31 de dezembro de 2016

Aula Bíblica – Deus Fez Meus Ouvidos: Berçário 0 a 2 anos - 1º Trimestre de 2017


  
 Clique nos links abaixo
Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016
Últimos acontecimentos - Bíblicos
Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017


  Aula Bíblica  Deus Fez Meus Ouvidos


Quem é Deus? Deus é amor (1 João 4:8), . Esse currículo é dirigido para professores nas igrejas, mas vale lembrar que você, papai ou mamãe, também pode aproveitar algumas dessas dicas para ensinar em casa aos pequeninos!

Aula – Deus Fez Meus Ouvidos

Ideias:

– Faça um móbile com diversas figuras de animais para imitar o seu som: passarinho, ovelha, gato, cachorro, galo.

– Use chocalhos, tambor pequeno.



– Faça chocalhos de sucata com garrafas de refrigerante (pequena ou grande). Coloque grãos (cada tipo de grão dá um som diferente: feijão, milho, soja, arroz) ou pedaços duros de plástico colorido, ou tampas de canetas coloridas. Cole a tampa para ficar bem firme e não abrir. Assim chamamos a atenção da criança com as cores e o som dos objetos.


Ou também pode fazer o chocalho com rolo de papel ou copinho de iogurte, colocando grãos dentro e colando contact ou papel colorido para enfeitar.


– Faça fantoches de animais com caixas ou potes de iogurte para brincar e imitar sons.


– Providencie um toca CD com músicas suaves para descanso.

– Se o nenê for pequeno, segure você e mostre fantoches de vara com figuras de bichinhos imitando o som de cada um. Se o nenê for maior providencie alguns bichinhos de pelúcia e também imite o som dos bichinhos para que a criança ouça.


– Mostre livros com figuras de instrumentos musicais.


Lembrete para os pais: Providencie para cada criança um chocalho de refrigerante, ou fantoche de vara com uma figura, ou meia com guizo para que os pais possam recordar a lição durante a semana.
Receba a criança com música suave. Transmita alegria e tranquilidade para que ela se sinta bem. Oriente os pais para que não fiquem no berçário (se possível), pois se todos os pais permanecerem, atrapalharão o período de aprendizagem das crianças.
Fale o pensamento bíblico: “Deus é amor, 1 João 4:8”, conversando e agradando a criança. Diga: Deus ama o(a) (nome da criança). Eu também amo o(a) (nome da criança).
Ensino: Com voz suave e bem clara, converse com a criança individualmente, olhando para ela. Fale: Deus ama o(a) (nome da criança). Deus deu os ouvidos (aponte) para o(a) (nome da criança) ouvir. Diga mostrando o móbile no berço com as figuras próprias (uma por vez), ou segurando o fantoche de vara com a figura de um cachorrinho. O cachorrinho diz: Au, au, au! Mostre a figura do gato. O gatinho diz: Miau, miau, miau! Mostre a figura do passarinho. O passarinho diz: Piu, piu, piu! Mostre a figura da ovelhinha. A ovelhinha diz: Bée, bée, bée! Mostre a figura da criança. A criança diz; Dá, dá, dá! Todos estão felizes! Obrigada, Deus, porque eu posso ouvir, com meus ouvidos, os sons que eles fazem.

– Coloque a meia no pezinho da criança e quando ela balançar e fizer o som do guizo, fale: o(a) (nome da criança) com seus ouvidos (aponte), ouve o som dos guizos; eu também ouço o som dos guizos com meus ouvidos (aponte). Obrigada, Deus, porque podemos ouvir com nosso ouvido.

– Dê um chocalho para a criança brincar e enquanto ela balança e observa, cante suavemente.
Cante: “Deus me deu ouvidos? Sim, sim, sim. Eu posso escutar? Sim, sim, sim. Deus me ama? Sim, sim, sim”. Cante ou fale: O passarinho faz piu, piu, piu. Eu posso ouvir com meus ouvidos. O gatinho faz miau, miau. Eu posso ouvir com meus ouvidos. A mamãe fala: eu amo você. Eu posso ouvir com meus ouvidos. Obrigada, Deus, por meus ouvidos.
Brinque: Coloque a criança – que já tem possibilidade -, na área de estimulação com alguns objetos sonoros. Ex: chocalho (vários tipos de som), tambor. Deixe que a criança pegue, brinque, alcance o objeto e escute o barulho diferente. Incentive-a balançando um chocalho. Diga suavemente: escute o barulhinho do chocalho, (nome da criança). Nós ouvimos o barulho do chocalho com os ouvidos que Deus fez.
Ore: Obrigada, Deus, porque o(a) (nome da criança) pode ouvir os sons. Obrigada, Deus, por amar o(a) (nome da criança).
Lembrete para os pais: Entregue para cada pai ou responsável um chocalho de garrafa de refrigerante ou um fantoche de vara com uma figura, ou um pezinho de meia com guiso para que eles recordem a aula dada durante a semana. Escreva: “Deus ama o(a) (nome da criança). 1 João 4:8. Deus fez os ouvidos do(a) (nome da criança) para que escute os sons”.
Fonte: Ensinoinfantilnumclique


Veja todas as lições aqui...<<Berçário 0 a 2 anos; Com historias bíblicas, brincadeiras e muito mais - 1º Trimestre



Um comentário: