1 de novembro de 2023

Plano de Aula Bíblica /Berçário – Lição 06: Elias – O profeta que orou para que voltasse a chover

 PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG. E PEDINDO DINHEIRO.

 

Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!


 
Fonte e crédito/CPAD
👇
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, o nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula. Como são bebês ajude eles a colocar. 

  
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. Prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seus filhos sem preocupação.

Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro prof. Recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. 




Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.

Providencie blocos para as crianças empilhar.

Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.

Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.



A AULA VAI COMEÇAR
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Elias – O profeta que orou para que voltasse a chover
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” 
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.

Prepare as crianças para o louvor.
 
 Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Cante com alegria
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
  
Cante (com um chocalho):
LEIA A BÍBLIA em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2


Deus cuida de mim | Pequenos Atos



Aline Barros - Eu Li Na Bíblia (DVD Aline Barros & Cia Vol.3)


Toque no Altar - (Pequena Nuvem)

Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
– Providencie instrumentos de musicalização infantil.

Crianças de todas as idades gostam de música. 
 Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.



Bebês gostam de ouvir músicas.
Eles aprendem rápido.
Para estimular este momento você pode fazer uma caixa de instrumentos, cheias de chocalhos ou brinquedos que emitem algum som.
Gazofilácio
👉  Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Dica de musica para oferta. 

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 


 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. 
Explique e repita.

Prof. Você pode sim ensiná-los à orar.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.

  Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.

Bebês não conseguem dizer com clareza se não entenderam, por isso é muito importante que você se esforce para que o ensino seja excelente.



Objetivo
Para bebês até 11 mêses
Ensinar a orar ao Papai do céu.


Objetivo
Para bebês de 1 e 2anos
Ensinar que podemos orar pedindo coisas difíceis.


MOMENTO DO VERSÍCULO
 " [...] Deus[...] dará tudo o que vocês precisam"
.(Filipenses 4.19).


   
👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  1 Reis 17. 1-24
1 Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

2 Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

3 Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

5 Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.

8 Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

10 Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.

11 E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.

12 Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

13 E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.

14 Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

15 E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.

16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.

17 E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.

18 Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho?

19 E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,

20 E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?

21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.

22 E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

23 E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.

24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.

  1 Reis 18. 1-46
1 E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.

2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.

3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,

4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.

6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.

7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?

8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.

9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate?

10 Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.

11 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.

12 E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.

13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do SENHOR? Como escondi a cem homens dos profetas do SENHOR, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?

14 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria.

15 E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele.

16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.

17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?

18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.

19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.

20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.

21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.

24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

27 E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.

29 E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.

31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.

32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.

34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;

35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.

36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.

37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.

42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.

43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.

46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
Fonte: Bíblia Almeida Corrigida Fiel
 
Brinque:
Ideias:
 – Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.

– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.

– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.

– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal, fruta, família.
  
Orem com as crianças: 
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças. 
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.


Momento de interagir:
Após recepcionar as crianças fazer as seguintes brincadeiras:
Jogo da memória com cenas de crianças orando.
Como é boa a chuva – você vai precisar de uma cartolina branca dividida ao meio e uma caixa com imagens de ambientes onde há seca e de locais onde a chuva é abundante (lugares bonitos com muitas plantações). Recorte as imagens de jornais e revistas ou imprima imagens retiradas da internet.

Imagem de lugar sem chuva

Imagem de lugar chuvoso
Mostre para as crianças a cartolina e a caixa com as imagens:
– Aqui nessa caixa tem algumas imagens cada um de vocês vai pegar apenas uma e nós vamos colar todas elas aqui nessa cartolina. De lado as imagens de lugares onde chove e do outros lugares onde não chove. Cada vez que uma criança mostrar sua foto chamar atenção para a beleza dos lugares onde existe chuva, pois a água da chuva traz vida assim como a Palavra de Deus traz vida ao nosso coração.


👇👇
Introdução
Alguém aqui já viu a chuva? 
Vocês sabiam que a chuva é muito importante? 
A água da chuva ajuda a encher os rios de onde vem a água que nós usamos pra beber, tomar banho, fazer comida. 
Quando fica muito tempo sem chover a água dos rios vai secando, secando, até acabar. 
Há muitos anos atrás ficou um grande período sem chover, até que um homem de Deus chamado Elias orou e tudo mudou.

👉Andamento
1) Elias era um homem que andava com Deus.
Elias era um profeta, um homem que conversava com Deus todos os dias. Para Elias era muito importante o momento de estar em oração. Nós também devemos conversar com Deus todos os dias; nós devemos orar sempre (1 Tessalonicenses 5.17), não importa o que aconteça; devemos contar para Deus todas as coisas que acontecem conosco e também podemos pedir tudo o que precisamos: Uma cura, uma provisão (dinheiro para comprar comida, ou roupa, ou brinquedo).

2) A terra estava sem chuva há muito tempo.
Nos tempos em que viveu o profeta Elias, a terra ficou seca porque não choveu durante muito tempo. 
As pessoas tinham dificuldade para se alimentar porque as plantações tinham morrido por causa da seca (1Reis 18.2). Até os animais tinham dificuldade para se alimentar (1Reis 18.5).

3) Elias ora para que venha chuva sobre a terra.
Elias sabia que Deus queria abençoar aquelas pessoas mandando chuva sobre a terra (1 Reis 18.1); então ele se ajoelhou e orou a Deus. Enquanto orava Elias disse ao rapaz que estava com ele: – Suba e olhe na direção do mar. 
O rapaz fez o que Elias pediu e quando voltou disse: – Elias, eu fui e olhei, mas não há nada.
Elias continuou orando e pediu pra o rapaz voltar pela segunda vez, pela terceira vez, pela quarta vez, pela quinta vez, pela sexta vez e o rapaz sempre voltava e dizia:
– Não há nada!
4) O moço viu uma pequena nuvem que era o sinal que a chuva estava chegando.
Até que na sétima vez o rapaz foi, olhou em direção ao mar, voltou e disse: – Elias, Elias olhei na direção do mar e vi uma nuvem do tamanho da mão de um homem.
Elias se levantou e disse ao rapaz para avisar ao rei que a chuva estava vindo. Deus tinha ouvido a oração de Elias.

👇👇
Sugestões:
Recursos visuais




👇👇
Sugestões:
Recursos visuais






























 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
  Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).


Resultado de imagem para elias orando para chover gravuras



Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.


– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.

– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal.....

    
          
  
Criança de jesus tem energia pra gastar


👇
Conclusão
Quando alguma coisa difícil ou triste acontecer, nós podemos falar com Deus em oração, e ele resolverá qualquer problema da nossa vida; pois o seu poder é muito grande. A Bíblia diz que nada é impossível para Deus (Lucas 1.37), Jesus disse que se nós fizermos um pedido a ele em oração e tivermos fé, nós vamos receber o que pedimos (Marcos 11.24).
Nós temos que guardar a palavra de Deus na nossa mente e no nosso coração; por isso, é importante memorizar os versículos. O versículo de hoje é esse (mostrar o cartaz): Tudo que vocês pedirem em oração, se crerem vocês receberão. Marcos 11.24.

 




  




ALUNO(A) 
  
Fonte e crédito da lição berçario/ www.CPAD

 
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.



Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.


[urso4.gif]
Para concluir 

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).

Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

VOCÊ JÁ OROU HOJE ?

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom. 

Monte o centro do lar com berço, bonecos.

Brincar: 
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais  ou a pessoa responsável.


 Conclusão:
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.

Ore com as crianças :
Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).


 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsável] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: 
Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula.    
👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Fale o texto bíblico da lição esta em:
  1 Reis 17. 1-24
  1 Reis 18. 1-46



OU ASSIM
Trabalho manual com massinha:
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)

  


Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23



  
    
  
      

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
  

De todo o meu coração!!!

Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.

Leia a Bíblia
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”



Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Vamos lá!!!
 
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
   

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
  

*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.

Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!

Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
 Fontes consultadas:
Créditos lição. Editora da Revista Berçário-Cpad
-(Comentarista Tatiana da Costa Pereira)
-(Editora/Flavianne Vaz).
👉ebdinfantil-dpimama.blogspot.com ›
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
Apostila do Curso de Capacitação para Ministros de Crianças
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
Pequeninos de Cristo
Missaoinfantilsede
Adaliahelenablogspot.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com/
minhaherançablogspot.com
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.

LEIA A BÍBLIA!

Vamos lá!!!

*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário