23 de maio de 2016

Noticia: Mudança climática ameaça a vida na Terra

"...e grandes sinais do céu." Lucas 21:11
O aquecimento global está colocando em risco espécies antes consideradas estáveis. Ursos polares, baleias bicudas do Cuvier, tubarões-martelo e arraias são apenas algumas das espécies que estão sendo controladas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), principal autoridade sobre o estado de conservação das espécies.

Em 2014, a convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres, realizada pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, acrescentou 31 novas espécies na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, cujo número é alarmante: 23.250.

“A mudança climática é uma ameaça importante porque muda o habitat e, em alguns casos, as espécies não têm nenhuma maneira de escapar. É por isso que teremos extinções em massa”, disse ao Metro Jornal o diretor do Programa Global de Espécies da WWF International, Carlos Drews.

Especialistas recomendam, entre outras coisas, que os consumidores tentem comprar produtos sustentáveis, que não põem em risco espécies ameaçadas de extinção e que são amigáveis ao meio ambiente. Para garantir a existência dessas espécies diversas, devemos reconhecer o seu grande valor para o nosso planeta.
A biodiversidade está sofrendo um declínio crítico. De acordo com especialistas, em menos de duas gerações os tamanhos das populações da maioria das espécies animais caíram à metade. O Metro Jornal entrevistou Deon Nel, diretor Global de Conservação do WWF, para saber mais sobre os problemas da biodiversidade em nosso planeta e o que podemos fazer para reverter essa grave ameaça à vida. Confira:

Qual é a atual situação da biodiversidade no planeta?

A biodiversidade em todo o mundo está em declínio significativo. A rápida perda de espécies que estamos vendo hoje é estimada por especialistas entre mil e 10 mil vezes maior do que a taxa de extinção natural (isto é, a taxa de extinção de espécies que ocorreria se nós, humanos, não estivéssemos por perto).

Quais os problemas enfrentados pela biodiversidade?

As ameaças à biodiversidade são imensas, incluindo degradação do habitat, colheita insustentável, conflito com os humanos, espécies invasoras e muitas outras. Na maioria das vezes, espécies selvagens enfrentam várias ameaças ao mesmo tempo.

O que podemos fazer para melhorar a biodiversidade?

Todos nós podemos desempenhar um papel na melhoria da biodiversidade tentando aplicar a sustentabilidade em sua vida diária. Isso significa consumir produtos cuja origem tenha oferecido o menor impacto possível ao meio ambiente e aos seres vivos que nele habitam. Comprar peixe sustentável, que não seja fruto de pesca predatória, e consumir produtos oriundos de madeira ou de papel sustentável são algumas maneiras de ajudar a biodiversidade.
Fonte: Metro Jornal.

Leia também: Notícias.Com
Deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário