10 de abril de 2015

Festa de Purim


Uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida (Primeiro Império Persa fundado no século VI a.C. por Ciro) tal como está escrito no Livro de Ester.

Os eventos que levaram ao Purim foram registrados na Meguilat Ester (Livro de Ester / Rolo de Ester), que se tornou um dos 24 livros do Tanach para ser canonizado pelos Sábios da Grande Assembléia. O Livro de Ester registra uma série de eventos aparentemente não relacionados que aconteceram em um período de mais de nove anos durante o reinado do Rei Assuero. Esses eventos coincidentes, quando vistos juntos, devem ser vistos como evidência de intervenção divina, de acordo com interpretações por comentários Talmudicos e outros sobre a Meguilá (rolo escrito).

O Talmude (em hebraico: תַּלְמוּד, transl. Talmud) é um livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.

Por que Purim?
O nome "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". A festa leva este nome por ter sido o método usado por Haman, o primeiro-ministro do rei Achashverosh (Assuero) da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país.

O Livro de Ester ("Estrela") é um livro histórico, em que o nome de Deus não é mencionado, no entanto ele conta como Deus operou de maneira circunstancial para proteger o povo israelita dos seus inimigos através do rei mais poderoso da Pérsia.
Rolo de Ester, museu judaico
em Göttingen, Alemanha
O Livro de Ester não prescreve qualquer serviço religioso para Purim, apenas fala da celebração anual da festa entre os judeus nos dias 14 e 15 de Adar (equivalente ao mês de Março) ordenando que eles deveriam comemorar esses dias com festa e alegria, mandarem porções de guloseimas uns aos outros e donativos aos pobres. Essas comemorações são antecedidas por um jejum de 12 horas no dia 13 de Adar, conhecido como o jejum de Ester.

O Livro de Ester está de pleno acordo com o restante das Escrituras e complementa os relatos de Esdras e de Neemias, contando o que aconteceu com o exilado povo de Deus na Pérsia.

O autor do Livro de Ester
Mordecai, testemunha ocular e um dos principais personagens do relato, foi, mui provavelmente, o escritor do livro; o relato íntimo e pormenorizado indica que o escritor deve ter vivenciado esses eventos no palácio de Susã. Também se lê neste livro o seu nacionalismo intenso e preocupação com a festa do Purim. Embora não seja mencionado em nenhum outro livro da Bíblia, não há dúvida de que Mordecai foi personagem real da história.

Susã (Lirio) era uma cidade magnífica, ao oriente do rio tigre, e cerca de 230 quilômetros ao norte da cabeceira do Golfo Pérsico. Entre suas ruínas têm sido encontradas muitas relíquias, os alicerces do esplêndido palácio de Susã que era uma das residencias do rei, e muitas obras de arte que ilustram o que a Bíblia fala dela (Daniel 8:2). Ali Daniel teve uma das suas visões (Daniel 8), Neemias iniciou sua vida em público (Neemias 1) e foi onde tiveram lugar a maioria dos acontecimentos relatados no Livro de Ester.

"Deus trabalhando no silêncio"
"Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança." Salmo 62.5
DEUS - O Todo Poderoso
Apesar de não ser mencionado o nome de Deus no Livro de Ester, talvez pelo fato de que o livro tenha sido escrito nos idiomas dos medos e dos persas, mas é evidente a participação do Senhor na história de Ester.

Deus está no controle de tudo, sempre, e até mesmo quando pensamos que não escaparemos de uma situação de morte, Ele se mostra presente e nos assegura que até mesmo os cabelos de nossa cabeça estão todos contados! Ele é Deus!

Em todas as situações a ação de Deus é observada, primeiramente no ato da insônia do rei (Ester 6:1), ninguém que esteja perturbado por alguma insônia iria querer ler um livro de atas políticas como livro de crônicas reais, é como se você estivesse sem sono e pegasse o livro da constituição de seu país para ler, mas o rei pediu o livro e foram lidas as crônicas de seu reinado, então se leu sobre o feito de Mordechai em seu favor.

Maravilhosa a presença do Senhor neste momento, justamente num período perigoso para Mordechai e para todo o povo. Podemos notar que, em toda a história de Israel o Soberano Deus se mostrou/mostra presente, mesmo no holocausto de Hitler, os judeus surgiram das cinzas da morte e reconstruíram o estado de Israel se tornando a mais forte potência do oriente médio.

O rei Achashverosh (Assuero)
Assuero significa "rei venerável" não sendo um nome, mas um título. Temos outros assim, como faraó dos egípcios e Abimeleque "meu pai é rei" dos filisteus.

Assuero (nome Hebraico), Khshayarshan (nome Persa), geralmente identificado como Xerxes I, o Grande (nome Grego), assumiu o trono da Pérsia em 486 a.C. ou seja, trinta anos depois da inauguração do templo em Jerusalém. Ele era filho de Dario, que havia confirmado a ordem de Ciro para a reconstrução do templo. O seu reino era vasto, abrangendo o Oriente Médio desde as fronteiras da Índia até a Etiópia, incluindo os reinos da Pérsia, Média e Babilônia. Ele reinou por 21 anos, até 465 a.C..

Assuero subiu ao trono da Pérsia. Apesar de não ser o herdeiro legítimo da coroa, conseguiu impressionar o povo pelas suas riquezas e poder, estabelecendo seu reinado sobre todos os territórios persas. Guerreava muito e conseguiu numerosas vitórias. Seu império se estendia das índias até a Etiópia, comportando 127 países.
O rei, que já havia conquistado vivamente o povo persa pela sua opulência, impressionou-o ainda mais com seu casamento com Vashti, filha de Belshatsar, rei da Babilônia, e neta do poderoso Imperador Nevuchadnetsar (Nabucodonosor). 0 povo estava persuadido de que a dinastia babilônica estava destinada a reinar para sempre.
Ester e Mardoqueu, por Aert de Gelder
Ester / Hadassa
O interessante é que o nome original de Ester era Hadassa, mas ela foi chamada Ester pelos persas por causa de sua beleza. O nome Ester foi derivado do nome Ishtar (a suposta bela deusa pagã), que, em si, originalmente derivada de "Istahar", uma estrela muito brilhante, e em algumas culturas, a lua. Mas em hebraico Ester significa “escondido”, e isso faz alusão ao fato de que Deus atuou escondido, não através de milagres onde alterações físicas na natureza ocorreram, mas conduzindo os personagens para a realização do processo de salvação do povo judeu.
Ester escolhida entre mais de 400 candidatas ao reino. Ester havia ganho a confiança e o carinho dos serviçais do palácio. Ela ouvia atentamente e seguia os conselhos afim de aprender e crescer como ajudadora do rei. Ora, quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu, que a tomara por sua filha, para ir ao rei, coisa nenhuma pediu senão o que indicou Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. Mas Ester alcançava graça aos olhos de todos quantos a viam. (Ester 2.15)

Mordechai / Mardoqueu
A origem do nome é babilônica, e deriva do nome Maduk, um deus mitológico da Babilônia, os judeus da Pérsia costumavam dar nomes babilônicos aos seus filhos, Mordechai era primo de Ester, era da tribo de Benjamim descendia de Jair, Simei e Quis, este era pai de Shaúl o primeiro rei de Israel, um dado importante na vida de Mordechai, visto que Hamã era agagita descendente do rei Agague dos amalequitas na época inimigo declarado do rei Saul, após a morte dos pais de Ester Mordechai a adotou e criou educando como se fosse sua filha, durante a história ele instruiu Ester concedendo a ela vários livramentos e a mantendo em conexão com o rei Achashevosh através de seu comportamento.
Hamã
Seu nome significa estar quente, morno, vem da origem Hamas que significa violência, maldade, injustiça. Hamã foi uma espécie de inimigo oculto, que além de violento, usou de maldade e injustiça contra Mordechai e os judeus, ele não se satisfaria com nada menos que a destruição do povo judeu, no decorrer da história da humanidade vários Hamãs tem surgido no caminho de Israel, homens “quentes” e violentos como o general Tito de Roma em 70dc, as cruzadas na Europa sob o sistema de Roma, a inquisição católica, Hitler, os Palestinos com seus homens bomba, o Irã com a tentativa declarada diante da comunidade mundial de exterminar Israel do mapa e outros sempre tiveram e têm princípios mortais para o povo judeu, mas todos eles terão que provar o próprio veneno assim como Hamã foi enforcado na sua própria forca.

Hamã transfigura o terrível anti-semitismo contra os judeus e sua inimizade contra Ester específica o personagem do Anti-Cristo, ambos serão resistidos e destruídos mediante a união entre Mordechai e Ester (A Igreja / A Noiva)

O Deus da Providencia - Jeová-Jiré está agindo!
"Porque Ele (Jesus) é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade," Efésios 2:14

O que podemos Aprender!
Podemos aprender com Purim é que mesmo que o inimigo possa lançar sortes (Pur- lançar dados) contra nossas vidas somos guardados e protegidos pelo Eterno como uma pessoa protege a parte mais sensível de seu corpo “a menina de seu olho”, talvez pareça que é o fim para nós, mas no término de tudo lá está a mão de Deus agindo no silêncio da noite.
"Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas,"
Salmo 17.8

Purim não está estabelecida entre as sete festas fixas anuais, mas demonstra com exatidão que todos nós devemos comemorar com grande alegria os vários livramentos concedidos pelo nosso SENHOR, O Todo Poderoso Deus!

"Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedira?" Isaías 43.13

"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra."
Salmo 34.19

Ester foi um instrumento poderoso nas poderosas mãos de Deus e, do alto foi enviado o socorro!
"Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?" Ester 4.14

"que me livra de meus inimigos; sim, tu me exaltas sobre os que se levantam contra mim; tu me livras do homem violento." Salmo 18.48

Para Meditação: Salmo 121 e Salmo 122

A Festa de Purim
"Então Mardoqueu saiu da presença do rei, vestido de um traje real azul celeste e branco, trazendo uma grande coroa de ouro, e um manto de linho fino e de púrpura, e a cidade de Susã exultou e se alegrou." Ester 8.15

"ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos," Ester 9.21

O rei Achashverosh tinha boas razões para se orgulhar de Ester. Soube que ela descendia da família real de Saul, o primeiro rei dos judeus. Quando descobriu que Mordechai era também descendente desta nobre família e primo de Ester, nomeou-o com grande honra.
"Pois o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, porque procurava o bem-estar do seu povo, e falava pela paz de toda sua nação." Ester 10.3

O rei presenteou Ester com a casa de Haman (Ester 8), e deu a Mardoqueu o anel real que havia retomado de Hamã. Apesar de Mardoqueu e Ester estarem profundamente agradecidos ao rei pelos seus favores e segurança que sentiam sob a sua proteção, não perdiam tempo em alcançar seu verdadeiro objetivo. O cruel decreto de Hamã ainda estava em vigor e se não fosse revogado, os judeus estariam perdidos.
Assim Ester intercedeu novamente perante o rei em favor dos seus irmãos condenados a morrer. Atirando-se ao chão e com os olhos cheios de lágrimas (Ester 8.3), suplicou ao rei para salvá-los do terrível destino que os aguardava e bradou com uma voz angustiada: "Como poderia eu assistir inerte ao massacre dos meus irmãos?" (Ester 8.6)
0 rei, profundamente tocado, gostaria de poder livrá-la dessa dor. Infelizmente, era muito difícil anular o decreto em questão, pois tinha sido promulgado com sua ordem, e possuía o carimbo do anel real; portanto era irrevogável.
Finalmente uma solução foi encontrada. Um novo edital foi publicado (Ester 8 7-12), nestas cartas o rei concedia aos judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, e para destruírem, matarem e esterminarem todas as forças do povo e da província que os quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens, num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, do dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar.
Além do mais, o enforcamento de Haman, sob ordem expressa do rei, era uma prova clara de que este desaprovava sua política.
Mensageiros reais montando os cavalos mais velozes do reino dirigiram-se imediatamente a cada uma das 127 províncias do império persa, que se estendiam da índia até a Etiópia, para entregar os novos decretos aos governadores e respectivos príncipes.

(Ester 9) A notícia espalhou-se rapidamente como um relâmpago até os recantos mais longínquos do império, e todos começaram a tratar os judeus com respeito.
No dia 13 de Adar, data na qual os judeus deveriam ser exterminados por Hamã e suas forças, sucedeu o contrario, porque os judeus foram os que se assenhorearam dos seus aborrecedores. Porque os judeus nas suas cidades, em todas as províncias do rei Assuero, se ajuntaram para por as mãos sobre aqueles que procuravam o seu mal; e nenhum podia resistir-lhes, porque o seu temos caiu sobre todos aqueles povos. E todos os príncipes das províncias, os sátrapas, os governadores e os que executavam os negócios do rei auxiliavam aos judeus, porque tinha caído sobre eles o temor de Mardoqueu.
Mardoqueu era grande na casa do rei, sua fama se espalhava por todas as províncias, ia se tornando cada vez mais poderoso. Feriram, pois, os judeus a todos os seus inimigos a golpes de espada, matando-os e destruindo-os; e aos que os odiavam trataram como quiseram, e na fortaleza de Susã, mataram e destruíram os judeus quinhentos homens; como também os dez filhos de Hamã.

Quando o rei deu a notícia a Ester, perguntou-lhe se agora ela estava satisfeita.
"Existem ainda em Shushan, numerosos e temíveis inimigos que não cessaram suas atividades e que devem ser exterminados se o país quiser viver em paz. Se o rei achar correto, o dia de amanhã será dedicado a julgar, em Shushan, os últimos inimigos dos judeus, pois eles são ao mesmo tempo os inimigos da humanidade. E é preciso igualmente pendurar os corpos-sem-vida dos filhos de Haman."
O pedido de Ester foi imediatamente atendido e, enquanto os judeus das outras cidades comemoravam e festejavam no dia 14 de Adar, os de Shushan estavam demasiadamente ocupados em condenar os inimigos, trezentos homens mais setenta e cinco mil. Eles então celebraram no dia seguinte, o grande dia da sua milagrosa salvação.

Assim foi decidido que o dia 14 de Adar seria escolhido como o dia da festa de Purim, em comemoração à milagrosa salvação do povo e a queda do perverso Hamã.
Em respeito à Terra de Israel que, naquela época jazia em ruínas, os Sábios instituíram que nas cidades cercadas por muralhas, Purim seria celebrado, como em Shushan, nodia 15 de Adar. Este dia é chamado de Shushan Purim.
Hamentaschen, também conhecido
como Oznei Haman
(orelhas de Hamã), doce típico de Purim.
Os dois são dias de alegria e júbilo e, nesta ocasião, os judeus trocam Mishlôach Manot (presentes comestíveis), e os pobres recebem doações. (Ester 9.23)
Ao mesmo tempo, os judeus decidiram que o dia 13 de Adar, véspera de Purim, seria um dia de jejum, chamado de "Jejum de Ester", em lembrança às orações e jejuns realizados pelo povo todo por iniciativa da rainha Ester.

A sabedoria de uma mulher que tem confiança no Deus que tudo pode!
"Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação." Salmo 62.1

"Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6 16-18

"Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos." Salmo 25.2
“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8.26

Por isso aqueles dias se chamaram Purim, segundo o nome Pur. portanto, por causa de todas as palavras daquela carta, e do que tinham testemunhado nesse sentido, e do que lhes havia sucedido, os judeus concordaram e se comprometeram por si, sua descendência, e por todos os que haviam de unir-se com eles, a não deixarem de guardar estes dois dias, conforme o que se escreveras a respeito deles, e segundo o seu tempo determinado, todos os anos; a fazerem com que esses dias fossem lembrados e guardados por toda geração, família, província e cidade; e que esses dias de Purim não fossem revogados entre os judeus, e que a memória deles nunca perecesse dentre a sua descendência. (Ester 9 26-28)

"Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 22 37-39

Minha irmã, meu irmão, aproveite as oportunidades que Deus lhe oferece mas não permita que a soberba alcance seu coração, seja humilde e mantenha a esperança mesmo diante de tantas situações difíceis. Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. I Corintios 16:9
... mas lembre-se, Deus está no controle!
Busquemos a Deus e o cenário será todo mudado!

Que Deus nos abençoe!

Chag sameach HaPurim!
Feliz festa de Purim!

Fonte: Dicionário Ilustrado da Bíblico Vida Nova; www.FatosBiblicos.info; D.M.com.br; http://www.restaurandoisrael.com.br/?p=38; Wikipédia; Judeuautônomo-Metushelach Ben Levy; chabad.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário