12 de maio de 2023

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 07: Moisés, um Homem Chamado por Deus

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
O nome Moisés significa "tirado das águas". Segundo a tradição, a princesa do Egito era estéril, então pediu ao deus do Nilo que pudesse lhe conceder um filho. Deus, no controle de toda a História, dá uma estratégia para a mãe de Moisés de colocá-lo em um cesto e lançar na água, para assim, protegê-lo do grande massacre determinado por Faraó aos bebês. Moisés foi criado no palácio como filho da princesa e aprendeu estratégias de guerra, leitura e escrita, além da arte de liderança, habilidades estas, que seriam úteis, ao guiar o povo de Deus na grande escola do deserto. Foi um notável líder, que pela força e unção do Senhor, liderou a libertação de todo o povo de Israel do Egito. Na visão de Dwight L. Moody, Moisés passou seus primeiros quarenta anos pensando que era alguém, os segundos quarenta anos, passou aprendendo que era um ninguém e, nos últimos quarenta anos, passou aprendendo o que Deus pode fazer através de um ninguém.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um (Com Letra) 


Quando Deus Escolhe Alguém | DVD Águas Purificadoras | Diante do Trono


O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )


Fala, Jesus Querido - 151 - Harpa Cristã.mpg

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

👉 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
👇
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
 Êxodo 2.1-10
1 E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3 Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.

4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.

5 E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.

6 E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.

7 Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?

8 E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.

9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.

10 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.


VERSÍCULO DO DIA
Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso e não temeram o mandamento do rei. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de faraó.
Hebreus 11.23-24.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conhecer sobre a vida de Moisés;
- Pontuar as fases da vida de Moisés;
- Enfatizar a fé e obediência de Moisés a Deus.


VERDADE APLICADA
A história de Moisés nos inspira a entender que a chamada é uma exclusividade Divina ao homem. Cabe a ele a decisão de aceitar.


MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que tenhamos líderes como Moisés que zelem por uma vida de comunhão, devoção obediência e fidelidade ao chamado Divino.


LEITURA SEMANAL
Seg Êx 2.1-2
O nascimento de Moisés.
Ter Êx 6.20
A familia de Moisés.
Qua Nm 12.3
Moisés era um homem mui manso.
Qui Êx 33.21-23
Moisés vê Deus pelas costas.
Sex Dt 3.26-27
Moisés ouve o não de Deus.
Sab Dt 34.5-8
A morte de Moisés.


INTRODUÇÃO
Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo israelita do Egito. No começo, ele achou que seria feito pela força de seu braço, chegando a matar um egípcio mas, com o tempo, entendeu que a libertação viria pelo poder sobrenatural de Deus.


PONTO CHAVE
Por mais que os momentos e as circunstância sejam contrárias, os Propósitos de Deus não podem ser frustrados.


1 - NASCIMENTO DE MOISÉS
Aos olhos humanos, Moisés poderia ser mais um que seria jogado no rio para morrer, porém, aos olhos Divinos, Moisés seria resultado de preservação e milagre, tornando-se assim, o libertadore um líder de excelência.


1.1. Preservado na infância
A Bíblia diz que Moisés foi escondido por três meses após seu nascimento (Ex 2.2). Os pais de Moisés correram riscos para preservar a vida de seu filho, pois sabiam do propósito de Deus para a nação. Após
este período, Moisés é colocado num cesto e lançado na água, e a Providência Divina faz com que o cesto fosse visto pela filha de Faraó, que estava se banhando. O nome Moisés é dado pela própria filha de Faraó, e quem amamenta Moisés é a própria mãe, tendo oportunidade de passar os valores do Verdadeiro Deus (Ex 2.1-10). Deus tem os Seus caminhos de atuar na História. Nós só precisamos crer e nos lançar na Vontade de Deus.


1.2. Vivendo como um príncipe
Quem diria que um menino condenado à morte estaria no palácio sendo educado e vivendo como um príncipe! Estevão chega a descrever que Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egipcios (At 7.22). Embora agradável a vida palaciana, com um futuro promissor, o texto diz que Moisés escolheu ser maltratado com o povo de Deus (Hb 11.25). Às vezes, Deus nos honra colocando em lugares altos, mas não podemos nos esquecer de que o propósito que rege a nossa existência é maior que sucesso, fama e riqueza. Moisés renunciou a tudo isto para se tornar um líder por excelência.


REFLETINDO
Moisés nasceu em tempos perigosos, foi educado no palácio como filho de Faraó, forjado por Deus no deserto e se tonou um homem que falava face a face com Deus. Charles Swindoll


2 - MOISÉS E A CHAMADA DIVINA
A chamada de Moisés é algo sobrenatural, pois Deus escolhe uma sarça fumegando em pleno deserto, para atrair a atenção e falar ao coração de Moisés, escolhendo-o para a difícil missão de libertar o Seu povo da escravidão.


2.1. Uma missão específica
O chamamento de Moisés foi específico: Libertar o povo de Deus. Esta libertação envolve questões de cunho geográfico (tirar do Egito), mas também libertação de cunho espiritual pois, por vários anos, o povo absorvia o misticismo e a cultura pagā egípcia e a partir do Êxodo, deveria viver uma vida separada e santa para com Deus. A vida de um vocacionado está atrelada ao propósito estabelecido por Deus para a sua vida, por isso precisamos buscar a vontade de Deus e, assim, cumprirmos, com excelėncia, o chamado de Deus. Moisés obteve êxito em sua missão, pois viveu uma vida com o Autor de sua chamada e isto foi imprescindível.


2.2. Um homem inflamado pela chamada
A chamada de Moisés se deu com a visão de uma sarça em chamas, mas que não se consumia (Êx 3.2). Isto tem uma conexão muito grande com o ministério desenvolvido por Moisés, pois, a exemplo da sarça, sua vida estava em chamas para Deus. Moisés tinha tempo para o povo, mas sempre priorizava seu tempo com Deus. Moisés almejava a companhia de Deus em todos os instantes da jornada (Êx 33.12-17). Ele abdicou a vida luxuosa do Palácio pelo propósito divino. Moisés sabia dos riscos, mas preferiu seguir com a ordenança divina e experimentou o extraordinário divino em sua vida.


3 - OS FEITOS DE MOISÉS
A vida e a trajetória de Moisés continuam inspirando gerações, porém os seus feitos servem de prova e informações do quanto ele serviu de instrumento de libertação na vida de um povo, bem como contribuiu para a construção de uma nação.


3.1. O legado do Pentateuco
Como já estudamos em lições anteriores, o Pentateuco é composto dos cinco primeiros Livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Através das Revelações de Deus, dadas a Moisés, temos conhecimento acerca da Criação do mundo, da existência de Deus e da formação dos povos e nações do mundo antigo. Dentro do Judaísmo, estes Livros representam a Torah, que significa "ensinamento, instrução ou Lei". A Torah contém o manual de conduta para o judaísmo, onde pequenos
trechos são lidos três vezes por semana, dentro das Sinagogas em dias específicos.


3.2. O Decálogo e o Tabernáculo
Por intermédio de Moisés, Deus deu ao povo o Decálogo, que se caracteriza por Dez Mandamentos, estabelecendo diretrizes de relacionamento com Deus e para com o próximo (Êx 20.1-17). O sistema do Tabernáculo foi também dado ao povo através de Moisés, ensinando o povo sobre pecado, arrependimento, culpa e a maneira como portar-se diante de Deus. Todos estes dois legados fazem parte da vida dos judeus e serviu de subsídio, até mesmo da Teologia Cristã, bem como o sistema ético do NT. Moisés é citado em várias passagens do NT, como alguém que foi preponderante na construção da História do Cristianismo.


CONCLUSÃO
Por mais que exista uma conspiração contra os Projetos de Deus, nada pode impedir o agir de Deus na História em cumprimento aos Seus intentos.
- Além de ter sido o principal autor do Pentateuco, Moisés escreveu também o Salmo 90. O autor do Livro aos Hebreus 3, estabelece uma comparação entre Moisés e Cristo, apontando-o como Mediador da Antiga Aliança, e esta aliança apontava diretamente para Cristo.
- A vida de Moisés mostra a Providência de Deus, em prover um libertador em tempos de crise, para conduzir Seu povo à liberdade.
Fonte: Revista Betel Conectar


Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2.15.
- O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário