4 de fevereiro de 2018

Lição 06: O ciúme não faz parte do presente: Jardim de Infância de 5 e 6 anos







Revista do alunos:


  
INICIANDO A SUA AULA:
 Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:

* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
Endereço na descrição do vídeo

  

Receba as crianças: com muita alegria e um grande sorriso. Faça um agrado e diga: “Que bom você está aqui (nome da criança)”.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 

 Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro. 

 Momento do louvor:  
  Cante: 

Limpa meu coração Jesus- Turma do Barulho



MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas - VOLUME 3



POR DENTRO, FORA, ALTO, EMBAIXO em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 3



O SABÃO LAVA MEU ROSTINHO



A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO - Corinho Evangélico - TiaCris



Eu Preciso de você - corinho infantil




CUIDADO OLHINHO O QUE OLHA! CUIDADO OLHO, BOCA, MÃO E PÉ: TiaQuelly


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.

Você pode usar ramos de trigo seco para ilustrar sua história. Colar num pedaço de EVA ou qualquer papel, e um ficar reto e os outros 11 encurvados assim como foi o sonho. Você encontra em loja de armarinho.


Objetivos: 
Os alunos deverão compreender que o ciúme nos leva a fazer coisas erradas; e aprender que o Papai do Céu nos ensina a amar os nossos irmãos.


É HORA DO VERSÍCULO:
É hora do versículo: 

“[...]onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más” (Tg 3.16).


JOSÉ DO EGITO


Nesta lição, as crianças estudarão sobre a história José. Ele tinha muitos irmãos. É uma bênção ter irmãos para que possamos amá-los como nos ensina o Papai do Céu. Um dia José ganhou um lindo presente de seu pai que deixou seus irmãos com muito ciúme. Isso os levou a fazer coisas erradas e fizeram muito mal ao seu irmão José. O Papai do Céu não se agrada disso, por isso devemos tratar todos bem e amar a todos, mesmo quando alguém tem algo que nós gostaríamos de ter e não temos.



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Gênesis 37.1-36
Resultado de imagem para desenhos jacó e seus filhos
1 Jacó ficou morando na terra de Canaã, onde o seu pai tinha vivido.
2 Esta é a história da família de Jacó. Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com os seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres do seu pai. E José contava ao pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam.


3 Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas.
4 Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.
5 Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele
6 porque ele disse assim: – Escutem, que eu vou contar o sonho que tive.
7 Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.
8 Então os irmãos perguntaram: – Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós? E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava.
9 Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim: – Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.
10 Quando José contou esse sonho ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e disse: – O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?
11 Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.
12 Um dia os irmãos de José levaram as ovelhas e as cabras do seu pai até os pastos que ficavam perto da cidade de Siquém.
13 Então Jacó disse a José: – Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras. – Estou pronto para ir – respondeu José.
14 Jacó disse: – Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias. Então dali, do vale de Hebrom, Jacó mandou que José fosse até Siquém, e ele foi. Quando chegou lá,
15 ele foi andando pelo campo. Aí um homem o viu e perguntou: – O que você está procurando?
16 – Estou procurando os meus irmãos – respondeu José. – Eles estão por aí, em algum pasto, cuidando das ovelhas e das cabras. O senhor sabe aonde foram?
17 O homem respondeu: – Eles já foram embora daqui. Eu ouvi quando disseram que iam para Dotã. Aí José foi procurar os seus irmãos e os achou em Dotã.
18 Eles viram José de longe e, antes que chegasse perto, começaram a fazer planos para matá-lo.
19 Eles disseram: – Lá vem o sonhador!
20 Venham, vamos matá-lo agora. Depois jogaremos o corpo num poço seco e diremos que um animal selvagem o devorou. Assim, veremos no que vão dar os sonhos dele.
21 Quando Rúben ouviu isso, quis salvá-lo dos seus irmãos e disse: – Não vamos matá-lo.
22 Não derramem sangue. Vocês podem jogá-lo neste poço, aqui no deserto, mas não o machuquem. Rúben disse isso porque planejava salvá-lo dos irmãos e mandá-lo de volta ao pai.
23 Quando José chegou ao lugar onde os seus irmãos estavam, eles arrancaram dele a túnica longa, de mangas compridas, que ele estava vestindo.

Resultado de imagem para jOSÉ E SEUS IRMÃOS DESENHOS

24 Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco.
25 E sentaram-se para comer. De repente, viram que ia passando uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade e ia para o Egito. Os seus camelos estavam carregados de perfumes e de especiarias.
26 Aí Judá disse aos irmãos: – O que vamos ganhar se matarmos o nosso irmão e depois escondermos a sua morte?
27 Em vez de o matarmos, vamos vendê-lo a esses ismaelitas. Afinal de contas ele é nosso irmão, é do nosso sangue. Os irmãos concordaram.
28 Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.
29 Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
30 Ele voltou para o lugar onde os seus irmãos estavam e disse: – O rapaz não está mais lá! E agora o que é que eu vou fazer?
31 Então os irmãos mataram um cabrito e com o sangue mancharam a túnica de José.
32 Depois levaram a túnica ao pai e disseram: – Achamos isso aí. Será que é a túnica do seu filho?
33 Jacó a reconheceu e disse: – Sim, é a túnica do meu filho! Certamente algum animal selvagem o despedaçou e devorou.
34 Então, em sinal de tristeza, Jacó rasgou as suas roupas e vestiu roupa de luto. E durante muito tempo ficou de luto pelo seu filho.
35 Todos os seus filhos e filhas tentaram consolá-lo, mas ele não quis ser consolado e disse: – Vou ficar de luto por meu filho até que vá me encontrar com ele no mundo dos mortos. E continuou de luto por seu filho José.
36 Enquanto isso, os midianitas venderam José a Potifar, oficial e capitão da guarda do rei do Egito.


 



Recursos visuais







Recursos visuais
















                            FLANELÓGRAFO



                                            Flanelógrafo






Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Sugestões:
Atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir) 











licao6.jardim.1t18




SONHO JOSÉ 
- cartão
Clique na figura para ampliar.
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. (Gn 37: 5-7)


Mais uma ideia linda para fazer a túnica do José do Egito, com tiras de papel colorido. Aproveite essa ideia linda.
Clique para ampliar a imagem.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. ( Gn 37:3)

 BRINCADEIRA:
Faça a brincadeira de soprar balão, para ver quem estoura primeiro.
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.

Aplicação da lição:
Enfatize aos pequenos que a mentira, a inveja, o ódio e a desobediência sempre trazem tristeza. Não devemos ter inveja e nem raiva de nossos irmãozinhos (as). Se alguma vez sentir isso, ore e o Senhor Jesus nos ajudará.



Lembrancinhas:  


Jardim de infância - 5 e 6 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo




Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
despeça-se delas, desejando-lhes uma semana muito abençoada!!!
 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 



 Conclusão:


Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.


Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.


Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com

blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil

trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot

blogtiale.blogspot.com
Ministério Infantil

sementeagapecampinas.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Ovelhinhas de Cristo

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 


Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
LEIA A BÍBLIA!

JESUS FAZ A VIDA MELHOR

Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
PRA VOCÊ!!!



Com todo o meu carinho...

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!


Vamos lá!!! 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

2 comentários:

  1. Paz irmã. So uma observação - O vídeo que está na pré aula de 5 a 6 anos. É um vídeo para o maternal. Que não condiz com o assunto da lição de 5 a 6. Senti falta do vídeo da lição 6. Muito bom. Tenho acompanhado as muitas ideias que as professoras tem passado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor irmã marcela: Obrigado pela observação, foi consertado.

    ResponderExcluir