17 de outubro de 2015

Notícia - Riscos causados pelo sol: saiba se proteger no horário de verão

O horário de verão começa a valer a partir do domingo (18) e vai até o dia 21 de fevereiro de 2016, e as atividades ao ar livre ficam ainda mais atraentes. Mas, é preciso ter atenção especial ao se expor ao sol, apesar de adiantarmos o relógio, a radiação não é mais fraca pela manhã. Portanto, a recomendação permanece sendo evitar se expor de 10h às 17h.

“Em um país tropical, como o Brasil, é preciso ter cuidado com a radiação solar durante o ano todo. Mas é importante reforçar essa necessidade durante o verão, porque é um período em que a população fica ainda mais exposta, podendo aumentar o índice de queimaduras e também o risco de câncer de pele”, explica a coordenadora do departamento de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro Mônica Azulay.

Filtro solar

O uso diário do filtro solar é um cuidado essencial para a saúde da pele. O produto deve ser espalhado pelo corpo pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol. Após 1h30m, é necessário reaplicá-lo para dar continuidade à proteção.

A escolha do protetor solar faz toda a diferença na hora de se resguardar dos perigos do sol. O fator de proteção (FPS) é importante, mas o produto também precisa oferecer segurança contra os raios UVA.

Não basta ter um FPS alto para ser um bom filtro, é fundamental que o filtro proteja tanto dos raios UVB quanto dos raios UVA. Por isso, o ideal é que um dermatologista indique qual filtro tem a proporção ideal de proteção para cada caso. Infelizmente, é um erro muito comum acreditar que usar um filtro com FPS alto é suficiente para ficarmos protegidos – esclarece Mônica Azulay.

No entanto, o uso do filtro não é o bastante para permitir a exposição indiscriminada aos raios solares. Vestir roupas de algodão e usar chapéus com tecidos que tenham proteção contra a radiação solar são outras medidas que contribuem para a segurança da pele. Barracas de praia, também de algodão ou lona, e óculos escuros completam o kit necessário para aproveitar o horário de verão sem medo.

“É importante ter a consciência de que não é porque passamos um bom filtro solar que podemos ficar expostos ao sol por horas sem que isso cause danos à saúde. As roupas de algodão são essenciais, pois retêm cerca de 90% das radiações UV, ao contrário dos tecidos sintéticos. Já os óculos de sol previnem cataratas e lesões na córnea. O cuidado com a exposição deve ser permanente, principalmente se a pessoa tiver uma pele mais clara”.

Para ajudar a população a se resguardar da radiação solar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro lançou o aplicativo “Proteção UV”. A ferramenta oferece informações sobre como se proteger do sol de acordo com a condição climática do dia. Ela afere o índice ultravioleta do ambiente e indica qual a proteção necessária de acordo com o tom de pele do usuário.
Fonte: Globo.com///Notícias AH.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário