Lição do aluno:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
· Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.
Oração Inicial:
Faça uma oração introdutória com as crianças. Ensine que devem se portar com reverencia no momento da oração.
Receba as crianças com alegria e deixe que observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas.
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Mara Lima Vamos Louvar a Jeová 35 Anos Infantil
Louvai ao Senhor Cassiane
DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
SE EU FOSSE UM ELEFANTE - Música Gospel Infantil - com letra no índice #TiaCris
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Mara Lima Vamos Louvar a Jeová 35 Anos Infantil
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vídeo aula:
Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias do Velho Testamento. Então, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.
Para guardar no coração:
Para guardar no coração:
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Números 21. 16 - 18
16 E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
17 Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
18 Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
BÍBLIA ONLINE
Números 21. 16 - 18
16 E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
17 Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
18 Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
BÍBLIA ONLINE
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Maquete: Encapar uma caixa de sapato, sem a tampa, com papel pedra. Forrar a mesa com TNT. Colocar a caixa de sapatos em pé sobre o TNT, com a parte fechada virada para as crianças. Fazer um furinho na caixa, há uns 10 cm da base. O furo deve ter a espessura da ponta de uma seringa sem a agulha. Esconder a seringa cheia de água, atrás da caixa. Esconder também um copo com água (se precisar encher a seringa novamente) e uma vasilhinha para recolher a água, no momento apropriado.
Cenário grande: Cobrir uma placa de papelão com papel pedra amassado, criando a impressão de uma rocha. Há uns 20 cm da base, fazer um furo na espessura de uma mangueira de banheira de bebê. Atrás da placa, colocar uma banheira de bebê (dessas que têm uma mangueira para sair a água). À frente da placa, colocar uma vasilha para recolher a água. Não é preciso ter muita água na banheira.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior.
Maquete: Encapar uma caixa de sapato, sem a tampa, com papel pedra. Forrar a mesa com TNT. Colocar a caixa de sapatos em pé sobre o TNT, com a parte fechada virada para as crianças. Fazer um furinho na caixa, há uns 10 cm da base. O furo deve ter a espessura da ponta de uma seringa sem a agulha. Esconder a seringa cheia de água, atrás da caixa. Esconder também um copo com água (se precisar encher a seringa novamente) e uma vasilhinha para recolher a água, no momento apropriado.
Cenário grande: Cobrir uma placa de papelão com papel pedra amassado, criando a impressão de uma rocha. Há uns 20 cm da base, fazer um furo na espessura de uma mangueira de banheira de bebê. Atrás da placa, colocar uma banheira de bebê (dessas que têm uma mangueira para sair a água). À frente da placa, colocar uma vasilha para recolher a água. Não é preciso ter muita água na banheira.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior.
APLICANDO: [Mostrar uma taça ou copo transparente. Dizer:] Quando estamos com sede, precisamos beber água. Aqui eu tenho um copo. Está bem limpinho. Será que só o copo pode matar minha sede? [Dar tempo para as respostas.] Claro que não. Preciso colocar água aqui e depois bebê-la. Quando não temos Jesus no coração somos como um copo vazio. Estamos perdidos, sem salvação. Jesus está chamando você e eu para bebermos a água pura da rocha. Nós não precisamos ir ao deserto. Podemos beber em nossa casa. Sabem como? [Mostrar a Bíblia.] A Bíblia diz: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” Nós precisamos ir a Jesus. Quando lemos a Bíblia com sinceridade, estamos indo a Jesus. Se cremos nEle como nosso Salvador, é como se enchêssemos nosso copo com água. [Encher o copo com água.]. Se alguém de vocês crê que Jesus foi ferido e morreu por causa do pecado de vocês, então venha aqui e eu vou dar água. [Organizar uma fila com as crianças que querem demonstrar sua fé. Entregar uma tacinha de acrílico ou um copinho descartável com água para cada uma, dizendo a cada vez que Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” Recolher as tacinhas e terminar esse momento com uma oração.]
Atividade
Lembrancinhas:
OUTRA OPÇÃO DE LEMBRANCINHAS
Tacinha de acrílico, com papel celofane azul dentro.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Brincar:
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem
Fontes consultadas:
Créditos Revista da Cpad maternal
Blogs:
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
Ministério biblico infantil virtual,
Escolinha biblica da garotada
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Ensino infantil num clique
evangelismoinfantil.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Créditos Revista da Cpad maternal
Blogs:
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
Ministério biblico infantil virtual,
Escolinha biblica da garotada
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Ensino infantil num clique
evangelismoinfantil.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Vamos lá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário