28 de maio de 2016

LIÇÃO 6 - CONHEÇA O BATISMO EM ÁGUAS

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
LEIA TAMBÉM: Manual/Discipulador
TEXTO ÁUREO “Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.,” Atos 22.16

TEXTOS DE REFERÊNCIA - MATEUS 3.13 A 17

I N T R O D U Ç Ã O
Você que já entregou a sua vida a Jesus, precisa tomar uma decisão. Refiro-me à importantíssima decisão do BATISMO em águas, que é a “Porta de entrada” para a igreja.

1 BATISMO, UMA NECESSIDADE ESPIRITUAL

Observemos alguns exemplos bíblicos acerca do batismo em águas: “João Batista apareceu batizando” e “todos eram por ele batizados no Rio Jordão” ( Marcos 1.4, 5).

a) – Jesus foi batizado por João Batista – Seu batismo ocorreu em cumprimento à justiça divina: “E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão” (Marcos 1.9). Na inauguração da Igreja, no dia de Pentecoste, após ouvirem o grandioso sermão pelo apóstolo Pedro: Atos 2.41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.

b) - A exigência do batismo é confirmada na Bíblia – Além desses textos bíblicos citado acima, há muitos outros que mostram a necessidade do batismo nas águas. Às vezes, é impossível a realização do batismo em águas, por causa das circunstancias que envolvem a pessoa. Veja o exemplo: O ladrão na cruz (Lucas 23.42-43), convertido a Jesus, não foi batizado. Nem poderia sê-lo por causa da sua situação, entretanto ele creu. E foi salvo.

c) O Crente convicto deseja batizar-se – Em condições normais, é muito difícil um crente, genuinamente convertido, não pedir o batismo. A menos que não compreenda o BATISMO BÍBLICO e, por isso, vamos explicá-lo.

2 ANTECENDENTES DO BATISMO

Em Atos 8.26-38, encontramos alguns itens importantes que antecederam o batismo daquele eunuco. Quais são estes “antecedentes” Para batizar alguém?

a) Acompanhemos o texto bíblico de Atos 8.26-38 – Há sempre a atuação divina em orientar a oportunidade da conversão de alguém (versos 26.29, 39). Tem que haver interesse por parte do convertido. Donde vinha o eunuco? O que fazia ele ao viajar? (versos 27, 28). Tem que haver estudo da Bíblia antes de ser batizado (verso 28). Tem que haver entendimento e aprendizado da Palavra de Deus antes de ser batizado (verso 30).

b) O novo convertido deve ser discipulado por alguém experiente – Tem que haver alguém interessado em discipular o convertido, explicando-lhe a Bíblia (verso 31, 35). Tem que haver espontaneidade do candidato, para ele mesmo pedir o Batismo (verso 36).

c) O novo convertido tem que tornar pública sua fé em Cristo – Tem que haver confissão de fé decidida em Jesus (verso 37). Tem que haver gesto de obediência (verso 38). Geralmente, esses “Antecedentes” acompanham todo o batismo.

EXIGÊNCIA PARA ALGUEM SER BATIZADO

João Batista recebia o povo que vinha para ser batizado. Ao pregar o arrependimento, vinha em seguida à confissão dos pecados, uma exigência divina: “E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”. (Marcos 1.5). Conforme Atos 18.8; Crispo e sua família ao crer no Senhor Jesus Cristo foram batizados, muitos dos coríntios ao ouvirem da conversão de Crispo também creram e foram batizados.

a) - Os frutos do arrependimento – Ao analisar as exigências de Mateus 3.8, dada por João Batista aos que vinham ao Batismo, encontramos o seguinte mandamento: “Produzir”. O Candidato ao Batismo tem que estar consciente do que está fazendo, pois a partir de agora ele precisa produzir na obra de Deus. O batismo consciente produz no crente um desejo pela Obra de Deus, e leva-o a uma vida de testemunho.

b) - Produzindo esses frutos – A mudança de vida é obra do Espírito Santo em nós, que passa a produzir “frutos do Espírito” (Gálatas 5.22) em nosso coração. “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.20). Arrependimento é a versão ao pecado e mudança de vida; e essa mudança tem que ocorrer antes do batismo: “... Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4b). O candidato ao Batismo deve estar disposto a viver uma vida “digna” de cristão: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados” (Efésios 4.1).

c) - Crer em Jesus é a exigência principal para o batismo – Quando em Atos 8.36, o eunuco perguntou: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?”, “Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração”! Observemos que crer em Jesus é a exigência principal. Por isso a Bíblia não autoriza batizar crianças, pois ainda não podem crer. “Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.(Atos 16.31). Mas é crer de coração ( Marcos 7.6). Pois Deus não aceita coração dividido: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. (Jeremias 29.13)

4 A FORMA DO BATISMO

Qualquer bom dicionário da língua portuguesa vai dizer que, Batismo significa imersão, imergir, mergulho. O que for diferente disso, não é batismo. Mesmo que leve o nome “batismo”, não é batismo, se não houver imersão, mergulho total na água.

Exemplos Bíblicos - Em Marcos 1.5 “e eram por ele batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Em marcos 1.9: “... Jesus de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João no Jordão.”. Que “significa “no”? Significa dizer “dentro “ do rio Jordão, João Batista batizava dentro do ” rio Jordão. Para que isso, se não fosse mergulho? Em Marcos 1.10: “ E logo, quando saía da água...”. Em Atos 8.39: “E quando saíram da água...” Ninguém sai da água se não tiver entrado dentro da água”. Isto é imersão. Em João 3.23: "João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas”. Não fosse mergulho, bastaria uma bacia apenas para batizar. Em Romanos 6.4: “De sorte que fomos sepultados em Cristo através do Batismo...” Em Colossenses 2.12 : “ Sepultados com Ele no Batismo...” Não há sepultamento jogando um pouquinho de terra no defunto. Sepulta-se em baixo da terra, bem coberto mesmo.

b) Na inauguração da Igreja – (Em Atos 2.14-36) houve um poderoso sermão, e foram batizados aproximadamente 3000 novos crentes: “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”. (Atos 2.41).



CONCLUSÃO
Você já faz parte da Igreja de Jesus cristo. Quando éramos pecadores sem Deus, vivíamos “perdidos”, mas agora que aceitamos Jesus, o que nos impede de entrar para a família de Deus? “Do qual toda a família nos céus e na terra toma nome” (Efésios 3.15)
Revista Betel – Novos convertidos

4 comentários: