Confederação abre ação contra torcida do Nacional que imitou avião em jogo diante da Chapecoense. Nas imagens, um dos torcedores mostrados, faz o sinal de que o confronto “acabou” e inicia os gestos de avião
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) abriu ação nesta quinta-feira (1º) contra a torcida do Nacional, que, em partida válida pela fase prévia da Copa Libertadores, na Arena Condá, imitou um avião, provocando em alusão ao acidente que vitimou grande parte do time e da delegação do clube catarinense.
“A Unidade Disciplinária da Conmebol tomou conhecimento do comportamento ofensivo que atenta contra a dignidade humana, […] considerando imagens videográficas, nas quais pode-se confirmar claramente as infrações do Regulamento Disciplinário da Conmebol, cometidas pelos torcedores do Club Nacional de Football”, escreve a entidade, em comunicado.
Nas imagens, captadas pelo cinegrafista Paulo dal Bello, um dos torcedores mostrados, de shorts azul, primeiramente faz o sinal de que o confronto “acabou”, já que o Nacional bateu a Chape por 1 a 0 fora de casa e necessita só do empate para se classificar à próxima fase no jogo de volta, em Montevidéu.
Depois, o mesmo indivíduo inicia os gestos de avião, que duram por cerca de dez segundos. Ao lado dele, um de seus colegas faz sinais obscenos em direção à câmera, mas nada em alusão ao acidente.
A equipe uruguaia responderá pelo artigo 14 do regulamento disciplinário da Conmebol, que, dependendo do veredicto, pode aplicar uma multa de pelo menos 3 mil dólares; fazer o clube em questão atuar fora de seu estádio ou com portões fechados; e, nos casos mais extremos, deduzir pontos do time ou a eliminação sumária da Libertadores.
O Nacional tem até quinta-feira, dia 8 de fevereiro, para apresentar provas de defesa que achar convenientes.
Em comunicado, o time da capital uruguaia lamentou, ainda na quinta-feira, as provocações.
“Em nome do Club Nacional de Football, profundamente consternados, enviamos o nosso mais íntimo e profundo sentimento de vergonha por gestos feitos por dois torcedores da nossa instituição durante a partida de ontem”, pronunciou-se o ‘Tricolor’.
O clube de Montevidéu anunciou que abriu uma investigação para punir os responsáveis pelos gestos e garantiu que caso se trate de sócios, eles serão expulsos imediatamente.
“Lamentavelmente, muitas mentes doentes levam sua irracionalidade aos palcos esportivos. O Nacional fez ingentes esforços, como geralmente os clubes do continente fazem, para evitar episódios desta natureza”, acrescentou.
A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu.
Fonte: ESPN
Mais noticias
► Arqueologia Bíblica
► É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário