21 de janeiro de 2018

Lição 04: O amigo impulsivo: Juniores de 9 e 10 anos









Revista aluno:


Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeo aula
Endereço na descrição dos vídeos:


Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito de um discípulo que viveu muito próximo de Jesus. Ele tinha uma característica que talvez muito de nós também tenha e isso nos identifica com ele. Seu nome era Pedro, um discípulo do Senhor que viveu momentos difíceis nos primeiros anos de sua caminhada com Cristo. Pedro era extremamente impulsivo, alguém que não conseguia administrar as suas emoções. Mas o exemplo desse discípulo tem muito a nos ensinar, tendo em vista que nós também, em algum momento da vida, já demonstramos impulsividade.

Então, o que significa impulsividade? 
Quais são as características de uma pessoa impulsiva? 
Vamos entender melhor este conceito. 
De acordo com o Dicionário Houaiss, uma pessoa impulsiva é aquela que atua e reage sob o impulso do momento, de maneira irrefletida; em outras palavras, aquele(a) que se enraivece com facilidade. Geralmente, a pessoa que é impulsiva toma decisões no calor das emoções. É o tipo de pessoa que age primeiro para pensar depois, ou seja, na maioria das vezes não pensa nas consequências da sua decisão. Essa era uma característica marcante na vida de Pedro que ele teve que aprender a administrar.

Não é difícil de identificar esse aspecto em vários episódios da vida do apóstolo. O exemplo mais expressivo pode ser visto quando o Senhor ordenou que os discípulos atravessassem para o outro lado da margem do Mar da Galileia. Durante a travessia uma grande tempestade agitava as águas de tal maneira que o barco onde os discípulos estavam era lançado de um lado para o outro. A sensação era desesperadora, até que em dado momento os discípulos avistaram Jesus, vindo ao encontro deles, andando por cima das águas.

É óbvio que, àquela altura, os discípulos jamais imaginavam que o seu Mestre surgiria para socorrê-los, ainda mais vindo sobre as águas. Eles se apavoraram muito pensando que era um fantasma. Então, o impulsivo Pedro entra em cena e pergunta: — Se é o Senhor, ordena que eu vá ao teu encontro, andando por cima das águas. Certamente, Pedro não pensou nas consequências da sua petição. Então o Senhor o autorizou a ir ao seu encontro. Foi quando Pedro caminhando sobre as águas, temeu o forte ímpeto das ondas e começou a afundar. Naquele momento ele clamou ao Senhor que o socorresse e foi prontamente atendido.

Há muitas lições que podemos extrair do exemplo de Pedro, mas uma é muito especial: é preciso lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade. E quem diria que o mesmo Pedro, futuramente, ensinaria essa mesma lição aos mais jovens? Na primeira Carta que escreveu aos crentes dispersos na Ásia Menor, mais precisamente no capítulo 5, Pedro exorta aos mais jovens que se humilhem perante o Senhor e lancem sobre Ele toda a ansiedade (v. 7). Em outras palavras, Pedro estava dizendo que deviam entregar todas as preocupações a Deus, pois Ele é quem cuida de nós de um modo todo especial.

Pedro havia aprendido a lidar com os seus impulsos, com as suas ansiedades e podia agora, perfeitamente, ensinar esta mesma verdade aos mais inexperientes. Que exemplo maravilhoso, caro professor! Do mesmo modo, você também está apto a ensinar as verdades do Reino de Deus aos seus alunos. Aproveite a oportunidade e mostre para eles que é possível controlar a ansiedade. Explique que às vezes desejamos ter as coisas rápido demais, mas é preciso esperar o tempo certo para conquistá-las. Outro ensinamento interessante é a respeito da decisão. É preciso aprender pensar bem antes de decidirmos alguma coisa. Não agir precipitadamente é um exercício que seus alunos terão de aprender a cada nova etapa da vida, e é bom começar desde cedo. Converse com eles sobre isso e pergunte no que pensam quando se veem tentados a agir movidos pela situação.



Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Vou pescar crianças para o Senhor - Pescadores kids



Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

  

Objetivo: Entender o significado de ser pescador de gente e saber que Jesus cuida nós nos momentos difíceis.




Memorização do Versículo Chave




Pedro, Tiago, João no barquinho - 3Palavrinhas




Mara Lima Pedro, Tiago e João



A pesca maravilhosa (Lc. 5: 1-11)
Método para contar a história: 
Dramatização utilizando as próprias crianças. 
Escolha uma criança para ser Jesus e as demais serão os pescadores. 
Organize as cadeiras da sala (ou com as crianças sentadas no chão) de forma que monte um barco e combine com "os pescadores" que eles e deverão ficar sentados e fazer os movimentos como se realmente estivessem no mar pescando.


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Lucas 5. 1 - 11
1 E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;

2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
3 E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

8 E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.


  
  Mateus 14. 22 - 33
22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.


24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;



25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.

29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

 BÍBLIA ONLINE
 Bíblia Sagrada Online versão NVI








Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.












Mais recursos visuais













Mais recurso visuais:






Faça o trabalho com tampa de caixa, EVA, palitos de sorvete ou pregador e papel azul.
 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pron
to, agora é só imprimir.









Atividade para refletir:
Coloque um bombom sobre a mesa de cada aluno e explique que eles não podem tocar naquele bombom até o término da aula. Inicie a lição naturalmente e, após abordar o texto da lição, pergunte qual foi a sensação de estudar com um bombom em sua mesa e não poder comê-lo. Certamente, alguns dirão que foi muito difícil estudar nesta situação, outros terão mais facilidade ou a situação não fará a menor diferença. Então explique que a ansiedade impede-nos de aproveitar muitas coisas boas que o Senhor coloca à nossa disposição. É preciso aprender controlar a ansiedade!


BOA IDEIA - BRINCADEIRA - É MUITO LEGAL



 
BRINCADEIRA
DIVERSÃO EXTRA
Brinquem de "Mantenha os olhos no prêmio". Coloque seu Kit da História atrás da mesa, no chão, e deixe as crianças escolham uns seis ou sete itens para serem alinhados sobre a mesa. Faça todos olharem bem para os objetos e depois se virarem de costas enquanto você retira ou acrescenta um item. Mande alguém identificar o que está faltando ou o que foi acrescentado. Quem acertar vai escolher o próximo item a ser modificado. Termine lembrando às crianças de que o verdadeiro prêmio é seguir a Jesus, e o único meio de segui-lO é mantendo os olhos e a fé fixos nEle.



Lembrancinhas:


Meditação
Ao despedir o povo que o ouvia, Jesus pede que seus discípulos sigam adiante dele, e Ele ficou para orar. Este trecho nos mostra a necessidade de termos comunhão pessoal e íntima com Deus. Logo após, os discípulos ainda estavam no mar, começou a se formar uma tempestade. Jesus sentindo a grave situação quis se fazer presente entre os seus discípulos, até mesmo antes que pudessem clamar por Ele. Jesus o filho de Deus quer fazer parte de nossa vida, se permitirmos. Ele vem nos socorrer quando clamamos e, em algumas situações de perigo Ele se apresenta até mesmo antes, sem nem mesmo percebermos. Tudo isso porque nos ama. Os discípulos ao verem um homem andando sobre o mar, não puderam reconhecer Jesus. Eles gritaram: -É um fantasma! O homem é frágil em reconhecer a soberania e poder de Deus. Jesus se identifica, e mostra o poder do filho de Deus, sua autoridade em reger as leis da natureza, interferir e mudar suas regras e condições! Jesus pode e quer ajudar em nosso viver, mudar situações que não podemos, por que Ele é Deus. Ele pode mudar uma situação contra nós a nosso favor. Porque, Ele nos ama. Pedro afoito, diz: - Se és tu Senhor, permite que eu vá ao seu encontro! Com certeza andando por cima das águas. Sem a fé necessária Pedro afunda. Confiar integralmente é fundamental. Jesus o socorre. Isso não é nenhum vexame para Pedro, sua história foi marcada, não por ver jesus andar sobre as águas, mas de ir ao seu encontro e andar também. O triunfo é daqueles que se arriscam a andar com Deus! Ouse confiar nEle!



Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 


 

Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ore com eles pra finalizar.



Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores
apascentarospequeninos.blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Aguavivakeds
trabalhinhos.blogspot.com
http://www.escoladominical.net/vb/
ministerioinfantilidb.blogspot.com
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Blogtiale.blogspot.com
Ministério infantil semeando a salvação
celulavidaplenakids.blogspot.com
http://evangelismoinfantil.blogspot.com
Blog do Cantinho das Histórias Bíblicas.
Blog Transmitindo a Herança.
http://portalsementinhakids.com/
Caroldurand.blogspot.com
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

2 comentários:

  1. muito abençoado cheios de conteúdo que nos ajuda em uma boa aula Deus continua te abençoando irmã Adalia Helena

    ResponderExcluir
  2. Gratidão a Deus por vc e seu blog, lindooooo. Deus te abençoe mais e mais. Muito 😃 obrigada 😘

    ResponderExcluir