estragam os bons costumes

AMIZADES RUINS, MÁS COMPANHIAS

Amizades ou parcerias que afetam negativamente nossas atitudes, atos ou bem-estar físico ou espiritual.
Nós somos influenciados, para melhor ou pior, pelas pessoas com quem convivemos.

Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.

1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.

Gálatas 5:7-9 [A influência de má companhia pode ser desastrosa.] Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem dAquele que vos chamou. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.


Devemos andar na companhia daqueles que vão nos influenciar positivamente.

Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem, e dos que guardam os Teus preceitos.

Provérbios 2:20 Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.

Provérbios 15:31 O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada.


A Palavra de Deus assemelha más amizades a ciladas, a armadilhas montadas pelo Diabo.

Êxodo 23:33 [Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, Deus lhes ordenou especificamente que não se associassem com os ímpios que moravam lá:] Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra Mim, porque se servires aos seus deuses, isso te será um laço. [Ver também Nm 33:52.]

Êxodo 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti.

Deuteronômio 12:30 Guarda-te que te não enlaces após elas, depois que forem destruídas diante de ti. Não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Como serviam estas nações os seus deuses? Do mesmo modo também farei eu.

Salmo 106:34-43 [Segue-se o que aconteceu quando o povo de Deus não se manteve separado de seus vizinhos mundanos, com quem o Senhor os proibiu de viver:] Não destruíram os povos, como o Senhor lhes ordenara, 35 mas se misturaram com as nações, e adotaram os seus costumes. 36 Serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. 37 Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. … 39 Contaminaram-se com as suas obras; corromperam-se com os seus feitos. 40 Pelo que se acendeu a ira do Senhor contra o Seu povo, e abominou a Sua herança. 41 Entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam se apoderaram deles. 42 Os seus inimigos os oprimiram, humilhando-os debaixo das suas mãos. 43 Muitas vezes os livrou, mas eles O provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade.

Provérbios 22:5 Espinhos e laços há no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele.


Amizades ruins podem nos induzir a transigir nas nossas convicções.

Provérbios 12:26 O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.

Provérbios 16:29 O homem violento engoda o seu vizinho, e o conduz por um caminho que não é bom.

Provérbios 19:27 [Se não atentarmos aos conselhos divinos na Palavra e sim aos valores disseminados pelos meios de comunicação, podemos nos desviar do caminho de Deus.] Cessa, filho meu, de dar ouvidos à instrução e te desviarás das palavras do conhecimento.

Provérbios 22:24,25 Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25 para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.

Eclesiastes 9:18b Um só pecador destrói muitos bens.

1 Coríntios 5:6b Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?

Uma tentação do Inimigo é nos fazer achar agradável a maneira de proceder do ímpio - mas veja bem onde ele vai parar!

Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.

Salmo 37:1b,2 [Lembre-se, as “coisas boas” de que os ímpios parecem estar desfrutando são apenastemporárias:] Nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade; 2 pois cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

Salmo 73:3,17,18 Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 17 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. 18Certamente, Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição.

Salmo 141:4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.

Provérbios 23:6,7 Não comas o pão daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos, 7pois como imaginou na sua alma, assim é; ele te diz: Come e bebe, mas o seu coração não está contigo.
Precisamos de convicção para nos afastar de amizades ímpias e infrutíferas.

Salmo 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [Ver também Gn 49:6a.]

Salmo 26:4,5 Não me assento com homens vãos, nem me associo com os hipócritas. 5 Aborreço a congregação de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os ímpios.

Salmo 84:10 Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.

Salmo 101:4,7 Longe de mim o coração perverso [teimoso, desobediente]; não conhecerei o mal. … 7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.

Salmo 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus.

Salmo 139:19-22 Se tão-somente matasses o ímpio, ó Deus! Apartai-vos de mim, homens de sangue. 20 Eles falam contra Ti com intenção maligna; os Teus inimigos tomam o Teu Nome em vão. 21 Não odeio eu, Ó Senhor, e abomino aqueles que se levantam contra Ti? 22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.

Provérbios 1:10,15 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. … 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas.

Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

2 Coríntios 6:14,17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? … 17 Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.

Efésios 5:11 E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.

Apocalipse 18:4 Ouvi outra voz do Céu dizer: Sai dela [da Babilônia], povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas. [Ver também Jr 51:6.]


Se mantivermos amizades ruins, vamos ser punidos com elas.

Gênesis 13:12,13; 2 Pedro 2:7,8 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. [Embora Deus tenha livrado Ló de Sodoma, ele sofreu por ter vivido com eles tantos anos.] 2 Pedro 2:7,8 E se livrou [Deus] ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos. 8 (pois este justo, habitando entre eles, afligiatodos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles). (Ver também Gênesis capítulo 19.)

Números 16:26 [Moisés avisou os seus irmãos para não se misturarem com aqueles que semeiam discórdia entre os filhos de Israel:] E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. [O Senhor mais tarde os destruiu; confira versículos 31-35.]

2 Crônicas 19:2b Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.

Esdras 9:14 Voltaremos agora a violar os Teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não te indignarias Tu assim contra nós até de todo nos consumires, até não ficar restante, nem sobrevivente?

Provérbios 21:16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará. [Ver também Pv 27:8]

Provérbios 28:19b Mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.

Efésios 5:6-8 Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto não sejais participantes com eles.8 Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.

2 João 1:10,11 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Quem o saúda participa das suas obras más.


Nem sequer deveríamos nos associar com outros cristãos que persistem na desobediência.

Romanos 16:17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. [Ver também Mt 18:15-17]

1 Coríntios 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.

2 Tessalonicenses 3:6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.

2 Tessalonicenses 3:14,15 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15 Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

1 Timóteo 6:3-5 Se alguém ensina outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

5 contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro.

2 Timóteo 3:5 [Nos Últimos Dias, alguns homens terão] aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes.

Tito 3:10 Ao homem faccioso [um que semeia discórdia, ou se agarra a falsas crenças], depois da primeira e segunda admoestação, evita-o.

2 Pedro 2:18-22 Pois proferem palavras arrogantes de vaidade, e nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro. 19 Prometem-lhes liberdade, sendo eles mesmos escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este Provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a revolver-se na lama.

Ore pedindo ajuda, sabedoria e discernimento ao Senhor para escapar da cilada das más amizades.

Gênesis 49:6 [O patriarca, Jacó, até orou para não dar ouvidos ao mau conselho dos seus dois filhos desviados, Simeão e Levi:] No seu conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte, pois no seu furor mataram homens, e, na sua teima jarretaram touros.

Salmo 56:13 Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida.

Salmo 141:4 [O rei Davi orou:] Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.

Salmo 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim, mas não me desvio da tua lei.

Provérbios 2:11,12 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12 A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.

Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

Provérbios 14:7 Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de conhecimento.

Mateus 6:13 Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque Teu é o Reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

II-Quem eu quero ser?

Boas escolhas definem um bom futuro 1. A vida é feita de escolhas. 2. Hoje você faz as suas escolhas, amanhã suas escolhas fazem você.
Escolha é algo pessoal, ninguém pode escolher por você.
Deus não muda com suas escolhas, mas suas escolhas mudam com Deus.
Uma escolha, mil consequências
A vida é feita de escolhas, quando você dá um passo a frente, alguma coisa ficará para trás.
Tudo que você está vivendo hoje é consequência das escolhas que fez ontem. Tudo que viverá amanhã será consequência das escolhas de hoje.
Sabemos exatamente do que precisamos, mas nós muitas vezes dificultamos as nossas escolhas.
O que você tem capacidade de fazer, tem capacidade de não fazer.
Quando você fica em dúvida se escolhe a vontade de Deus ou não, você já escolheu.
Se uma escolha é feita sem pensar, não é escolha, é tolice.
Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.
Veja bem o que você vai fazer, nossas escolhas nos aproximam de Deus ou nos distanciam Dele.
Não chame de destino as consequências de suas próprias escolhas.
Em alguns momentos, dar um passo atrás, é um grande passo a frente.
Se todas as nossas decisões fossem segundo a palavra de Deus, teríamos muito mais motivos pra sorrir, do que pra chorar.
Se desistir não for a tua ESCOLHA, o fracasso não será o teu DESTINO.
Porque a melhor escolha que você pode fazer é se entregar e deixar Deus cuidar de você.
Você não pode fazer nada pelo seu passado, mas graças a Deus você pode fazer muito pelo seu futuro. Mudar é uma escolha.
Você é livre para fazer o que quiser, mas nunca estará livre das consequências daquilo que você faz!
A vida realmente lhe permite fazer o que quiser, quando quiser. As consequências que não lhe darão os mesmos privilégios.
Não adianta escolher a coisa certa mas fazer da maneira errada.
Deus não criou fantoches, mas pessoas com capacidade para discenir e escolher.
Não adianta nada você querer correr, se você escolheu trilhar pela estrada errada.
Podemos tentar evitar de fazer escolhas através de não fazermos nada, mas mesmo isso é uma decisão.
Se você escolheu seguir em frente, não adianta olhar para trás.
Deus nos dá oportunidade, aceitá-las ou não é uma escolha nossa.
Decisões tem consequências. Ao tomá-las você afirma que está disposto a pagar o preço e viver com elas.
Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício.
A cada novo minuto você tem a liberdade de escolher para onde quer seguir mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço.
Muitas vezes o fator determinante da vitória não são as escolhas, mas sim as renúncias.
As pessoas sábias estão sempre preparadas para mudar de ideia e de atitude; as tolas, jamais.
A escolha é sua de ir adiante ou ficar onde está.
Deus pode fazer tudo por você, menos escolher.
Não permita seus sentimentos alterarem os propósitos. Nem seus impulsos governarem suas escolhas.
Ser livre não é sair por ai fazendo o que se quer, ser livre é ter o oder de dizer não para tudo aquilo que te faz mal.
As pessoas tem a falsa idéia que a liberdade é fazer o que tem vontade, mas elas não sabem que isso as torna prisioneiras de suas vontades.
A vida não está dando errado pra você, está apenas mostrando uma pequena parte do que pode acontecer se fizer a escolha errada
A cada escolha, uma renúncia.
Escolhas precipitadas podem trazer graves consequências.
Às vezes não são as portas que se fecham para algumas pessoas. As pessoas é que fecham as portas com suas próprias mãos.
Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.
Se há algo que não gosta em sua vida, cabe a você mudá-lo, é uma questão de escolha.
Se você escolheu fazer a vontade de Deus, entenda que você escolheu abrir mão de sua vontade.
As vezes é necessário dar um passo atrás para dar dois a frente.
Entre dois males, não escolha nenhum.
Quem demora a escolher, acaba sendo escolhido.
Escolhas feitas no passado, te trouxeram onde vc está hoje. Mas as q fizer no presente te levará à um futuro que vc nunca imaginou.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora para viver um novo fim.
Nunca tome uma decisão permanente devido a um desejo momentâneo.

Lembre-se:

Escolha sempre a vontade de Deus, ela é boa, perfeita, agradável. Romanos 12:2

III- Voce foi chamado para enfluenciar

Jesus enfatiza a necessidade do cristão exercer influência para o bem no mundo ao seu redor. Que influência devemos exercer num mundo tão cheio de mal, corrupção e violência? Para definir a natureza dessa influência, Jesus usa duas figuras comuns do lar – sal e luz. Qual é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz? Sal e luz são itens indispensáveis em qualquer lar.

VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA (Mt 5.13)
A função do sal(v.13)

No mundo antigo, o sal era algo de muito valor. O sal tem, pelo menos, três características. a. Sal é tempero que – dá sabor à comida – essa é a característica mais conhecida. Já pensou comida sem sal? É tão insípida, como o próprio Jó reconheceu ( Jó 6.6)!

A influência do crente no mundo deve ser como o sal para a comida – a presença do crente dá um novo sabor ao ambiente no escritório, na faculdade, na fábrica, etc. Será que a nossa presença tem essa influência positiva? Infelizmente, muitas pessoas consideram que o crente tira o sabor da vida.


Sal é preservador – evita a putrefação

– no mundo antigo o sal era o preservador mais comum. Antes da invenção da geladeira, o sal era usado para preservar a carne e o peixe do apodrecimento. Até hoje é usado na tão conhecida carne-de-sol do Nordeste.

Assim, se o crente vai ser “o sal da terra”, deve ter uma influência antisséptica no mundo. A presença do crente deve evitar o progresso do mal, derrotando a podridão ao seu redor.

É uma tragédia que a igreja evangélica, representando 20-25% da população brasileira, não tem exercido influência maior para o bem no meio político, sindical e social, como o verdadeiro “sal da terra”. “Os cristãos foram colocados por Deus numa sociedade secular para retardar esse processo de podridão. Deus pretende que penetremos no mundo. O sal cristão não tem nada de ficar aconchegado em elegantes e pequenas despensas eclesiásticas; nosso papel é o de sermos ‘esfregados’ na comunidade secular, como o sal é esfregado na carne para impedir que apodreça” (Stott).


Sal é ligado à pureza– não há dúvida que sua brancura brilhante fez essa ligação fácil. Os romanos diziam que o sal era a coisa mais pura de todas as coisas, porque veio das coisas mais puras, o sol e o mar.

Se o crente vai ser “o sal da terra”, tem de ser um exemplo de pureza. Uma das características da sociedade em que vivemos é o rebaixamento dos padrões de pureza. Não há mais restrições na área moral – sexo antes de casamento é normal, e infidelidade no casamento é comum. Os filmes com cenas de sexo explícito na TV e no cinema, as piadas sujas na fábrica e no escritório são áreas nas quais o crente tem de demonstrar sua pureza. Quando o crente está presente, os colegas param de contar as piadas duvidosas, a TV é desligada. Em outras palavras, o crente deve ser mais corajoso na condenação do mal. “Às vezes, os padrões de uma comunidade afrouxam-se por falta de um explícito protesto cristão” (Stott).

O crente não pode se retirar do mundo, mas deve “a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tg 1.27). E isso não é nada fácil. O crente é “chamado a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis, ou mesmo inexistentes” (R.V.G. Tasker).

A eficácia do sal(v.13) A eficácia do sal é condicional. Para continuar a ser útil, o sal tem de conservar a sua salinidade. É um fato que o sal não pode perder sua qualidade de salinidade. John Stott explica que “o cloreto de sódio é um produto químico muito estável, resistente a quase todos os ataques. Mas provavelmente Jesus está alertando Seus discípulos de que o sal pode se tornar adulterado por impurezas e, quando isso acontece,“para nada mais presta”. A mesma coisa pode acontecer aos discípulos. A salinidade do crente vem do seu caráter descrito nas oito bem-aventuranças; se não servem ao Senhor pelas suas boas obras, se tornarão inúteis e serão rejeitados. O problema, muitas vezes, é que o crente se deixa contaminar pelas impurezas do mundo, e, por isso, perde a sua capacidade de influenciar.
É irrecuperável–“como lhe restaurar o sabor?” Não há remédio para o sal sem sua salinidade.
É inútil–“para nada mais presta.”
É condenado à destruição–“lançado fora, ser pisado pelos homens.”

Não há dúvida a respeito da verdade que Jesus está ensinando. Se não estamos sendo úteis, então seremos jogados fora. Inutilidade sempre traz desastre. E não se esqueça! O crente é sal, e não açúcar!

VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO (Mt 5.14-16)

Luz é uma figura muito importante nas Escrituras. “Deus é luz” (1Jo 1.5). Isaías 9.2 fala da vinda de Jesus: “O povo que andava em trevas viu grande luz”. A missão de Israel era ser “luz para os gentios” (Is 42.6; 51.4-5). Paulo nos lembra que “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Co 4.4).

A função da luz (v.14-15) É interessante que Jesus convoca Seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é – “Eu sou a luz do mundo” ( Jo 8.12). Aqueles que permanecem em Cristo, a verdadeira Luz, são também luz. A luz de Jesus, brilhando neles, aparece em cada rosto, nas palavras, nas ações, e ilumina o mundo ao redor.
A luz deve ser vista– As casas na Palestina eram bastante escuras, com uma abertura pequena que servia de janela. A posse da luz de Cristo faz com que Seus discípulos sejam visíveis, como uma“cidade edificada sobre um monte”, que pode ser claramente vista a quilômetros de distância. Os crentes não podem se esconder e deixar de brilhar para Cristo.

Esse texto enfatiza que não pode haver discípulos secretos. A nossa fé deve ser vista na maneira pela qual tratamos o balconista na loja, a doméstica em casa, o porteiro no prédio, o empregado no serviço.
A luz dissipa as trevas– Paulo, ao escrever aos filipenses, enfatiza sua função:“Inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2.15). O mundo não pode permanecer nas trevas.
A luz avisa do perigo– revela os perigos que nos cercam neste mundo tenebroso.
A luz é um guia–“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105). Pelo nosso testemunho brilhante, dirigimos muitos no caminho certo.
A luz deve brilhar no MUNDO– é bom observar que o lugar onde devemos brilhar para Jesus é o mundo, onde as trevas dominam.

Conclusão
INSTRUÇÕES SOBRE AS AMIZADES
Alguém disse que “nenhum homem é uma ilha isolada”. De fato, se refletirmos nessa afirmativa a partir de um ponto de vista social, chegaremos à conclusão de que não é possível vivermos solitariamente. No entanto, devemos ter muito cuidado com nossas amizades. Vejamos:

2.1 As Escrituras nos orientam sobre a escolha dos nossos amigos. Os amigos têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Pv 12.26). Por este motivo, a escolha de amigos é um assunto de grande importância: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13.20). No final de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade também.

2.2 A amizade com o mundo é inimizade com Deus. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg 4.4). O mesmo livro fala de um homem de grande fé que rejeitou os caminhos errados de outros homens e mostrou a sua lealdade ao Senhor: "Foi chamado amigo de Deus" (Tg 2.23). Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais e morais (Dn 2.17,18).

2.3 As más influências das amizades. Devemos ter cuidado com pessoas que não amam a Deus e não respeitam a sua Palavra e nos oferecem a sua amizade. Temos que influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta (Jr 15.19). O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a Palavra eterna de salvação (Lc 15.1; Mt 9.10-13). O perigo vem quando não confessamos a nossa fé no meio de uma geração perversa (Mc 8.38; Fp 2.15). Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixamos as más influências nos corromperem. O insensato evita pessoas que o corrigem e o criticam, procurando aprovação acima de sabedoria (Pv 15.12,14). Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam ao ponto de mostrar os nossos erros (Pv 27.5-6).

2.4 A As más amizades nos induzem a pecar contra Deus. Infelizmente, observamos a tragédia espiritual na vida de muitas pessoas hoje pelo nosso adversário. Quantos jovens são induzidos a usar drogas, ou até de se tornar traficantes, a desobedecerem aos pais pela influência de "amigos"? Quantos se integram a gangues e acabam cometendo vários tipos de crime? A Bíblia nos orienta a nos afastar deste tipo de amizade (Pv 1.10-16). Alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Ec 7.5). O amigo verdadeiro nos corrige, nos ensina o caminho correto e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para a repreender quando for necessário (Pv 9.8; 15.12).

2.5 Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas. Nossa amizade deve ser bem escolhida (Sl 1.1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (Pv 14.7-9).

2.6 Devemos evitar amizades negativas. Infelizmente o fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Moisés avisou sobre parentes e amigos que incentivam os servos de Deus a servir outros deuses e mandou que não concordassem, nem ouvissem, nem olhassem com piedade para aqueles falsos amigos: “Se teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou a tua filha, ou a mulher do teu regaço ou o teu amigo mais íntimo, te incitar […] não o atenderás nem os ouvirás [..]” (Dt 13.6-8). Paulo diz: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1Co 15.33). Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a serem desobedientes. Temos que julgar a árvore pelos frutos (Mt 7.15-20), retendo o que é bom e nos abstendo de toda forma de mal (1Ts 5.21-22).

fonte: http://www.ieadpe.org.br/index.php/departamentos/jovens-e-adolescentes/1352-o-adolescente-cristao-e-suas-amizades

Um comentário:

  1. Queria um estudo bíblico pra mim passar para meninos de11 14 anos de estudo bíblico sobre a tema sexo,mostrando pra eles que praticar antes da hora e o mesmo sexo é pecado pois tenho meno os dessa idade ja chegaram a praticar sexo fiquei triste e desesperada para levar um estudo pra eles mostrando que Deus ele maravilhoso e que vale apena deixar e se prazeres da carne e servir a Deus e esperar o tempo certo É nao ir pro mundo do pecado meu número é esse zap 985940539 por favor preciso de ajuda

    ResponderExcluir