24 de outubro de 2020

Lição 2 - Abraão, o amigo de Deus: Pré - aula, subsidio - Juniores de 9 e 10 anos



  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:


 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.




A Promessa de Abraão = Música Infantil




Crianças Diante do Trono Abraão - 



Abraão | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono




Obedecer é mais que importante. Diante do trono




Caminhando eu vou para Canaã- Se és salvo e tem certeza - Vaneyse



Meu melhor amigo - 3 Palavrinhas - Volume 3


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
*ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
*Faça com os alunos o chapéu 
EU SOU AMIGO DE DEUS.
Faça um pra voce também e use durante a aula!
Essa atividade até pode ser feita Antes da lição, no momento introdutório, e aproveite para conversar sobre amizades... conforme sugere a revista.

Fale com os alunos que, na lição de hoje, iremos aprender como é importante ter coragem e obedecer ao que Deus nos ordena.
Ore com as crianças, invocando ao Senhor bênçãos para esta aula.
Momentos Felizes...
Fale com os alunos que, hoje, eles irão conhecer um pouco da história de Abraão.
É isso mesmo! Abrão. Mais tarde, Deus mudou o seu nome e o nome de sua esposa. Ele era descendente de Sem, um dos filhos de Noé. Portanto, ele era neto de Noé. Vocês sabem o nome dos filhos de Noé? Sem, Cão e Jafé.
Abrão amava e obedecia ao SENHOR. Deus tinha um plano muito especial para a sua vida. E Deus sabia que podia contar com Abrão para tamanha responsabilidade porque ele era obediente.

   
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que Deus nos ama muito, e é nosso melhor amigo. Basta que confiemos Nele e obedecemos seus conselhos.


  É hora do versículo:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Gênesis 15. 6; 18.9-14; 21. 1-4


  Recursos visuais:







  Mais recursos visuais:












FIGURA 1
A Bíblia nos conta que há muitos anos atrás existia um homem chamado Abrão. Ele morava com sua família numa cidade chamada Ur dos Caldeus.
Abrão morava com sua esposa Sarai, seu pai Terá e seus dois irmãos: Harã e Naor. Um dos sobrinhos de Abrão se chamava Ló. Ló era filho de Harã. Naor era casado com Milca.
Sarai, a esposa de Abrão, não podia ter filhos, porque ela era estéril.
Ur dos Caldeus ficava na Babilônia, e era um lugar onde as pessoas acreditavam em vários deuses e os adoravam.
Deus não aprovava o tipo de vida que o povo de Ur dos Caldeus vivia e, então, ordenou que Abrão saísse do meio daquele povo e fosse à uma terra que já estava preparada, a Terra Prometida: Canaã.
Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:
— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

FIGURA 2

Abrão , então começou com os preparativos da viagem, eram muitos detalhes e muito trabalho. Quando as pessoas perguntavam o que ele estava fazendo, ele respondia:

-Deus me chamou, ele pediu para fazer uma longa viagem!

Com certeza as pessoas perguntariam para ele aonde estava indo.

-Eu não sei ao certo. Eu somente sei que Deus me chamou e cuidará de mim no caminho. Ele me prometeu que me daria uma grande descendência e eu cri nele e o obedecerei!

Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Senhor havia ordenado. Ele não ficou preocupado, nem perguntou para Deus como dele sairia uma grande nação, já que não tinha filhos, pois sua esposa não podia engravidar. Ele não ficou perguntando como seria isto, nem ficou querendo saber detalhes. Ele simplesmente obedeceu.
Abrão também não conhecia o caminho, nem mesmo sabia para onde ia. O que ele sabia era que Deus o estava orientando no caminho certo, e que ele seria seu guardador e guia.

Sabem, crianças, é esta atitude de fé e obediência que todos nós devemos tomar quando o Senhor nos manda fazer alguma coisa. Devemos acreditar confiar no Senhor, obedecê-Lo com o coração cheio de alegria, ainda que pareça difícil para nós, ou ainda que não entendamos o que Deus nos mandou fazer.

FIGURA 3

Abrão sabia que o Senhor tinha o melhor para sua vida e, mais do que depressa, obedeceu, partindo com sua esposa Sarai, o seu sobrinho Ló, filho do seu irmão, e todas as riquezas e empregados que havia conseguido em Harã.

Quando chegaram a Canaã, Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré.
Naquele tempo os cananeus viviam nessa região. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse:
— Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.
Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o Senhor, pois ali o Senhor havia aparecido a ele.
Depois disso Abrão foi para a região montanhosa que ficava ao leste da cidade de Betel e ali armou o seu acampamento. Betel ficava a oeste do acampamento, e a cidade de Ai ficava a leste. Ali Abrão também construiu um altar e adorou o Senhor.
Depois ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã.
Abrão não sabia onde ficava a terra da qual Deus havia falado. Mas ele creu no Senhor e obedeceu.

Não foi fácil para Abrão deixar sua família e seus amigos. Abrão poderia ter pensado:
“— Por que deixar minha terra, minha família? O que Deus deseja de mim não pode ser feito aqui mesmo?”
Porém, Abrão não questionou, ele obedeceu. Ele sabia que Deus era bom e confiava em sua proteção.
Abrão guardou em seu coração a promessa que o próprio Deus havia lhe feito.
Deus escolhera a Abrão para ser pai de muitas pessoas. Ele desejava que Abrão contasse para essas pessoas como Ele era bom.
Abrão seria conhecido como uma pessoa muito importante. Ele seria uma bênção para o mundo inteiro. Através de seus filhos, netos, bisnetos, nasceria Jesus.
Abrão não sabia o que poderia encontrar, os perigos que passaria… O que ele sabia era que podia contar com a proteção de Deus, que o havia chamado.
E assim aconteceu. Durante toda a viagem e na nova terra, Deus cuidou dele e de toda a sua família.
Se você quer ser feliz e abençoado por Deus, tenha fé, acredite na Palavra de Deus e seja obediente como Abrão.


Perguntas
Qual foi a ordem que Deus deu para Abrão?

O que você acha que teria acontecido se Abraão não houvesse obedecido a voz de Deus?

Qual era o nome da esposa de Abrão?

De que tamanho seria a família de Abrão?

Abrão tinha filhos ?

O que aconteceu com Abrão por ter obedecido a voz de Deus?

O que devemos fazer quando Deus nos manda fazer algo?

Quais são as consequências da desobediência?

Quais você acha são as consequência de um coração obediente?

Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincadeira
Viagem Cega: 
Vendar os olhos das crianças e pedir para que elas sigam a voz do líder , dizer palavras ou frases como “tenham fé” , “obedeçam” e outras palavras que vão dando direção às crianças onde o líder está. O líder deverá conduzir às crianças até uma determinada área e parar. Daí as crianças podem tirar as vendas dos olhos e o líder conversará com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do líder. Explicar que assim foi com Abraão - obedeceu a Deus e foi para um lugar que não conhecia.

Brincadeira
Você pode organizar um jogo com uma bola. Mande que as crianças se espalhem pela sala para jogarem bola. Cada vez que alguém pegar a bola, deve mencionar uma característica de Deus, como: fidelidade, confiança, amor, cumpridor de Suas promessas, etc. Continuem até que todos tenham a chance de dizer duas características de Deus.



 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


Atividades:















ATIVIDADE:
Materiais:
– Palito de picolé
– Tesoura
-Cola
-Lápis de colorir
– Uma copia da folha da atividade e o recorte da figura de Abrão
Entregue a folha com o desenho da família de Abrão, recorte pela línea de pontos.
Peque a figura de Abrão e pregue um palito de picolé por trás. Coloque a figura de Abrão na folha da atividade onde foi recortado. Mova a figura de Abrão segurando pelo palito de picolé, seguindo o chamado de Deus.



VAMOS PRATICAR
Fale aos seus alunos que muitos homens que ocuparam cargos na igreja, foram chamados por Deus ainda crianças. Deus tem um propósito para cada vida e é importante conhecê-lo e desenvolvê-lo, para melhor servir o Senhor. Em seguida, apresente o cartaz, confeccionado com antecedência. O Objetivo é perceber o que mais chama atenção de cada um deles.

Nome da criança
Entregar Folhetos
Visitar orfanatos e levar assistência
Para participar das reuniões de oração
Falar de Jesus para as pessoas
Ser um integrante do coral
1
2
3
4
5
6
7
Se Deus chamar você para:
Peça para que escrevam "sim" somente nas opções pelas quais elas já sentiram ou sentem um forte desejo de colaborar na casa de Deus.
Depois pergunte as crianças: se Deus chamar para...
Pode acontecer de alguns alunos escolherem várias opções, outros nenhuma. No entanto, ao término, peça que abaixem suas cabecinhas e façam uma oração, apresentando a Deus o desejo de cada um e pedindo que lhes dê a direção certa.


Enquanto viajavam rumo à Canaã, Abraão e sua família viviam em tendas. 
Qual dos desenhos abaixo completa a cena?



Siga as pistas e descubra qual é a tenda de Abraão.



Aproveite o tempo com essa dinâmica: 
 
Os alunos deverão sentar-se em semi-círculo.
Explique que você vai cochichar uma frase no ouvido do aluno sentado na ponta. Ele repetirá a frase para o colega seguinte e assim sucessivamente, até a frase chegar à última criança que se levantará e dirá a frase em voz alta.
Objetivo é para as crianças entenderem a necessidade de prestar atenção para não transmitir coisas erradas.





ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  



Lembrancinhas:


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
Créditos
Revista Juniores Cpad
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
juniores-ebd.blogspot.com
Visuais extraídos do blog apascentarospequeninos.blogspot.com/
blogtiale.blogspot.com
tianilma.blogspot.com
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ministerioinfantilalebohrerferreira.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Ensino infantil num clique
Pequeninosdejesusblogspot
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia infantil
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário