31 de outubro de 2017

Noticia: OMS revela que mundo tem 10,4 milhões de casos de tuberculose

E pestes: Mateus 24:7
A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou, nesta segunda-feira, um relatório alertando para o número de casos de tuberculose no mundo. No ano passado, mais de 1,6 milhão de pessoas perderam a vida para a doença.

Dos países de língua portuguesa Angola, Brasil e Moçambique estão entre as 20 nações com o maior número de casos. Fazem parte da lista ainda China, Coreia do Norte, Nigéria, Paquistão e Rússia, entre outros.

Subnutrição

O Brasil também se encontra entre os seis países com altos números de casos de tuberculose e HIV ao lado do Congo, de Gana, da Guiné-Bissau, da Indonésia e da Libéria.

O relatório revela que dos 10,4 milhões de notificações, no ano passado, quase 20% eram devido à subnutrição, 1 milhão por causa do HIV e 1,6 milhão devido à diabetes e ao fumo combinados.

A maioria dos óbitos por tuberculose, 1,3 milhão, ocorre em pacientes que não têm HIV.

A OMS divide os casos de tuberculose em três grupos: o de pacientes que somente têm a doença, outro de pessoas com HIV e tuberculose e um terceiro sobre a tuberculose resistente a medicamentos. Dos países de língua portuguesa, Angola e Moçambique integram os três quadros. Já Guiné-Bissau integra o grupo de pessoas que têm a doença associada ao vírus da Aids.

Portugal

A doença também afeta países desenvolvidos com o movimento migratório e cada vez mais trânsito entre cidadãos de várias partes do mundo. A OMS informou que foram notificados casos em seis países: França, Japão, Holanda, Portugal, Coreia do Sul e Eslováquia.

Segundo o documento, dentre os países que estão respondendo bem à doença são África do Sul, Brasil, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

A agência da ONU revela ainda que dos países com altos índices de tuberculose e altos níveis de tratamento no ano passado com taxas superiores a 80% estão Brasil, China, Rússia, Vietnã e Zimbábue.

No próximo ano, a OMS deve receber dados atualizados sobre a incidência de novos casos em 10 países incluindo Índia, Moçambique, África do Sul, Vietnã e Mianmar.

Segundo o estudo da Organização Mundial da Saúde, OMS, a doença é a nona maior causa de morte em todo o mundo. Em 2016, mais de 1 milhão e seiscentas mil pessoas morreram de tuberculose.

Mais de 10 milhões contraíram a doença. Cinquenta e seis por cento delas estavam em cinco países: Índia, Indonésia, China, Filipinas e Paquistão.

Angola, Brasil e Moçambique estão entre os 20 países com o maior número de casos.

Para a OMS, a tuberculose resistente a medicamentos continua sendo uma ameaça. No ano passado, 600 mil novos casos eram resistentes ao medicamento padrão mais eficaz.

A agência da ONU afirmou, no entanto, que em todo o mundo a taxa de mortalidade da doença está caindo a 3% ao ano e a incidência a cerca de 2% ao ano. O estudo afirma ainda que 16% dos pacientes morrem por causa da doença.
Fonte: Rádio ONU

Mais noticias
Arqueologia Bíblica
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário