Professoras e professores, observem estas orientações:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: Conhecendo a Bíblia. É importante que os alunos possuam Bíblia, sendo assim procurem, com antecedência, o Departamento do Discipulado ou de Evangelismo de sua Igreja para solicitar os exemplares para os alunos.
- Falem que neste dia eles vão conhecer as partes da Bíblia e como encontrar um texto bíblico.
Certamente, para a maioria dos seus alunos, este é o primeiro contato que têm com uma situação de ensino da Bíblia de forma sistemática.
Alguns poderão apresentar ansiedade por não saber manusear o Livro dos livros. Tranquilize-os, afirmando que nessa aula é apenas uma iniciação, mas com o passar do tempo eles vão adquirindo agilidade no manuseio da Bíblia.
- Para a condução dessa aula, utilizem a dinâmica “Abrindo o Tesouro”.
- Para concluir, leiam o texto “Leitura Proveitosa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros, divisão em capítulos e versículos.
Material:
01 Bíblia para cada aluno.
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
- Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus livros estão divididos em capítulos e versículos.
- Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar João capítulo 3, versículo 16. Orientem os alunos que o Evangelho Segundo São João está no Novo Testamento.
- Aguardem que todos encontrem este livro. Em seguida, falem que os números grandes são os capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que todos encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço: capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
- Agora vamos fazer outra busca: agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam para que todos leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
- Passem para os alunos uma tarefa para casa. Escrevam no quadro 04 referências e peçam para que procurem estes textos, copiem cada um deles numa folha e deverão trazer na próxima aula. Também deverão memorizar pelos menos uma dessas referências.
Texto de Reflexão:
Leitura Proveitosa
O professor de Bíblia, William Barclay, lembra a experiência de um grupo de soldados britânicos, durante a I Guerra Mundial. Os homens tiveram um longo período de tranquilidade em relação aos seus inimigos. Entre eles havia um ateísta que, para preencher os dias monótonos, foi ao capelão e perguntou se tinha qualquer livro para ler. O único livro que o capelão tinha era a Bíblia. A princípio, o ateísta recusou a Bíblia, mas então a levou e começou a ler pelo Antigo Testamento. Ele se deparou com a história de Ester e ficou tão cativado pela mesma que decidiu ler toda a Bíblia. À medida que o fez, compreendeu que o que ele estava lendo era a verdade e aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
O apóstolo Paulo afirmou em II Tm 3.16 que “toda escritura é proveitosa”. Ela dá às pessoas a sabedoria que conduz a “salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”(v.15). Mesmo passagens que parecem ser monótonas e sem valor espiritual, têm o poder de transformar a vida das pessoas.
Se na nossa leitura nos deparamos com passagens que a princípio achamos sem inspiração, vamos confiar no Espírito Santo de que falará aos nossos corações e transformará nossas vidas. Lembre-se: quando se trata da Bíblia – desde Gênesis a Apocalipse – ela é divinamente inspirada e proveitosa.
Autor: Vermon Grounds.
Fontes: Nosso Pão Diário e atitude de aprendiz
Por Sulamita Macedo. Adaptação feita por Adália Helena.
Clique nos links abaixo
Revista Discipulando 1º Ciclo – Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – CPAD
Escola Bíblica Dominical
Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Últimos acontecimentos - Bíblicos
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário