6 de janeiro de 2018

Lição 2 – Os amigos que fizeram um pedido arriscado: Juniores de 9 e 10 anos










Revista do aluno:

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:


* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeo aula
Endereço na descrição dos vídeos:



Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Serviremos a Deus
Eyshila

Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus

Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus

Minha família pertence ao Senhor, e tem prazer em agradá-lo.

Nós esperamos em suas promessas temos prazer adorá- lo

Porque ele é lindo, lindo, lindo como só Ele é
Porque ele é lindo, lindo, seremos tudo o que ele quiser

Porque ele é Santo, Santo, Santo como só ele é
Poque ele santo, santo seremos tudo que Ele quiser

Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus

Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Eu e minha casa serviremos a Deus
Serviremos a Deus.




É MUITO BOM em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO

O versículo dividi em 12 cartões.
Imprimir, recortar, colocar em envelope.
Fazer conforme o número de alunos da sua classe.



  
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Marcos 1. 19 - 20
19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
20 E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.
  Marcos 10. 32 - 45
32 E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,

33 Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.

34 E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará.

35 E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.

36 E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?

37 E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.

38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?


39 E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;

40 Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado.

41 E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.

42 Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles;
43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;

44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.

45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Sagrada Online versão NVI



TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU
Objetivo: 
Ensinar as crianças que devemos decidir por Jesus imediatamente, que apesar de ser mais fácil ser um crente detetive, ou tímido, o ideal é que sejamos como o TROVÃO, logo anunciemos que JESUS É SENHOR DAS NOSSAS VIDAS!
Referência Bíblica: Marcos 1:19
Mensagem: 
Depois que Jesus convocou a Simão Pedro e a seu irmão André, ele caminhou um pouco mais ao longo da praia da Galiléia e convidou a "Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes" (Mc 1.19). Tiago e seu irmão responderam imediatamente ao chamado de Cristo. Tiago tinha uma característica importante, ele era destemido e anunciava o evangelho com alegria e ousadia. Tiago foi o primeiro dos doze a sofrer a morte de mártir (quem sabe o que é um MARTIR?). Ele foi morto ainda jovem pelo rei Herodes Agripa I que ordenou a sua morte ao fio da espada (At 12.2).
Os Evangelhos nunca falam de Tiago sozinho; sempre falam de "Tiago e João". Até no registro de sua morte, o livro de Atos refere-se a ele como "Tiago, irmão de João" (At 12.2) Eles começaram a seguir a Jesus no mesmo dia, e Jesus os chamou de "filhos do trovão" (Mc 3.17).
A perseguição que tirou a vida de Tiago trouxe motivação aos cristãos (At 12.5-25). Herodes Agripa esperava sufocar a fé cristã ao matar homens que falassem de Jesus mas não conseguiu, pelo contrário, a fé em Jesus crescia dia após dia. "Entretanto a Palavra do Senhor crescia e se multiplicava" (At 12.24).


Aplicação: 
 Tiago decidiu seguir Jesus e não mediu esforços, não se importou com as conseqüências, ele deixou imediatamente o barco e seu pai, isso nos faz entender que bens materiais e família eram menos importante para ele do que Jesus, Jesus passa a ser o primeiro na vida de Tiago e João (Boanerges como Jesus os chamava). Tiago não era um crente tímido, ele falava de Jesus para todos, e não trocava estar com Jesus para estar com qualquer outra pessoa! Enquanto estava com Jesus, falou do evangelho destemidamente por isso era considerado filho do trovão, por sua força e determinação, ele foi o primeiro missionário na Espanha, e foi o primeiro dos doze discípulos a ser morto pelo evangelho!
Não é que devemos abandonar o papai e a mamãe, mas muitas vezes um priminho, um irmãozinho, podem causar em nós um esfriamento, ao tirarem sarro de você ou excluir você de algumas atividades por você ter se decidido por Jesus, ou Chamam você para ir jogar bola na rua na hora do culto, ou Aparece aquela amiguinha na hora da célula e você se atrasa ou esquece dos compromissos que você tem na sua igreja, como dança, louvor, ensaios....e você fica dividido entre os amigos e Jesus...DÊ algum exemplo se você já viveu uma experiência como essa? por isso devemos ser cuidadosos, escolher primeiro a Jesus, pois ele deseja que sejamos seus discípulos.
Espere sugestão da criança ou escolha quem falar.

 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer? 




Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.









Recursos visuais




Tiago
Esse era irmão de João e o pai deles se chamava Zebedeu. Eram chamados de “filhos do trovão”. Eles e seu pai eram sócios de Pedro no negócio de pesca. Tiago acompanhou Jesus até a sua subida ao céu. No caminho, alguns samaritanos não receberam o grupo de Jesus quando eles se encaminhavam para o lugar onde ia acontecer a subida. Tiago e seu irmão João perguntaram a Ele se queria que pedissem fogo do céu para aquela aldeia. É claro que Jesus não deixou e ainda ficou bravo com ele. Na caminhada da igreja, trabalhou muito e há registros desse trabalho na Bíblia. (Mateus 4.21; Marcos 1.19; Lucas 5.1-11)

João

Era filho de um homem chamado Zebedeu. Seu irmão, Tiago, também foi um discípulo de Jesus, que arranjou um apelido para eles: os filhos do trovão. A Bíblia conta que Jesus gostava muito de João e eles eram muito próximos. No dia em que Jesus morreu, foi João quem amparou sua mãe, Maria, que estava sofrendo muito. Depois de muitos anos vivendo nos caminhos de Jesus, João resolveu escrever a história dele. Por isso nós temos na Bíblia o Evangelho segundo João. É um livro que fala do amor de Jesus e por isso João é chamado o “discípulo amado”. Escreveu também algumas cartas às igrejas daquela época e três delas estão na Bíblia. No final de sua vida, refugiou-se na ilha de Patmos onde escreveu o livro de Apocalipse. (Mateus 4.21; 20.20)


Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.





Para as crianças pintarem e podem colar sobre ele barbantes, para fazer o efeito da rede.
Ou você pode levar pedacinhos de saco de laranja, ou de limões... recortar e colar por cima apenas as beiradas.
Vai ficar um efeito bem bacana!





Atividade:
Enfeite com bastante capricho dois peixinhos. Um será seu e o outro você entregará a um amiguinho que deseja evangelizar.



Brincadeiras,
O Mestre Mandou todo mundo brincar!
Quem aí quer brincar de O Mestre Mandou.
Como é; Junte os seus amiguinhos e escolham quem será o mestre. O escolhido vai ficar à frente dos outros jogadores e deverá dar ordens a todos, que deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “.

As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. E é por isso que esse jogo exige bastante atenção, pois todos que não cumprirem as ordens ou fizerem o que foi dito sem as palavras de ordem são eliminados.

A graça dessa brincadeira está na dificuldade das tarefas dadas pelo mestre. Ele pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou… pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palmas!”
Fonte: copaguinho.com.br





Lembrancinhas:


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 


 

Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ore com eles pra finalizar.



Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
trabalhinhos.blogspot.com
http://www.escoladominical.net/vb/
ministerioinfantilidb.blogspot.com
Aguavivakeds
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Blogtiale.blogspot.com
Ministério infantil semeando a salvação
celulavidaplenakids.blogspot.com
http://evangelismoinfantil.blogspot.com
Blog do Cantinho das Histórias Bíblicas.
Blog Transmitindo a Herança.
http://portalsementinhakids.com/
Caroldurand.blogspot.com
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

6 comentários:

  1. ADORO SUAS IDEIAS!ESTOU SENTINDO FALTA DE ALGUMAS COISAS

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho que Deus continue abençoando voces

    ResponderExcluir
  3. vc me ajuda muito, muito obrigada, Deus a abençoe, a Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  4. Que benção, mim ajudou muito no meu preparo pra aula.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir