As fontes relatam que os aviões israelenses, voando na direção do Mediterrâneo, aproximou da base aérea Hmeimim da Rússia, perto da cidade síria de Latakia. O comando russo, que aparentemente temia que os aviões israelenses iria voar sobre a base, moveu dois de seus aviões de combatentes que são especialistas em duelos.
Fonte militares do DEBKA apontam que a Rússia tem implantado seus avançado S-300 e S-400 mísseis antiaéreos baterias na base. Fontes relatam que depois de um curto período de tempo em que não havia a preocupação de que um confronto entre as forças aéreas russas e israelitas estava prestes a ocorrer, ambos os grupos de jatos voltaram. O Su-30s voltou para a base, e os F-15s continuou seu vôo. Os operadores de tráfego aéreo monitoramento de rede no espaço aéreo sírio e no Mediterrâneo oriental dizem que de acordo com as mensagens enviadas por ambos os lados havia sérias preocupações sobre uma troca de tiros entre os russos e os israelenses.
Fontes do DEBKA salientam que o incidente foi, aparentemente, a razão pela qual o comandante da força aérea de Israel, Maj. Gen. Amir Eshel , juntou-se a delegação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu tornar um -dia visita a Moscou na quinta-feira para uma cúpula com o presidente russo Vladimir Putin .
As fontes acrescentam que de acordo com o acordo entre a Rússia e Israel sobre a coordenação dos voos no espaço aéreo sírio, planos de ambos os lados pode voar de forma desimpedida, enquanto eles não interferir com as operações de uns dos do outros. Além disso, cada lado concordou em informar o outro lado da localização dos seus jatos para evitar confrontos inadvertidos.
Mas, recentemente, como os russos têm substituído em grande parte de seu poder aéreo na Síria com helicópteros de ataque avançados, tornou-se claro que os entendimentos entre Jerusalém e Moscou não estão em linha com a nova situação. Os entendimentos são relativos aos voos por lutadores, mas os helicópteros de ataque voar em diferentes alturas e velocidades, e em condições completamente diferentes.
Em 4 de abril th , vice-chefe do exército russo de pessoal, o general Nikolai Bogdanovsky , reuniu-se com o seu homólogo israelita, Maj . Gen. Yair Golan, em Tel Aviv para discutir o tema. O incidente na quarta-feira e Maj. Viagem do general Eshel a Moscou mostram que as forças aéreas dos dois lados não resolverem o problema, e que um novo quadro é necessária para coordenar voos militares russos e israelenses no espaço aéreo sírio.
Deixe o seu comentário
Leia também: Notícias.Com
Fonte: http://www.debka.com/article/25377/Near-clash-of-Israeli-Russian-planes-over-Syria
Nenhum comentário:
Postar um comentário