17 de setembro de 2017

Noticia: Arqueólogos descobrem tumba com barco que pertencia a faraó egípcio

Todo universitário já ouviu da mãe que não tem onde cair morto. Pois o faraó Senwosret III, um notável líder egípcio de um período conhecido como Médio Império, não só tinha onde cair morto como também abriu tumbas para enterrar seus pertences. Entre eles, um barco. É, um barco.

Uma câmara funerária de 3800 anos localizada às margens do rio Nilo tem 21 metros de comprimento, 4 de largura, 120 ilustrações náuticas em suas paredes e no centro, em vez de uma múmia, os restos de tábuas que formavam o casco de um barco. A equipe do arqueólogo Josef Wegner, da Universidade da Pensilvânia, publicou a descoberta no periódico The International Journal of Nautical Archaeology — sim, há uma revista científica dedicada só a barcos antigos, o quão legal é isso?
Egiptólogos sabiam da existência de uma câmara sob a cidade antiga de Abydos desde 1901, quando viram uma espécie de laje surgir em meio à areia. Uma tentativa de escavação no começo do século acabou derrubando o teto da tumba náutica, e desde então pesquisadores tinham medo recomeçar os trabalhos e acabar piorando ainda mais a situação.


No teto da tumba, os pesquisadores encontraram vasos que eram usados para armazenar líquidos diversos."Os recipientes são jarros que costumam ser chamados de 'botijas de cerveja', embora eles provavelmente fossem usados para armazenar e transportar uma variedade de substâncias", afirmaram os pesquisadores ao Science Alert. Eles também garantem que, embora a notícia pareça surpreendente, enterrar pertences pessoais como barcos próximos a seus donos poderoros não era uma prática incomum na época. Embora em princípio não haja nenhuma referência explícita à posse do barco que navegaria na vida após a morte, vários indícios apontam para Senwosret III. A entrada da câmara em que ele foi sepultado está a apenas 65 metros dos restos da embarcação, e as duas estruturas são feitas de tijolos similares, além de datarem do mesmo período. Fica difícil negar esse uso exótico de dinheiro público, principalmente considerando que ele foi um dos mais influentes governantes de sua era.
Fonte: Segredos da Arqueologia Bíblica
Mais noticias
Arqueologia Bíblica
É Noticias: Últimos Acontecimentos - Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário