Revista do aluno:
Seja bem-vindo
“Professora, na aula de hoje você ensinará seus alunos acerca do nascimento de Jesus, história que costuma ser contada no Natal, quando celebramos tal acontecimento. Por isso, é importante relacionar a aula à data comemorativa. Após a oração inicial, cante com a turma alguns louvores que façam alusão ao nascimento de Jesus e ao amor de Deus. Você pode iniciar o momento da história dizendo aos alunos que hoje eles conhecerão a verdadeira história do Natal, embora ainda estejamos no início do ano. Coloque sobre a mesa duas ou três caixas de presente bem embaladas e explique que são seus presentes de Natal. Abra as embalagens e mostre os presentes, que devem ser objetos especiais. Em seguida, conte-lhes que o melhor presente de Natal não veio embrulhado em um papel colorido ou em uma bonita caixa, mas em algo parecido com isto... (mostre uma fralda de pano ou cueiro). Depois de contar a história, ensine aos alunos o versículo de hoje e, em seguida, ajude-os a fazer as atividades. Finalize com a confecção da manjedoura de tubo, que eles levarão para casa como recordação desta aula” (Daniele Pereira).
“Professora, na aula de hoje você ensinará seus alunos acerca do nascimento de Jesus, história que costuma ser contada no Natal, quando celebramos tal acontecimento. Por isso, é importante relacionar a aula à data comemorativa. Após a oração inicial, cante com a turma alguns louvores que façam alusão ao nascimento de Jesus e ao amor de Deus. Você pode iniciar o momento da história dizendo aos alunos que hoje eles conhecerão a verdadeira história do Natal, embora ainda estejamos no início do ano. Coloque sobre a mesa duas ou três caixas de presente bem embaladas e explique que são seus presentes de Natal. Abra as embalagens e mostre os presentes, que devem ser objetos especiais. Em seguida, conte-lhes que o melhor presente de Natal não veio embrulhado em um papel colorido ou em uma bonita caixa, mas em algo parecido com isto... (mostre uma fralda de pano ou cueiro). Depois de contar a história, ensine aos alunos o versículo de hoje e, em seguida, ajude-os a fazer as atividades. Finalize com a confecção da manjedoura de tubo, que eles levarão para casa como recordação desta aula” (Daniele Pereira).
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar:
Aleluia, Louvai a Deus
Maria e o anjo - Prisminha
História Bíblica:
Recursos visuais
Brincadeira
Façam uma brincadeira usando os laços auto-adesivos dos saquinhos de presente das crianças. Forme duas filas, uma de frente para a outra. Passem os laços em ziguezague entre as filas repetindo a frase: "Jesus é o nosso presente de amor". As crianças dirão uma palavra da frase cada vez que o laço for passado para outra pessoa. Quando todos os laços chegarem ao final da fila, façam o caminho no sentido oposto.
Subsídio professor
“O governo romano forçou José a fazer uma longa viagem para pagar seus impostos. Sua noiva teve de acompanhá-lo, embora seu bebê pudesse nascer a qualquer momento. Ao chegarem a Belém, não puderam encontrar uma estalagem para ficar, tiveram de abrigar-se em um estábulo. Deus controla toda a História. Devido ao decreto do imperador Augusto, toda a situação encaminhou-se para que Jesus nascesse justamente na cidade profetizada para o nascimento dEle (Mq 5.2), embora José e Maria não vivessem lá. Tiras de pano eram usadas para manter um bebê aquecido e dar-lhe uma sensação de segurança. Acreditava-se que estes panos protegiam os órgãos internos. O costume de enrolar crianças deste modo ainda é praticado em muitos países do Oriente Médio. A menção da manjedoura é a base para a crença comum de que Jesus nasceu em um estábulo, covas com cochos de alimentação (manjedouras) esculpidas em paredes de pedra. Apesar da imagem nos cartões de Natal ser a de um lugar belo, o ambiente era escuro e sujo. Este não era o local que os judeus esperavam para o nascimento do seu Rei e Messias. Pensavam que o prometido Salvador nasceria em um palácio. O fato de Jesus ter nascido de uma virgem é um milagre que muitas pessoas consideram difícil de acreditar. Mas três fatos ajudam a fundamentar nossa fé. (1) Lucas era médico, sabia perfeitamente como os bebês são gerados. Assim como nós, ele deve ter tido a mesma dificuldade de crer em um nascimento virginal, contudo, relatou-o como fato. (2) Como um cuidadoso investigador, Lucas baseou o seu Evangelho em depoimentos de testemunhas oculares. A tradição sustenta que ele conversou com Maria sobre o que registrou nos dois primeiros capítulos. A história de Maria não é uma invenção. (3) Cristãos e judeus, que adoram a Deus como o Criador do universo, não devem ter dúvida de que Deus tem o poder para gerar uma criança no útero de uma virgem.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas.
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom.
E vocês? Gostam de cantar e tocar louvores para Deus?
Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade.
Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição.
Momento do louvor
Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição.
Momento do louvor
Cante:
Aleluia, Louvai a Deus
Maria e o anjo - Prisminha
Nasceu Jesus - Aline Barros
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Podemos dar ofertas com alegria.
- HORA DA OFERTA
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivo da Lição:
Mostrar às crianças como foi o nascimento de Jesus.
Para guardar no coração:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 2. 4 - 17
4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita.
BÍBLIA ONLINE
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
O material abaixo encontrei no site: Bible Fun For Kids e achei muito interessante, pois segundo a autora do site, Debbie Jackson, as crianças costumam segurar as figuras coladas em palitos como os da figura abaixo, e cantam uma canção que fala sobre os acontecimentos por ocasião do nascimento de Jesus como forma de celebrar o dia de natal.
5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita.
BÍBLIA ONLINE
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
O material abaixo encontrei no site: Bible Fun For Kids e achei muito interessante, pois segundo a autora do site, Debbie Jackson, as crianças costumam segurar as figuras coladas em palitos como os da figura abaixo, e cantam uma canção que fala sobre os acontecimentos por ocasião do nascimento de Jesus como forma de celebrar o dia de natal.
Acredito que são figuras que podem ser usadas para contar para os pequenos de forma simples, sobre o nascimento de Jesus, e depois incentivá-los a narrar a história para que aprendam de forma mais eficaz, sobre quem é Jesus.
Lembrando a todos que nesta data, o mais importante é lembrar que Deus cumpriu com sua promessa feita no Jardim do Éden, e enviou um Salvador, o Senhor Jesus, para nos salvar do pecado.
Sabemos que Jesus não nasceu em um dia 25 de Dezembro, na verdade, não se sabe a data com exatidão, mas sabemos que Ele nasceu, e nasce todos os dias nos corações daqueles que O recebem como único e suficiente Salvador.
Fonte:Recursosdeevangelismo.blogspot.com
Letra: Um Rei Diferente
Sabemos que Jesus não nasceu em um dia 25 de Dezembro, na verdade, não se sabe a data com exatidão, mas sabemos que Ele nasceu, e nasce todos os dias nos corações daqueles que O recebem como único e suficiente Salvador.
Fonte:Recursosdeevangelismo.blogspot.com
Letra: Um Rei Diferente
Recursos visuais
Atividade
Atividade
Lembrancinha:
Oficina de ideias
“Para que os alunos levem uma lembrança da aula de hoje, confeccione com eles uma manjedoura com um bebê. Os alunos vão precisar da sua ajuda durante todo processo. Faça a manjedoura usando tubos de papelão do papel higiênico ou papel toalha (nesse caso, divida o tubo em duas ou três partes), cortados no sentido do comprimento. Entregue duas partes para cada aluno e ajude-os a colar as metades com as curvas viradas para fora. Distribua pedaços de papel laminado para que as crianças cortem em tirinhas e colem na metade superior como se fosse o feno. Disponibilize massa de modelar para que os alunos façam um bebezinho e coloquem na manjedoura. Para finalizar, deixe-os escolher retalhos de tecido para cobrir o bebê de massinha” (Daniele Pereira).
As crianças poderão colar bolinhas de crepom verde na palmeira, lã marrom nos animais de pelo, algodão na ovelha, gliter na lua e nas estrelas.
Atividade
Lembrancinha:
Oficina de ideias
“Para que os alunos levem uma lembrança da aula de hoje, confeccione com eles uma manjedoura com um bebê. Os alunos vão precisar da sua ajuda durante todo processo. Faça a manjedoura usando tubos de papelão do papel higiênico ou papel toalha (nesse caso, divida o tubo em duas ou três partes), cortados no sentido do comprimento. Entregue duas partes para cada aluno e ajude-os a colar as metades com as curvas viradas para fora. Distribua pedaços de papel laminado para que as crianças cortem em tirinhas e colem na metade superior como se fosse o feno. Disponibilize massa de modelar para que os alunos façam um bebezinho e coloquem na manjedoura. Para finalizar, deixe-os escolher retalhos de tecido para cobrir o bebê de massinha” (Daniele Pereira).
Lembrancinha:
Façam uma brincadeira usando os laços auto-adesivos dos saquinhos de presente das crianças. Forme duas filas, uma de frente para a outra. Passem os laços em ziguezague entre as filas repetindo a frase: "Jesus é o nosso presente de amor". As crianças dirão uma palavra da frase cada vez que o laço for passado para outra pessoa. Quando todos os laços chegarem ao final da fila, façam o caminho no sentido oposto.
“O governo romano forçou José a fazer uma longa viagem para pagar seus impostos. Sua noiva teve de acompanhá-lo, embora seu bebê pudesse nascer a qualquer momento. Ao chegarem a Belém, não puderam encontrar uma estalagem para ficar, tiveram de abrigar-se em um estábulo. Deus controla toda a História. Devido ao decreto do imperador Augusto, toda a situação encaminhou-se para que Jesus nascesse justamente na cidade profetizada para o nascimento dEle (Mq 5.2), embora José e Maria não vivessem lá. Tiras de pano eram usadas para manter um bebê aquecido e dar-lhe uma sensação de segurança. Acreditava-se que estes panos protegiam os órgãos internos. O costume de enrolar crianças deste modo ainda é praticado em muitos países do Oriente Médio. A menção da manjedoura é a base para a crença comum de que Jesus nasceu em um estábulo, covas com cochos de alimentação (manjedouras) esculpidas em paredes de pedra. Apesar da imagem nos cartões de Natal ser a de um lugar belo, o ambiente era escuro e sujo. Este não era o local que os judeus esperavam para o nascimento do seu Rei e Messias. Pensavam que o prometido Salvador nasceria em um palácio. O fato de Jesus ter nascido de uma virgem é um milagre que muitas pessoas consideram difícil de acreditar. Mas três fatos ajudam a fundamentar nossa fé. (1) Lucas era médico, sabia perfeitamente como os bebês são gerados. Assim como nós, ele deve ter tido a mesma dificuldade de crer em um nascimento virginal, contudo, relatou-o como fato. (2) Como um cuidadoso investigador, Lucas baseou o seu Evangelho em depoimentos de testemunhas oculares. A tradição sustenta que ele conversou com Maria sobre o que registrou nos dois primeiros capítulos. A história de Maria não é uma invenção. (3) Cristãos e judeus, que adoram a Deus como o Criador do universo, não devem ter dúvida de que Deus tem o poder para gerar uma criança no útero de uma virgem.
Oração
– “Querido Papai do Céu, obrigado por ter enviado o seu Filho amado Jesus a este mundo, para que Ele pudesse me compreender. Nasça agora Jesus em meu coraçãozinho, eu te amo! Queremos também sabedoria para obediência a sua palavra, tornar Jesus conhecido a toda criatura. Fica conosco Papai do céu, em Nome de Jesus, Amém!”
– “Querido Papai do Céu, obrigado por ter enviado o seu Filho amado Jesus a este mundo, para que Ele pudesse me compreender. Nasça agora Jesus em meu coraçãozinho, eu te amo! Queremos também sabedoria para obediência a sua palavra, tornar Jesus conhecido a toda criatura. Fica conosco Papai do céu, em Nome de Jesus, Amém!”
O dia em que o Filho de Deus se fez homem e veio a este mundo, com certeza, é um dos mais belos desta terra. Não sabemos ao certo o dia do seu nascimento; por isso, para o cristão, todo dia é dia de gratidão e louvor a Deus pelo seu dom inefável.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Brincar:
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Encerre a aula com uma oração.
. Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
O texto bíblico da lição se encontra em Lucas 2.4-17.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
www.escoladominical.com.br
Ministério Infantil Cascavel
Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
pequeninos-de-jesus.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
www.escoladominical.com.br
Ministério Infantil Cascavel
Ministério biblico infantil virtual,
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
pequeninos-de-jesus.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus*
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Vamos lá!!!
Deixe ele conduzir sua vida
Obrigada por compartilhar lições tão bem preparadas, explicadas e com visuais e atividades para nos auxiliar. Nós q estamos do lado de cá nos preparativos das aulas para nossas crianças e que sejam aulas frutíferas e abençoadas para nossos pequenos,nos dá uma luz.Mas uma vez, obrigada pela gentileza em servir ao próximo dessa forma, para q o Reino do Senhor cresca!;)
ResponderExcluirMuito obrigado pelo material tão rico e abençoado , por nos ajudar .Deus lhe abençoe grandemente
ResponderExcluir