11 de abril de 2017

Lição 03: os muros vão ao chão - Juniores de 9 e 10 anos: 2º Trimestre 2017 - Vitórias do Povo de Deus: Cpad

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14


Clique nos links abaixo
Noticias.Com

Escola Bíblica Dominical
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Últimos acontecimentos - Bíblicos
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário
BÍBLIA ONLINE



Ao copiar não esqueça de coloca a fonte.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seus alunos à conscientização importância da obediênci
a.


Quebra-Gelo:Você já assistiu um filme de batalha? Conte como foi.
Depois que as crianças falarem, diga que você também tem uma história para contar sobre batalha, só que bem diferente das batalhas que elas contaram.




Pré - aula






Louvor: Movimente-se com as crianças, cante com alegria . Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.




Cânticos Sugeridos: 













Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.





Leitura Bíblica: Josué 6

Objetivo: Aprender sobre a obediência a Deus.

Memorizando: "Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer." (1 João 5.3)




Título da lição:










Memorizando:





Lembrancinhas:





Para meditar:

Aqui lições, pré aulas, brincadeiras, ilustrações e muito mais..


Recursos Visuais:









Para essa lição eu sugiro que façam uma muralha com caixas de leite emcapadas com papel pardo (umas 15 a 20 caixas)... Vista uma criança de Josué para conduzir o povo e distribua entre as crianças umas buzinas (encontradas em lojas de preço único), vasos e tochas feitas com papel cartão e celofane.
Tenho certeza que as crianças vão adorar participar da história... e vcs também podem aproveitar e apresentar dentro da Igreja, para que os pais vejam a participação das crianças!


Maquete:



Contexto Bíblico: Livro de Josué - Capitulo 5 - a partir do versículo 13 e Capitulo 6


Desenvolvimento da Lição:
Moisés havia sido o grande líder do povo hebreu, os conduziu no deserto por quase quarenta anos, já próximo a Canaã, a Bíblia nos relata em Deuteronômio 32 e 33, que Moisés cantou ao Senhor e Deus o chamou ao Monte de Abarin, e mostrou a ele Canaã, a terra prometida ao povo hebreu e li no monte ele morreu e seus sucessor foi o jovem Josué, conforme relato de Deut. Cap 34: vers. 9. Josué e Calebe foram os únicos homens que foram espiar a terra e voltaram com confiança, e o livro de Josué n0 Capítulo 1 Deus fala a Josué promessas, entre elas - onde puser a planta do teu pé eu o darei.(Josué 1:3). (Incentive a criança a confiar em Deus e em suas promessas) O povo seguiu com Josué passaram o Jordão, onde as aguas secaram-se para que eles passassem após os sacerdotes entrarem nela com a Arca do Senhor,e acamparam-se em Gilgal, onde povo celebrou a Pascoa, foi assim naqueles dias que Deus apareceu a Josué (Jos.5:13) e lhe diz que dará Jerico em suas mãos, há porém um recomendação de como deveria ser feito. Todo o povo deveria cercar a cidade por seis dias, em silêncio, sete sacerdotes (homens responsáveis pela Casa de Deus) levar sete trombetas de chifres de carneiro adiante da Arca do Senhor, e no sétimo dia, todos devem rodear a cidade sete vezes, e então os sacerdotes tocarão as trombetas, e então todo o povo gritará com grande grita e o muro da cidade cairá (Josué 6: 2 a 5) Deus queria que Israel conquistasse a Jericó, era sua vontade. A conquista deveria ser na ordem que Deus havia dado, cabia a eles obedecer e confiar. A Bíblia nos relata em Josué capitulo 6, que o povo de Israel seguiu exatamente o que Deus determinou e no sétimo dia ao rodearem a cidade por sete vezes e na sétima vez gritarem com grande grita e os sacerdotes tocarem as trombetas, as muralhas ruíram... e Jericó foi destruída, tendo sido preservada apenas a mulher Raabe e a sua família foram poupados porque ajudaram o povo de Deus e esconderam os espias de Israel. Raabe protegeu os dois homens de Deus que foram espiar Jerico, e os escondeu em sua casa para que não fossem mortos (Josué capitulo 2 e ela afirmou que sabia que deus os protegia e que sabia que Deus estava com eles, e pediu que a protegesse , a ela e a sua família, assim os homens pediram que a fita da cor de escarlate pendurada em sua janela, pela qual eles desceram , pois sua casa ficava em cima do muro de Jericó, ficasse lá e assim ela e sua família seriam salvos, e assim foi feito. A conquista de Jericó significa a plena conquista de Canaã pelo povo de Deus, agora eles tinham o domínio das terras e poderiam viver com alegria em suas terras, Deus mostrava mais uma vez a sua força, quando com gritos e trombetas os muros ruíram, a fé e confiança em Deus fizeram com que eles vencessem! 

APLICAÇÃO: 
Aplicação: Os israelitas obedeceram direitinho todas as ordens dadas por Deus! Eles não só foram obedientes, como também tiveram fé que Deus os ajudaria a conquistar a cidade de Jericó, e foi uma grande vitória ! O Senhor foi fiel e cumpriu a promessa que deu a Josué: “Não tenha medo, estarei contigo por onde for.” Josué venceu porque confiou em Deus, creu na conquista de Jericó! E você ? Crê nas promessas de Deus? Saiba que as promessas de Deus são para você também! E você vencerá o inimigo. Qual tem sido o seu inimigo hoje? O diabo usa um colega pra te tratar mal, para trazer briga entre os pais, para prender as pessoas no vício da bebida e droga! Ma o Senhor é mais forte e tem mais poder que o nosso inimigo! Apenas creia e obedeça! E o Senhor te dará vitória!


ATIVIDADE: colorir












Atividade: Faça a encenação com as crianças da história da Conquista de Jericó. Não se esqueça das cornetas. Elas vão amar fazer essa encenação! Barulho é com elas!




Brincadeira: Forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, : quem irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. Nós devemos ser exemplo para as outras pessoas, quando pedirmos para alguém fazer algo, devemos ter feito primeiro, como Josué que deu as 7 voltas, nos 7 dias junto com o povo. Não devemos mandar alguém fazer algo que nós mesmos não gostaríamos de fazer.
(Faça um apelo - ore com as crianças)

Fonte: Escolinha biblica da garotada
Fonte: Blog Pequeninos de Jesus.
Fonte: Revista Cpad;




  


MAIS RECURSO 


  Atividades: Josué e a Conquista de Jericó



  Gravuras: Josué e a Conquista de Jericó


  Subsidio: Os Muros Vão ao Chão (Juniores)


3 comentários:

  1. que Deus continua abençoado vocês pois o trabalho de vocês são maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Visito sempre sua página, porque acho muito legal. E eu gosto de fqzer obmelhor para Jesus. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. a historia do aluno coloque por favor se der ,minha filha n tem a revista e eu gosto de intera-la sobre a licao.

    ResponderExcluir