24 de outubro de 2017

Subsidio: Lição 5 - Despedindo-se com Louvor: Maternal de 3 e 4 anos








Lição do aluno:
Atividades



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Oração Inicial: 
Faça uma oração introdutória com as crianças. Ensine que devem se portar com reverencia no momento da oração.
Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas. 
Aula para Maternal 011
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom. Vamos louvá-Lo? Cante:


 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Yasmin Verissimo - Faz tum tum





MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas - VOLUME 3






O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1





DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2






Louvai ao Senhor Cassiane




Turma do Cristãozinho - Se eu fosse um elefante (Oficial)




Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:




Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.




Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.



· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 



· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA 
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.

Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros


  
Vídeo aula:



Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias do Velho Testamento. Então, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.



Para guardar no coração:
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  Deuteronômio 32. 1-43  
1 Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.

2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.

3 Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.

4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.

5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.

6 Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?

7 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.

8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.

9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.

11 Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,

12 Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.

13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.

14 Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.

15 E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

16 Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.

17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.

18 Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;

19 O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;

20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.

21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.

22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.

23 Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.

24 Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.

25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.

26 Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens,

27 Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.

28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.

29 Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!

30 Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?

31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto.

32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm.

33 O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.

34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?

35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.

36 Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.

37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,

38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.

39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.

40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.

41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.

42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.

43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.

 BÍBLIA ONLINE


Recursos visuais
– Mostre figuras de crianças louvando
instrumentos de musicalização infantil, principalmente pandeiro;


– Mostre figuras de crianças louvando;




Atividade





Lembrancinhas:




Grave as crianças cantando e mostre pra elas.



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.






 Brincar:
 
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.



 Lanche: 


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.




conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem
Fontes consultadas:
Créditos Revista da Cpad maternal
Blogs:
evangelismoinfantil.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
Ministério biblico infantil virtual,
Karolline poerner ...
Ensino infantil num clique
Escolinha biblica da garotada
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo




 


                Escola Bíblica Infantil





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




   Esperamos que tenham curtido a nossa sugestão.



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).






PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...



*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


Vamos lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário